Campanha incentiva a adoção de cães idosos

in

Mais de 300 animais esperam por um lar no Centro Municipal de Adoção da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (COSAP) da cidade de São Paulo; quase 70 deles são idosos ou portadores de alguma doença crônica

Costelinha chegou ao Centro Municipal de Adoção em novembro de 2008, quando o abrigo ainda era chamado de CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), com aproximadamente dois anos de idade e cheio de machucados pelo corpo – ao que tudo indicava, causados pelo próprio tutor. Grande e sem raça definida, envelheceu esperando por um lar. Com o avanço da idade, foi acometido por um câncer, que só se manifestou já em estado avançado.

Foi ele quem iniciou a campanha “Por que não eu?”, lançada pelo Instituto Melhor Amigo – ONG que tem como objetivo divulgar os animais disponíveis para adoção dos órgãos municipais COSAP – em 24 de janeiro deste ano. Costelinha faleceu no dia seguinte.

Campanha incentiva a adoção de cães idosos
Costelinha, o cão que iniciou a campanha “Por que não eu?”

Abraçado ao seu cobertor, foi mais um dos tantos que partiram sem ter uma chance. Hoje, a maioria dos cães e gatos que esperam por uma família nas dependências da COSAP é composta por animais adultos, idosos e portadores de doenças crônicas – alguns aguardam há mais de 10 anos. Grande parte carrega uma bagagem repleta de tristeza, abandono e maus-tratos, como Guinho, que perdeu um olho; ou como Marcola, que pouco permitia ser tocado por medo de ser machucado.

Vantagens de adotar um animal adulto

Todos esses animais são vítimas de um preconceito que, como qualquer sentimento hostil concebido sem reflexão ou fundamento crítico, não faz nenhum sentido na vida prática.

Dependendo do perfil familiar, inclusive, adotar um cão ou gato já crescido é o mais recomendado.

Veja algumas das inúmeras vantagens:

  • Não há surpresa em relação ao tamanho que ele vai ficar;
  • O temperamento dele já está desenvolvido;
  • É mais tranquilo e faz menos bagunça;
  • A capacidade dele de aprendizado, adaptabilidade e resiliência são surpreendentes.

Cartão Cuida Bem para cães e gatos idosos

Além disso, quem adotar um animal adulto ou idoso tem direto ao cartão Cuida Bem Idoso, que garante atendimento prioritário e vitalício ao pet em qualquer uma das unidades dos Hospitais Veterinários Públicos da capital. É um benefício concedido a todos os cães e gatos adotados no Centro Municipal de Adoção com idade a partir dos oito anos.

“O animal quando é idoso pode ter algum problema de saúde, assim como os seres humanos, e, com esse cartão, ele pode usar os três Hospitais Veterinários Públicos da capital sem precisar pegar fila”, explica Analy Xavier, coordenadora da COSAP.

Saiba mais sobre a vantagem aqui.

Por que não eles?

Certa vez, disse o atleta Satchel Paige: quantos anos você teria se não soubesse quantos anos tem?

Campanha incentiva a ação de cães idosos
Costelinha – Campanha “Por que não eu?”
Campanha incentiva a ação de cães idosos
Guinho – Campanha “Por que não eu?”
Campanha incentiva a ação de cães idosos
Marcola – Campanha “Por que não eu?”

O amor não envelhece! Acesse e conheça essa iniciativa: institutomelhoramigo.org.br/como-adotar/.

Carol Zerbato

Escrito por Carol Zerbato

Escritora, publicitária e ativista pelos direitos dos animais, Carol Zerbato já foi locutora e repórter; trabalhou com comunicação corporativa e assessoria de imprensa; e atuou como redatora e revisora. Foi uma das embaixadoras da campanha contra a Leishmaniose Canina e é uma das madrinhas do Santuário de Elefantes Brasil. É autora do livro Ativismo Consciente: A importância da Inteligência Emocional na Causa Animal, criadora da Cachorra Carol, palestrante e mãe de três filhos: Rachel, a mais velha, uma labralata; Deloris, a do meio, uma gata vira-lata; e Ben, o caçula, um humano.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

BOX.Petiko para cachorro e gato

Conheça as Trilhas de Experiência do BOX.Petiko

App Petiko: mais praticidade no seu dia a dia

App Petiko: mais praticidade no seu dia a dia