Dr. Gabriel Dias fala sobre bem-estar do gato. Veja se você faz tudo o que é necessário para que seu bichano tenha uma boa qualidade de vida
O jargão bem-estar animal já carrega sozinho seu significado: estar bem! Ficar bem! Não estar mal! Porém, algumas pessoas podem interpretam o jargão de forma equivocada.
Basta perguntar a cinco pessoas o que significa estar bem. Algumas pessoas poderão responder que estar bem e ter tudo o que se deseja. Outras, um pouco menos consumistas, afirmarão que estar bem é estar com saúde. Assim, percorreremos uma estrada de justificativas para o “estar bem”.
E para você, leitor, o que é estar bem? O bem-estar é definido de forma democrática então! Agora, desvie o seu olhar da tela do computador para a criatura de longos bigodes que está ao seu lado. Reparou na absoluta falta de compromisso (risos). Pois é, eles são assim mesmo!
E o que você definiria como bem-estar do gato? O seu gato tem o que ele precisa? Você acha que viver sem nenhum tipo de privação é uma boa vida? É estar bem?
Responda as seguintes perguntas: O gato que divide a casa/apartamento com você possui:
- ( ) Vasilha sanitária
- ( ) Pote de água fresquinha
- ( ) Pote de ração fresquinha
- ( ) Lugar cativo no sofá da sala
Orgulhosamente, você deve ter respondido a maioria das perguntas. Ainda que o seu gato não receba ração Premium ou super Premium ou que o granulado higiênico não seja daqueles comerciais, ótimo. O gato está bem! Ao trocarmos as palavras e introduzir um hífen, bingo! Bem-estar!
Gatos não precisam somente de água, comida, banheiro e cama! Gatos são seres que exibem inúmeros comportamentos específicos da espécie. Privar os gatos de uma vida plena e limitar a rotina a pequenas incursões ao pote de água, de comida, do banheiro e da cama. Isso não é vida! Obesos, sedentários e privados de uma vida enriquecida, os gatos transformam-se em bibelôs vivos nas nossas mobílias. Isto não está certo! Atenção gateiros! Muita atenção!
Vida divertida, vida de gato! – Foto: clinicaparagatos
Os gatos estão a cada dia vivendo uma vida mais humana (moderna, diga-se de passagem!). Quando os gatos estão em vida livre, caçam para sobreviver. A cada tentativa de caça, muitas calorias são perdidas. Você acha que caçar ratinhos e passarinhos é uma tarefa fácil? Não é! 1 ratinho tem cerca de 30 a 40 kcal e representa 8% das necessidades diárias. Não é um ratinho por dia. Nem sempre eles estão disponíveis. Os gatos permanecem cerca de 6 a 8 horas por dia movimentam-se para sobreviver. Além disso, interagem com outros animais e ambientes repletos de insetos, folhas que voam com o vento, galhos secos e outros elementos estimulantes.
9,5 kg: obesidade e ociosidade. Bastante comida e pouca qualidade de vida – Foto: clinicaparagatos
Ao trazer os gatos para a nossa residência humana e moderna, imaginamos que apenas alimentar e proteger é o bastante. Potinhos de ração sempre cheios, vasilhas sanitárias com perfumes de lavanda e roupinhas da moda não garantem a “felicidade” do seu gato.
Jamais permita que o seu gato perambule pela vizinhança, não permita que ele cace ratos ou pássaros e esterilização é uma questão de vida ou morte! – letras grandes e em negrito para deixar claro que ninguém interprete equivocadamente o que foi dito anteriormente.
Enriqueça o ambiente com arranhadores, brinquedos divertidos e outras possibilidades que faça o seu gato ser gato! Isso: tente fazer com que seu gato seja um gato, ainda que ele seja esterilizado, confinado e tenha que receber a quantidade de caloria diária integralmente! Uma bolinha que ao movimentar-se libera grãos de ração é simplesmente perfeita! Vamos fazer um trato? 15 minutos diários de brincadeiras para começar, tá certo? Até a próxima.
Dica do Petiko para mamães de gato!
Use o aplicativo da PetLove para comprar comidas e mimos para seu gato.
Você encontra a ração mais barata, além de diversos mimos e novidades para seu gato. E recebe tudo em casa!
Faça o download do app gratuito:
Comentários
0 comments