Há pessoas que acreditam que os cães apenas agem naturalmente ao receber carinho e que não necessariamente gostam. Mas é só reparar o sorrisão que eles abrem ao receberem as carícias que fica fácil entender que sim, cachorro gosta de receber carinho.
Mas, é muito importante que você verifique algumas questões relacionadas a essa convivência e atitude. Principalmente se o cachorro não é seu ou se ele está em algum momento sensível, o carinho pode sim ser rejeitado e até um acidente pode acontecer, caso o animal se sinta ameaçado.
Índice
Onde o cachorro gosta de carinho?
Agora que já sabemos que os peludos gostam de carinho, precisamos descobrir os lugares que eles preferem o carinho ou que se sintam à vontade, evitando assim estressar o pet.
Mas, é claro, que cada pet tem sua personalidade e suas próprias características, gostando menos ou mais de carinho. Isso também é válido para saber o local onde cada cachorro gosta de carinho. Cada pet é único, mas, geralmente, os cães gostam de carinho:
- Nas orelhas;
- Barriga;
- Peito;
- Pescoço;
- Axilas;
- E nas almofadinhas das patas.
Por que os cães gostam de carinho na barriga?
A maioria dos cães preferem carinho na barriguinha, tanto que muitas vezes durante o carinho, a maioria deles vira de barriga pra cima, pedindo por mais.
Isso ocorre pois, essa parte inferior, onde a barriga se localiza, possui um tecido fino e uma maior pelagem, logo o carinho e o toque nessa região são mais sentidos, dando maior prazer – muito fofo, né?
Alguns especialistas dizem que os cães gostarem de carinho na barriga tem relação com o comportamento dos animais.
Por exemplo: os lobos e os cães costumam, em sinal de submissão, deitar de barriga para o chefe da matilha. Como os tutores seriam “os chefes da matilha”, sendo responsáveis pela comida e segurança, os cães começaram a repetir o comportamento.
Como saber se os cães estão gostando do carinho?
Para identificar se o pet está gostando do carinho, observe os sinais corporais que ele está dando. Cães felizes e relaxados ficam com a musculatura e feição relaxados, muitas vezes até “sorrindo” durante o momento.
Benefícios do carinho para os cães
Além de servir como massagem ou recompensa, o carinho também tem vários benefícios, tanto para os pets quanto para os tutores. Confira:
- Diminui o estresse: sessões de brincadeiras e carinhos podem diminuir o estresse do pet e do tutor;
- É uma terapia alternativa: pode auxiliar no tratamento de problemas psicológicos, como ansiedade e depressão. Além de relaxar os pets e deixá-los mais ativos;
- Aumenta o vínculo: o carinho é capaz de criar uma ligação emocional entre animal de estimação e tutor, aumentando o vínculo e a confiança do tutor com o seu pet.
Então já sabe, né? Os pets merecem todo amor e carinho, então pode fazer carinho à vontade – claro que tudo no tempo deles.
Leia também:
Os pets precisam tomar sol? Descubra agora
Estresse em pets: saiba como identificar
A importância de escovar os pelos de cachorros e gatos
Por que os cachorros comem grama?