Como Brincar com Gato? Descubra e Divirta-se com Seu Bichano!

in ,

Aprenda o que fazer para divertir e exercitar seu felino!

Você sabe como brincar com gato? Se a resposta for negativa, fique tranquilo, pois você não é o único.

Como Brincar com Gato? Descubra e Divirta-se com Seu Bichano!

É comum conhecer algumas brincadeiras com cães, mas quando se trata dos gatinhos, costuma ser mais difícil saber como proceder.

É até compreensível que isso aconteça, já que os hábitos e comportamentos dos gatos são diferentes daqueles observados nos cães, o que significa que as brincadeiras caninas nem sempre são bem aceitas no mundo felino.

Isso, porém, não significa que os bichanos não tenham que brincar, muito pelo contrário! A atividade é tão boa para sua saúde física e mental quanto para que eles se divirtam e aliviem o estresse, ou seja, as brincadeiras precisam fazer parte da rotina desses pets.

Venha conosco para aprender uma série de brincadeiras com gato, que também servem como excelentes exercícios e criam oportunidades de aproximar os laços entre tutor e pet, em uma relação repleta de amor, carinho e cabeçadinhas!

Índice de leitura

É realmente importante praticar brincadeiras com gato?

Foto: Canva

Sim! Além da diversão, que por si só já é algo importantíssimo, há muito mais por trás das brincadeiras e exercícios para gato do que podemos supor em um primeiro momento.

Isso ficou claro no estudo “Social Play in the Domestic Cat”, publicado no periódico American Zoologist. Embora seja datado de 1974, não há nada que desprestigie sua eficiência ou a assertividade dos resultados obtidos.

O estudo teve como objetivo examinar as brincadeiras sociais de gatos domésticos em laboratórios e em casa. 28 gatos domésticos foram estudados de 12 semanas a 7 meses, em um período total que superou os dois anos. Todos os animais foram observados desde o nascimento.

As categorias e sequências dos padrões motores foram identificadas e analisadas. O período de desenvolvimento durante o qual as brincadeiras sociais eram mais frequentes foram estabelecidas das 4 semanas aos 4 meses.

Os resultados sugerem que as brincadeiras disponibilizam formas específicas de exercício, bem como formas de desenvolvimento e manutenção de relações sociais entre os integrantes da ninhada.

Também foi possível concluir que a queda no interesse pelas brincadeiras aparenta estar relacionada à dispersão dos gatos mais jovens, bem como por uma queda na preferência por contatos sociais.

Observações preliminares mostraram oito categorias de padrões motores associados às brincadeiras, as quais constituem os fundamentos necessários para brincar. Já a estrutura das brincadeiras é criada através da combinação desses padrões em sequências com outros padrões, envolvendo dois ou mais gatos.

Este estudo mostrou as influências das brincadeiras para o desenvolvimento social do gato, mas por se tratarem de uma forma de exercício, também colaboram para o aprimoramento da saúde física e mental. Com o perdão do trocadilho, as brincadeiras com gato não são apenas brincadeira!

Quais são os melhores brinquedos para gatos?

Foto: Canva

Brincadeiras de gato não faltam, de fato, mas tudo fica mais fácil quando se tem bons brinquedos para divertir os felinos. Dá só uma olhada em algumas das melhores opções que você tem à sua disposição:

  • Bolinha: as bolinhas são alternativas clássicas, embora bastante queridas pelos gatos, que batem suas patinhas para lá e para cá em busca deste objeto esférico que nunca para. Se seu gatinho não mostra tanto interesse por bolinhas, opte por aquelas que fazem barulho, como as que tem guizos dentro, ou escolha produtos de outros materiais e tamanhos.
  • Ratinho: na cadeia alimentar e nos desenhos animados, o rato é a presa natural dos ratos. Portanto, não é coincidência que os ratinhos sejam alguns dos brinquedos mais amados pelos gatos, que os perseguem com unhas e dentes – literalmente. Eles podem ter vários materiais, embora geralmente sejam macios, de modo que os felinos realmente sintam que conseguiram abocanhar sua presa!
  • Arranhador: até mesmo quem não sabe muito bem como brincar com gato já logo pensa nos arranhadores, feitos exatamente para o que o nome indica. Os miaus adoram colocar suas unhas naquilo que encontram pela frente, e é melhor que você tenha pelo menos um desses em sua casa, o que ajudará a deixar os pés da mesa e das cadeiras a salvo!
  • Bichos de pelúcia: nem todas as brincadeiras com gato precisam deixar os níveis de adrenalina lá em cima. Se você quer que seu felino se entretenha e consiga vencer o estresse, os bichinhos de pelúcia se transformarão em ótimas companhias, embora também devam receber algumas mordidas e arranhões de vez em quando.
  • Brinquedos que escondem petiscos: se esforçar para obter comida é algo que está intrínseco na natureza do gato, mas sua domesticação fez com que o costume ficasse um pouco distante. Um dos melhores exercícios para gato consiste em comprar um brinquedo em que os petiscos ficam escondidos, o que não trabalhará tanto assim com seu corpo mas, principalmente, com a mente.

