Nada melhor que ver nosso filho de quatro patas sorrindo, com dentes limpinhos e nenhum bafinho. Muito mais do que uma questão estética, saber como escovar dente de cachorro ajuda a prevenir infecções que podem causar doenças graves no seu pet.
Nem sempre é uma tarefa fácil, a principal recomendação dos especialistas é a limpeza diária do dente de cachorro, aliada à uma alimentação adequada e de qualidade. Além disso, petiscos funcionais e brinquedos são alternativas para auxiliar na prevenção de formação de tártaro em cachorro.
Dicas de como escovar os dentes do cachorro sem sofrimento
1 – Introduzir a escovação dentária aos poucos
No começo, o cão demonstrará resistência para deixar escovar os dentes; é necessário acostumá-lo. Nos primeiros dias, faça uma escovação simples e rápida só em alguns dentes; nesta fase de adaptação, utilize gaze para limpar o dente do cachorro, assim ele ficará menos incomodado.
2 – Escolher um momento tranquilo
Uma das melhores dicas de como escovar dente de cachorro é adaptar a higiene à rotina do pet. Para isso, conforme o hábito do seu cão, escolha um momento em que ele esteja mais relaxado à noite, no horário em que o pet estiver mais calmo, preparando-se para dormir, pode ser uma boa opção.
3 – Incentivar o cachorro na hora de escovar os dentes
O reforço positivo faz toda a diferença em momentos como esse. É importante que você faça bastante carinho no seu filho de quatro patas, chame ele carinhosamente e parabenize, assim, ele vai associar a escovação dentária com algo bom.
4 – Técnica de como escovar os dentes de cachorro
Faça movimentos circulares leves nos dentes, depois movimentos suaves de cima para baixo. Comece pelo lado externo do dente que é mais fácil, depois vá para o lado interno (o “lado da língua”); massageie, delicadamente, a gengiva.
5 – Utilize pasta de dentes para cachorro
NUNCA utilize pasta dental de humanos, pois possui componentes tóxicos para os cães. Além de ajudar na escovação, a pasta de dente desenvolvida especialmente para cachorro tem sabor (inclusive de carne) que pode cativar o seu pet, facilitando a higiene.
6 – Adquira uma escova de dentes para cachorro
Escolha uma escova específica para cães, no tamanho ideal para o porte do pet e com cerdas macias para não machucar a gengiva, tem escova tipo dedeira que pode facilitar a escovação, só comece a usar a escova de dente para cachorro quando você sentir que o seu pet já se acostumou com a escovação com gaze, sempre utilize a gaze para massagear e limpar as gengivas.
Ao seguir essas dicas, com certeza a rotina de higiene bucal do seu cachorro se tornará mais tranquila e eficiente. E se você gostou do conteúdo, compartilhe com outros tutores que também se preocupam com o bem-estar de seus filhos de quatro patas!
Leia também:
Tártaro em pets: confira 3 dicas para prevenir
Caninos: o snack da Petiko que cuida da saúde bucal dos pets
Brinquedos de corda: conheça os benefícios para os pets
Gastrite em pets: causas, sintomas e tratamentos