5 cuidados com os pets durante a primavera

in ,

Com o início da estação mais florida do ano, é importante se atentar a alguns cuidados para aproveitar ao máximo essa época tão especial.

Ah, a primavera… Quando essa estação chega, as flores voltam a colorir as paisagens, as temperaturas sobem, e nós adoramos passar um tempo ao ar livre na companhia dos nossos pets.

Mas antes de levar seu pet para passear, é preciso tomar alguns cuidados extras para garantir a saúde e o bem-estar do seu cachorro ou gato durante a primavera.

A seguir, você vai conferir os principais riscos à saúde dos pets e os 5 cuidados essenciais durante essa época do ano.

1 – Pulgas e carrapatos

5 cuidados com os pets durante a primavera
Foto: Canva

Com a chegada da chuva e do calor, típicos da primavera, as pulgas e os carrapatos se proliferam e é preciso redobrar os cuidados que já existiam nas demais estações do ano.

Quando os cães ou gatos entram em contato com outros pets ou quando passeiam por diferentes ambientes, principalmente, pela grama, eles estão suscetíveis a parasitas como pulgas e carrapatos, por isso, a prevenção é muito importante.

Manter o antipulgas e carrapatos em dia é essencial para garantir a saúde e o bem-estar do seu pet. Além disso, é importante garantir a vacinação e o vermífugo para complementar a segurança.

2 – Flores e plantas tóxicas

Sabemos que a primavera é a época mais florida do ano e, por mais que essa estação deixe as paisagens ainda mais bonitas, algumas flores e plantas podem ser perigosas para os pets.

Alguns exemplos de flores e plantas tóxicas são: Azaleia, Costela-de-adão, Espada de São Jorge, Copo de Leite, Bico-de-papagaio (poinsétia), Comigo-ninguém-pode, Hortênsia, Lírio, Tulipa, dentre outras.

Ao ingerir flores ou plantas tóxicas, os principais sintomas são: diarreia, vômito, tremores, irritações na pele, dificuldade para respirar, fraqueza, produção excessiva de saliva e, em casos graves, problemas motores e cardíacos.

Lembrando que, caso o pet ingira uma flor ou planta tóxica, ele não apresentará, necessariamente, todos os sintomas citados acima. Por isso, ao notar qualquer alteração no comportamento do seu cão ou gato, leve-o para um Médico Veterinário.

3 – Horários dos passeios

Guia e coleira para gatos da Petiko
Guia e coleira para gatos – Petiko

Quando a primavera chega, a temperatura aumenta e é preciso rever a rotina de passeios dos pets.

Segundo especialistas, os períodos ideais são antes das 10h e depois das 18h, quando a temperatura do chão está amena.

Lembre-se de sempre checar a temperatura do chão antes de sair para garantir que não irá queimar as patinhas dos pets, que são muito sensíveis. Além disso, leve uma garrafinha com água para manter o pet hidratado e refrescado durante todo o passeio, evitando que ele passe mal devido ao calor. 

4 – Banho e tosa

Com o calor típico da primavera, o ideal é manter a tosa do seu pet em dia para ajudá-lo a se sentir mais confortável, até mesmo nos dias mais quentes.

Além disso, se você der banho no seu pet em casa, escolha um dia sem chuva e com baixa umidade para que os pelos sequem com facilidade, diminuindo os riscos de problemas de saúde como gripes, pneumonias e até proliferação de fungos. 

5 – Leishmaniose e Leptospirose

5 cuidados com os pets durante a primavera
Foto: Canva

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é líder nos casos de Leishmaniose no continente americano. E, com a chegada das altas temperaturas que acompanham a primavera, a propagação da doença aumenta devido a proliferação do mosquito-palha, o transmissor da Leishmaniose.

O inseto infectado pode picar os cães, causando inúmeros riscos para a saúde deles. Para garantir a prevenção, é indicada a vacina, o uso da coleira que libera um princípio ativo chamado deltametrina, manter o ambiente limpo e com tela para manter os mosquitos afastados.

Já a Leptospirose se torna mais comum na primavera, devido a combinação de calor e chuva. Ela é transmitida aos pets através do contato com a urina de animais (principalmente ratos) infectada.

Lembrando que a Leptospirose é considerada uma zoonose, ou seja, ela pode ser transmitida do humano para os pets e vice-versa, por isso, é importante ter todos os cuidados para se proteger dessa doença em todas as épocas do ano, principalmente, na primavera e no verão.

Apesar de ser perigosa, essa doença é fácil de ser evitada. Para se prevenir, é essencial manter a vacinação dos pets contra a Leptospirose em dia. Além disso, é importante manter o ambiente sempre limpo para evitar o acúmulo de sujeiras e entulhos que atraem ratos. 

Agora que você já conhece todos os cuidados com os pets durante a primavera, fica muito mais fácil aproveitar tudo o que essa bela estação pode nos proporcionar.

Explore novos ambientes na companhia do seu pet, admire as paisagens, sinta os perfumes das flores… Com certeza será uma experiência incrível para vocês!


Leia também:
Conheça as principais vacinas para cães e gatos
Novidade: Limpa Patinhas da Petiko
Picada de aranha e abelha em pet: saiba o que fazer
Cuidados no inverno: conheça as doenças de pele em cães 

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Necessidades no lugar errado: como resolver?

Necessidades no lugar errado: como resolver?

De Zoológico a BioParque: o que mudou no antigo zoo do Rio de Janeiro

De Zoológico a BioParque: o que mudou no antigo zoo