Benefícios da Castração: Por Que Castrar Seu Bichinho?

in , ,

Fala-se muito que devemos castrar nossos animais de estimação, mas você sabe quais os benefícios que isso pode trazer? Confira abaixo:

AFINAL, O QUE É CASTRAÇÃO?

A esterilização (ou castração) é um procedimento cirúrgico que torna o animal incapaz de se reproduzir. Ela é usada como método de prevenção para diversas doenças e também para evitar gestações indesejadas, além de outros benefícios quanto ao comportamento dos animais.

Em geral, são cirurgias bem tranquilas que devem ser realizadas por um médico veterinário. O animal fica sob efeito de anestesia geral, então não sentirá dor alguma durante o procedimento.

Foto: Canva

Mais sobre a castração:

CONTROLE DE DOENÇAS

O fator principal que leva aos veterinários indicarem que seja realizada a castração é que ela é muito eficaz como método preventivo de diversas enfermidades, principalmente as do trato reprodutor.

Em fêmeas, a castração contribui na prevenção de tumores mamários e anomalias congênitas. Também é importante na prevenção ou tratamento da piometra, uma infecção uterina causada por bactérias e com influência hormonal.

Além disso, também age na prevenção de cistos, traumas, torções uterinas, prolapso, hiperplasia uterina, entre outras doenças.

Já nos machos, a castração auxilia principalmente na prevenção de doenças relacionadas ao andrógeno, incluindo doenças na próstata, adenomas e hérnias perianais.

Outras indicações incluem anormalidades congênitas, testiculares e epididimárias, além de tumores, traumas, abcessos escrotais, entre outras.

CONTROLE POPULACIONAL

A reprodução descontrolada de animais gera como consequência, uma maior quantidade de animais abandonados além de aumentar a propagação de doenças infectocontagiosas nas ruas.

A castração é o ÚNICO método contraceptivo indicado para evitar ninhadas indesejadas e filhotes errantes.

Foto: Canva

ATENÇÃO:

O uso de injeções anticoncepcionais vendidas em lojas e petshops é completamente contraindicado! Essas injeções são extremamente cancerígenas e tem grandes chances de gerar tumores agressivos e de difícil retirada nas mamas e em todo trato reprodutor, prejudicando muito a saúde da fêmea e podendo levar até a sua morte se não tratados rapidamente.

MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO

A castração reduz os índices de hormônios sexuais e por isso, comportamentos relacionados à demarcação de território e o cio são evitados.

Machos tendem a fazer a demarcação de seu territóirio urinando nos lugares, tanto dentro como fora de casa, assim problemas com xixi podem ser evitados.

Animais não castrados tem maiores chances de fugir de casa atrás de “companheiros”, o que pode gerar graves problemas. Na rua, esses animais tem maiores chances de desenvolverem doenças transmissíveis através do contato com animais doentes, podem entrar em brigas e saírem bem machucados, além de riscos de diversos acidentes, como atropelamentos e outros traumas.

A castração diminui vocalizações e agitações causadas pelo cio nas fêmeas e pela relação de dominância nos machos.

Ao serem castrados, os animais tendem a ficar mais caseiros e possívelmente mais dóceis.

QUANDO CASTRAR?

A castração precoce é a mais indicada, sendo realizada antes do primeiro cio ou puberdade, porém isso não impede que seja realizada em animais adultos.

Procure um médico veterinário de confiança para realizar um exame prévio e uma avaliação de seu bichinho antes do procedimento. Animais idosos podem ter alguns riscos e apenas o médico veterinário poderá determinar se a castração traz algum perigo ao seu animal.

Lembre-se, a castração é um ato de amor ❤

Leia mais: Castração Vale a Pena? Minha Experiência

E aí, seu bichinho já é castrado? Conta pra gente nos comentários!

Amanda

Escrito por Amanda

Estudante de Medicina Veterinária, com interesse em clinicar. Pretendo me especializar em Medicina de Felinos ao final da faculdade, porém também tenho um grande amor pelos cãezinhos. Tenho um perfil de estudos no Instagram (@veterinanda_) onde compartilho um pouquinho da minha rotina como universitária e disponibilizo vários resumos para os amigos da graduação e apaixonados por animais, assim como eu.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Esporotricose em Gatos: Infecção de Pele que Pode Atingir os Felinos

Conheça o BOX.Petiko para Gatos!