Necessidades no lugar errado: como resolver?

in , ,

Seu pet costuma fazer suas necessidades no lugar errado? O primeiro passo antes de resolver é descobrir o motivo desse comportamento. Saiba mais no conteúdo a seguir!

Se um cão sempre faz as necessidades no tapete, no chão da cozinha ou da sala, isso pode ser causado por diversos motivos, como marcação territorial, ansiedade ou até mesmo uma falta de orientação da família.

Pode ser qualquer um desses motivos, nenhum ou vários deles. Pode ser simplesmente o cão chamando a atenção porque houve alterações na rotina e o tutor não passa tempo suficiente com ele.

Também pode se tratar de uma pequena infecção urinária de que o tutor não tenha se dado conta e, neste caso, um antibiótico solucionará o problema.

Este é um problema de conduta multifatorial e que nem todos os casos obedecem às mesmas causas. Portanto, devemos analisar caso a caso e não cair em estereótipos que, pela similaridade com outros casos, nos faça cair no erro de realizar diagnósticos errados, interferindo assim no êxito do tratamento.

A solução não passa pelo clássico esfregar do focinho do cão na urina ou nas fezes para que ele aprenda o local correto.

Diagnóstico em primeiro lugar

Necessidades no lugar errado: como resolver?
Foto: Canva

Devemos sempre considerar a causa patológica em primeiro lugar, pois, caso seja confirmada, será necessário um tratamento e o acompanhamento de um veterinário.

Diagnosticado que esse problema é comportamental, o recondicionamento deverá ser iniciado o quanto antes. Os principais motivos que causam esse problema são: mudança de rotina da família, medo/insegurança, acesso bloqueado ao banheiro, falta de orientação e estímulo dos tutores, marcação de território, submissão, excitação, ansiedade e, principalmente, para chamar a atenção dos tutores.

Os cães velhos que sofrem de disfunção cognitiva, dores nas articulações ou incontinência dependente de estrogênios, devem se tratar com medicação adequada. Neste caso, é indicado que o acesso ao banheiro seja facilitado, tornando os trajetos mais curtos e mais fáceis, como por exemplo, não ter que subir ou descer escadas.

É importante evitar as situações nas quais o cão se sente ameaçado ou excitado, por exemplo, quando nos aproximamos dele ou quando lhe colocamos a coleira. É muito difícil convencer um tutor de que não se deve aproximar do seu cão ou, em algumas ocasiões, nem olhá-lo, mas isto é parte fundamental da solução deste problema.

Em casos muito específicos, ou naqueles em que o cão foi sistematicamente castigado, é necessário o acompanhamento veterinário e talvez até mesmo a inclusão de medicação no tratamento.

Independentemente da causa, o recondicionamento deve sempre ser baseado em três princípios:

  • Reduzir a possibilidade do cão fazer as suas necessidades nos locais errados;
  • Facilitar o acerto e o acesso, disponibilizando mais opções de banheiro pela casa;       
  • Sempre recompensar o acerto (petisco, elogio e carinho) e ignorar o erro.

Para facilitar a aplicação desses três princípios, os momentos mais propícios para os cães fazerem as necessidades são: depois de acordar, depois de comer e depois de brincar ou passear. Portanto, é importante ficar atento para que ele seja orientado e recompensado da maneira correta.


Leia também:
Síndrome de Ansiedade de Separação: como resolver?
Cuidados com brinquedos caseiros para seu cão
Mordidas Excessivas e Destruição de Objetos
Cachorro cavando o chão: entenda por que isso acontece

Piero Giuntoli

Escrito por Piero Giuntoli

Apaixonado por cães desde pequeno, o adestrador e especialista em comportamento canino Piero Giuntoli é formado em Publicidade e trabalhou durante sete anos no setor de entretenimento e produção audiovisual.

Em 2014, após decidir mudar de área e se especializar em psicologia canina, criou a FitDog Adestramento & Consultoria Comportamental com o objetivo de melhorar a convivência entre famílias e cães, com qualidade de vida e reduzindo assim a possibilidade de rejeição e de abandono.

Site: fitdog.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Coprofagia: a alimentação do seu pet está estranha?

Coprofagia: a alimentação do seu pet está estranha?

5 cuidados com os pets durante a primavera

5 cuidados com os pets durante a primavera