Menu
in

Curiosidades sobre as almofadinhas das patas dos cães

Também conhecidas como “coxins”, as almofadinhas dos cães desempenham funções essenciais para a proteção, a mobilidade e a saúde geral dos cães. Venha conferir as curiosidades!

Assim como as nossas mãos são importantes, as patinhas dos cães desempenham o mesmo papel e até mais do que agarrar coisas como acontece com as nossas mãos. Pra vocês verem, um dos fatos curiosos é que as patas dos cães indicam problemas de saúde tanto física quanto mental.

Neste texto, vamos explorar diversas curiosidades sobre essas pequenas, mas poderosas, partes do corpo canino. Prepare-se para descobrir informações surpreendentes e entender ainda mais sobre a importância das almofadinhas na saúde e no bem-estar dos nossos companheiros peludos.

Almofadinhas antitérmicas

Você sabia que as almofadinhas são antitérmicas? Elas protegem o cachorro tanto do frio quanto do calor, são formadas por uma camada de gordura que protege o cachorro das intensas temperaturas.

Por isso, os cães podem andar tanto na neve quanto em dia de calor, mas sempre com cautela para não machucar as patinhas.

Suor nas patinhas

Por conter glândulas de suor, os cães suam no meio das patinhas. Isso acontece devido ao funcionamento natural do próprio corpo, como por exemplo, manter a temperatura corporal equilibrada.

Foto: Canva

“Chulézinho”

Já sentiu um cheirinho de ‘’cheetos’’ vindo das patinhas do seu pet? Assim como nos humanos, o local pode ficar mais úmido e resultar no mau cheiro de suor.

Caso as almofadinhas fiquem molhadas, também existe a predisposição para o acúmulo de bactérias e fungos que causam o odor (chulé) na pata do seu pet.

Dica: para evitar o chulé na pata do cachorro, mantenha a limpeza das patinhas em dia. Principalmente após os passeios, use o produto Limpa Patinhas, da Petiko, para higienizá-las com praticidade e segurança!

Limpa Patinhas – disponível no SHOP.Petiko

Identificação de estresse

Através das patas também podemos identificar quando nosso peludo está estressado, se você notar um comportamento de lambedura das patas em excesso pode ser sinais de que está entediado ou estressado, podendo até causar feridas na região das patas.

Desta forma, para evitar o estresse do cachorro, os exercícios físicos, brincadeiras e jogos interativos para cães podem ajudar a diminuir quando o cachorro lambe muito a pata.

Hidratando as patinha

Sim, as patinhas do seu filho de quatro patas podem ser hidratadas! Aposte em produtos como o Hidrata Patinhas, da Petiko, a fim de hidratar as patinhas ressecadas e ásperas devido ao contato com chão quente. 

Hidrata Patinhas – disponível no SHOP.Petiko

No entanto, mesmo que as almofadinhas protejam a pata do cachorro, essa região tende a ficar mais áspera e seca com o tempo. Por isso, mesmo você cuidado para não passear com o cachorro em temperaturas intensas, os coxins podem desgastar.

Assim como as outras partes do corpo, as patas precisam de cuidados. A qualidade de vida e a locomoção dos cachorros estão diretamente relacionadas à saúde das patas.

As patinhas estão sujeitas a fungos e bactérias que podem gerar desconfortos e doenças nos cachorros. Por ser uma área úmida e escura, os parasitas gostam de se alojar na região, então lembre-se de cuidar muito bem das patinhas do seu peludo!

Leia também:
Novidade: Limpa Patinhas da Petiko
7 benefícios de passear com seu cachorro todos os dias
Novidade: Hidrata Patinhas da Petiko
Espirro reverso em cães: o que é e como solucionar?

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Leave a Reply