De Zoológico a BioParque: o que mudou no antigo zoo

in ,

O espaço não é nem sombra do passado sombrio; no entanto, ainda falta um tanto.

Na entrada, não me senti muito bem.

A fachada não faz jus à transformação.

Parece ainda carregar a energia de abandono e sofrimento dos animais do antigo zoológico do Rio de Janeiro, que chegou a ser fechado em 2016 por não ter condições de funcionamento – até quem acredita que os bichos nasceram para nos entreter não tinha estômago para vê-los definhando, sem alimentação ou tratamento adequados.

Hoje, o espaço não é nem sombra do sombrio passado. Os recintos são maiores e bem cuidados; por todo canto, há informações de como ajudar efetivamente na preservação da fauna; algumas espécies ficam soltas e é a gente quem entra em um tipo de gaiola para vê-las; e, se não fossem as nossas lindas araras coloridas, nem diria que o viveiro das aves fica no Brasil.

Tucano - De Zoológico a BioParque: o que mudou no antigo zoo do Rio de Janeiro
BioParque do Rio de Janeiro (Foto: Carol Zerbato)

Ainda assim, chorei quando percebi uma falha disforme na plumagem de uma delas – em cativeiro, aves podem desenvolver a compulsão de arrancar as próprias penas. O que, sejamos justos, pode ser um resquício da rotina antiga de cativeiro.

Também chorei quando vi a onça Gabi dormindo encostada em uma parede de concreto – ela tem hábitos noturnos, seu recinto estava totalmente reformado e com enriquecimento ambiental, então admito que é uma má impressão individual: para mim, animais selvagens não combinam com muros, por mais novos e bonitos que sejam.

E chorei de novo – vocês podem estar me achando dramática, mas ver animais selvagens em cativeiro mexe profundamente comigo mesmo – quando vi Koala, a elefante asiática remanescente do velho zoo, solitária desde que Carla, sua companheira de recinto, morreu em 2020.

De Zoológico a BioParque: o que mudou no antigo zoo do Rio de Janeiro
BioParque do Rio de Janeiro (Foto: Carol Zerbato)

Segundo o BioParque, o espaço dela ainda está em processo de mudança – e deu para notar que está mesmo. Mas vê-la olhando para parede durante todo o tempo em que fiquei próxima foi demais para mim. Chorei de soluçar. E numa espécie de oração silenciosa e pessoal, pedi desculpas a ela e saí de lá sem olhar para trás.

Entendo que a evolução é um processo, e valorizo de verdade cada um que se dedica a melhorar gradativamente a vida desses animais. No entanto, ainda falta um tanto. Um tanto que, antes de sair naquela manhã, verifiquei a avaliação pública do parque. A nota não estava das mais altas e fui pesquisar o porquê: a maioria dos visitantes reclama que o lugar tem poucos animais. E esse comportamento é a maior prova de que o BioParque está mudando, mas nossa consciência ainda não.

Leia também:
A promessa que fiz à uma orca
Adote um golfinho: saiba como funciona
Santuário de Animais ou Parque com Fins Lucrativos: Como Diferenciar?
Gato Preto: Sim, Eles Ainda Sofrem no Dia das Bruxas

Carol Zerbato

Escrito por Carol Zerbato

Escritora, publicitária e ativista pelos direitos dos animais, Carol Zerbato já foi locutora e repórter; trabalhou com comunicação corporativa e assessoria de imprensa; e atuou como redatora e revisora. Foi uma das embaixadoras da campanha contra a Leishmaniose Canina e é uma das madrinhas do Santuário de Elefantes Brasil. É autora do livro Ativismo Consciente: A importância da Inteligência Emocional na Causa Animal, criadora da Cachorra Carol, palestrante e mãe de três filhos: Rachel, a mais velha, uma labralata; Deloris, a do meio, uma gata vira-lata; e Ben, o caçula, um humano.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

5 cuidados com os pets durante a primavera

5 cuidados com os pets durante a primavera

Pastor Belga: saiba tudo sobre essa raça de cachorro

Pastor Belga: saiba tudo sobre essa raça de cachorro