Coelho sente, então não é presente

in ,

Ao contrário do que muita gente pensa, coelhos podem viver de 8 a 12 anos, precisam de cuidados específicos e não, não podem ficar em gaiolas.

O conhecimento em relação ao comportamento e às necessidades dos coelhos é inversamente proporcional à popularidade desses animais – principalmente no período que antecede a Páscoa. A falta de entendimento sobre o quão complexos são fazem com que muitas pessoas tenham a ideia de presentear uma criança com um coelhinho de verdade. E a realidade é que, por conta dessa desinformação, muitos são abandonados logo após a festividade.

Entenda por que coelho não é presente de Páscoa

Coelho sente, então não é presente
Foto: Canva

Segundo a House Rabbit Society, a maior organização de resgate de coelhos dos Estados Unidos, “coelhos são companheiros maravilhosos, mas não são para todos”. Isso porque, de acordo com a própria experiência da organização, a maioria dos candidatos a tutores acredita que são animais que vivem por pouco tempo, não requerem muitos cuidados e podem viver em uma gaiola – o que é um completo equívoco.

Embora não haja dados oficiais de quantos coelhos são abandonados, nem lá, nem aqui, no Brasil, Jennifer McGee, co-gerente da divisão da House Rabbit na Georgia, explica que, geralmente, o abrigo recebe de uma a duas ligações por semana sobre coelhos abandonados; nas seis semanas depois da Páscoa, essa estatística passa de três a quatro ligações por dia. 

A médica veterinária Rosangela Gebara, integrante da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), relata que o problema, muitas vezes, já começa nas lojas que comercializam os coelhos: Certos vendedores chegam a colorir o pelo dos animais para atrair o público. Alguns são vendidos ainda imaturos, como se fossem coelhinhos anões. Assim, após alguns dias, vários deles acabam morrendo por falta de cuidados especiais, por manipulação inadequada e pela ausência da mãe”

Além disso, coelhos não podem ficar o tempo todo em um ambiente restrito. “A gaiola serve apenas como ponto de descanso ou refúgio quando o animal sentir necessidade. Ele precisa fazer exercício, precisa de espaço para se locomover”, alerta Cristiane Pizzutto, presidente da Comissão

A também médica veterinária Cristina Maria Pereira Fotim e, como Rosangela e Cristiane, integrante do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), ressalta ainda que, sem espaço para se movimentarem adequadamente, os coelhos podem apresentar problemas nas articulações, obesidade e desvios de comportamento, como lambeduras que levam a problemas de pele”. 

E tem mais: em vida livre, os coelhos são presas de diversos outros animais. Por isso, quando enclausurados, podem desenvolver medo excessivo e até agressividade.  

Vale lembrar também que eles têm o hábito de roer, precisam de alimentação apropriada e demandam cuidados veterinários específicos – por serem mais sensíveis e terem uma estrutura óssea mais frágil e delicada, o manuseio, inclusive, é diferente de cães e gatos.

Por fim, ao invés de ceder aos impulsos das crianças, cabe a nós, pais e mães – sou mãe de um menino de seis anos – explicar que um coelho de verdade não é um bicho de pelúcia. É uma vida que precisa de atenção, afeto e cuidados, como você, eu, seu filho ou o meu.

Leia também:
Campanha incentiva a adoção de cães idosos
Livro ajuda a lidar com o luto pelo animal de estimação
A história do último golfinho em cativeiro do Brasil
A elefanta que salvou vidas no maior incêndio do Brasil

Carol Zerbato

Escrito por Carol Zerbato

Escritora, publicitária e ativista pelos direitos dos animais, Carol Zerbato já foi locutora e repórter; trabalhou com comunicação corporativa e assessoria de imprensa; e atuou como redatora e revisora. Foi uma das embaixadoras da campanha contra a Leishmaniose Canina e é uma das madrinhas do Santuário de Elefantes Brasil. É autora do livro Ativismo Consciente: A importância da Inteligência Emocional na Causa Animal, criadora da Cachorra Carol, palestrante e mãe de três filhos: Rachel, a mais velha, uma labralata; Deloris, a do meio, uma gata vira-lata; e Ben, o caçula, um humano.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

BOX.Petiko: conheça as novidades do tema “Dino Petiko”

Alergia alimentar em cães: como identificar?

Alergia alimentar em cães: como identificar?