Menu
in , ,

Cachorro ganha estátua por ajudar pessoas na pandemia

Cãozinho que já havia ajudado seu tutor a se curar da depressão, agora é conhecido por ajudar milhares de pessoas durante o isolamento devido à pandemia de COVID-19. Saiba mais no conteúdo a seguir.

A pandemia teve grandes impactos na saúde mental das pessoas, durante o isolamento social. Conforme sintomas de ansiedade e depressão, por exemplo, aumentavam, inúmeras pessoas foram em busca de terapia e apoio emocional.

Assim, um cão de terapia da raça Springer Spaniel Inglês, chamado Max, se tornou o primeiro animal de estimação a receber uma homenagem de honra ao mérito da PDSA (organização People’s Dispensary for Sick Animals, que concede prêmios para destacar animais por bravura ou serviço), devido à sua notável contribuição à sociedade.

Terapias virtuais com Max

Foto: PDSA

Tudo começou quando o tutor de Max, Kerry Irving, passou a transmitir ao vivo a rotina de caminhadas e outras atividades do cãozinho  através do Facebook. Dessa maneira, pessoas da região, e até de outros países, como a Austrália, começaram a acompanhar o dia a dia de Max e seu tutor.

Ao assistirem as aventuras de Max e Kerry, as pessoas começaram a se sentir mais felizes, otimistas e confortáveis com as situações que estavam vivendo. Mesmo sem saber, Max se tornou o apoio emocional de milhares de pessoas que, mesmo sem o conhecer pessoalmente, acompanham sua rotina – e isso proporciona diversão e muita alegria a elas!

Max, o cão de terapia

Não é de hoje que Max proporciona conforto e felicidade às pessoas. O cãozinho vive com seu tutor na cidade de Keswick, em Cumbria, na Inglaterra, desde 2008. Mas, em 2016 começou a receber treinamento especial para se tornar cão de terapia.

O tutor Kerry contou ao jornal britânico Metro, que Max chegou à sua vida após ter se ferido em um grave acidente rodoviário, o qual o levou à depressão. A companhia de Max foi o que o ajudou a superar a doença e, por isso, Kerry decidiu que poderia fazer o mesmo por outras pessoas durante um período tão difícil de pandemia.

Estátua em homenagem à Max

(Foto: PA)

O resultado dessa ação foi tão positivo, que o cãozinho recebeu uma homenagem no parque da cidade onde mora, chamado Hope Park. A escultura foi projetada pela escultora local, Kirsty Armstrong.

“O Hope Park é o lugar perfeito, pois Max trouxe esperança a tantas pessoas. É incrível que nosso garotinho, orgulhosamente usando sua Ordem de Mérito PDSA, agora será lembrado pelas futuras gerações”, disse Kerry.

A estátua contou com uma campanha de financiamento coletivo que, em menos de um dia, arrecadou mais de R$ 180 mil. O valor superou a meta estabelecida e o valor excedente foi doado para a PDSA, instituição de caridade veterinária apoiada pelo tutor de Max.

Além disso, o prefeito e conselheiro, Alan Dunn, descreveu Max como “um cachorro extraordinário”, e o declarou embaixador canino de Kesquick. “A natureza gentil de Max tocou tantas pessoas ao redor do mundo, e a dedicação dele e de Kerry ao trabalho de caridade e ajudando o máximo de pessoas possível é um verdadeiro testemunho do vínculo inabalável entre um homem e seu cachorro”, acrescentou Alan.

Com seu lindo trabalho, Max ajudou pessoas pelo mundo todo e já conheceu mais de 10 mil fãs durante encontros e visitas às escolas. Agora, Max e Kerry, seu tutor, se dedicam a arrecadar fundos para diversas iniciativas de apoio à causa animal!

Leia também:
Gato se Recusa a Sair do Lado de Vovô Doente
Depressão canina: como identificar e tratar
Cachorro cavando o chão: entenda por que isso acontece
Seu cachorro pode ajudar na saúde mental

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Leave a Reply