Ah, cabe ressaltar que a famosa erva do gato (ou catnip) é uma grande aliada, capaz de aliviar o estresse e acostumar o felino com seus novos brinquedos, além de dar aquela dose de motivação extra para os bichanos mais tranquilos. É por isso que muitos brinquedos já vêm com essa erva, como arranhadores e ratinhos.

Ah, pode ficar tranquilo (ou tranquila), porque a erva, de nome científico Nepeta cataria, é da família das hortelãs e não tem efeitos colaterais. Só pode ser que alguns gatos não sejam sensíveis a ela, mas é uma exceção.

Como brincar com gato e alegrar seus miaus?

Foto: Canva

Com uma lista de brincadeiras como essa, diversão não vai faltar em sua casa!

  • Jogar um objeto e buscar: pois é, essa não é uma brincadeira apenas para cães e também serve para gatos. Escolha um objeto que seja simples de arremessar e também de ser pego pelo animal, como um ratinho de brinquedo, por exemplo. É bem provável que o pet traga o objeto de volta várias vezes, mas caso ele não o faça, tente insistir até que ele entenda como funciona!
  • Amassar bolinhas de papel: uma atividade tão simples é uma das melhores maneiras de como brincar com gato, pois eles amam o barulho de papel amassando. Faça várias bolinhas e deixe pelo chão, até que o pet comece a correr, pular e brincar com todas elas. Depois, você pode até guardar de volta as que estiverem em bom estado, o que evita ter que gastar papel depois.
  • Sacola de papel: outra aplicação do papel que serve muito bem para os gatos aparece em sacolas, as quais os gatos adoram entrar para se divertir. Deixe uma sacola no chão, preferencialmente de lado, e veja como dentro de poucos segundos o felino deve estar lá dentro, arranhando e mordendo enquanto pode.
  • Jogos para tablets: você não leu errado, acredite. Embora não seja um dos melhores exercícios para gato, já que não é preciso correr, existem apps e jogos desenvolvidos especialmente para os felinos, com peixes, ratinhos e outros animais e/ou objetos se movendo. As patinhas do seu bichinho irão imediatamente para a tela! De preferência, use um tablet mais antigo ou coloque uma película de proteção para proteger a tela.
  • Vara de pescar: calma, você não precisa de um laguinho para o jogo! Compre uma varinha de pesca de brinquedo (ou tenha algum objeto similar) e amarre um brinquedo na ponta, como um ratinho colorido e com penas, por exemplo. Ou, se preferir, há muitas opções de varinha especial no mercado que já vêm com algum brinquedo na ponta, para poder estimular a brincadeira. Então, movimente-o sem parar e veja como o pet ficará super entretido!
  • Brincadeiras com comida: uma forma de incentivar as brincadeiras com gato é jogar algo para que ele pegue, como vimos anteriormente, mas usar petiscos ou mesmo grãos de ração seca no lugar dos brinquedos. Só não espere que ele traga de volta para você!

Aproveitando a oportunidade, fica aqui uma dica que deve ser evitada: a brincadeira do gato perseguindo laser. Os pets ficam doidinhos atrás daquele pontinho brilhante, é verdade, mas há um grande problema: eles não conseguem vencer.

Resumidamente, as brincadeiras com gato simulam atividades que fazem parte de sua natureza (correr, pular, caçar, morder, arranhar e afins), e mesmo que os gatos selvagens não conseguissem pegar todas as presas, algumas eram capturadas, o que dava aquela motivação para continuar.

Com o laser, o gatinho nunca consegue ganhar, pois mesmo que a bolinha esteja parada, ele não é capaz de pegá-la, o que pode fazer com que ele se sinta chateado por não cumprir seu objetivo e, portanto, deixe de brincar daquela forma.

Confira também: Brinquedos e brincadeiras para gatos

Aprendeu novas brincadeiras e exercícios para gato? Então coloque-os em prática!

Foto: @box.petiko

A partir de hoje, você não terá desculpas para não brincar com o seu bichano, o que pode ser feito de várias formas, seja com um ratinho colorido, com o catnip ou mesmo com uma bolinha de papel.

Se você quer renovar o estoque de brinquedos todos os meses e deixar seu pet super feliz, o BOX.Petiko para gatos é a pedida ideal! Você receberá pelúcias, brinquedos, petiscos, patês e muito mais, todos itens escolhidos com amor, carinho e cuidado por nossa equipe especializada (e apaixonada por gatos).

Além disso, o SHOP.Petiko tem uma seção especial para gatos, com arranhadores, ratinhos, varas eletrônicas, brinquedos interativos e várias outras opções para mimar o seu felino da maneira que ele merece.

Agora que você já sabe como brincar com gato, faça o teste e veja quais são as brincadeiras preferidas do seu pet. Assim, vai ser questão de tempo até que ele se acostume com a diversão, o que também é excelente para a sua saúde!

O que achou das dicas? Quais brincadeiras seu felino mais gosta? Conta pra gente!

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Como Evitar o Divórcio com Seu Cão Durante a Quarentena

3 Animais Que Fazem Sucesso na Internet