Como Eliminar Pulgas e Carrapatos e Deixar Seu Pet Livre da Coceira?

in , ,

Fala sério: ninguém merece ficar se coçando por aí!

Como Eliminar Pulgas e Carrapatos e Deixar Seu Pet Livre da Coceira?

Foto: Freepik

Se você tem um cachorro ou um gato, provavelmente já procurou por alguma forma de como eliminar pulgas e carrapatos, já que este é um dos problemas mais clássicos para os pets.

Mesmo sendo algo relativamente comum para os pets, é interessante saber que as pulgas são insetos da ordem Siphonatera, pequenos, de coloração escura e sem asas, ou seja, não voam – felizmente.

Porém, de aproximadamente 3 mil tipos existentes em todo o mundo, apenas 60 existem no Brasil!

Já em relação ao carrapato, a existência da doença muitas vezes não é conhecida por parte dos donos dos pets, o que é bastante perigoso.

Uma campanha feita por um hospital veterinário examinou 234 cães e descobriu que um a cada dez tinham a doença do carrapato, mas que seus donos nem desconfiavam disso.

Há casos, porém, em que fica mais fácil de identificar a presença das pulgas e carrapatos, especialmente quando o pet fica se coçando muito, sinal de alerta importante e que demanda cuidados rápidos para que seja eliminado de uma vez por todas.

Continue conosco para descobrir o que fazer para eliminar esses dois parasitas e permitir que seu aumigão (ou amigato) não sofra com a coceira e todos os outros problemas que podem ser desencadeados por eles!

Como eliminar pulgas e carrapatos de uma vez por todas?

Foto: Pixabay

Sem dúvidas, esta pode ser considerada como uma das dicas para seu cão viver mais e melhor, a qual também se aplica aos gatos, já que nenhum animalzinho merece ser hospedeiro dessas duas criaturas tão temidas.

Porém, infelizmente, uma pesquisa sobre como matar pulgas e carrapatos pode trazer resultados bem estranhos e até mesmo perigosos para os pets, ou seja, é fundamental saber como proceder para evitar qualquer situação indesejada

Algumas dicas seguras e que podem ser feitas a partir de hoje para se ver livre deste problema são as seguintes:

Aprenda de onde as pulgas e carrapatos vêm e como se propagam

Foto: Pixabay

A dica parece um pouco óbvia, de fato, mas funciona. Afinal de contas, muitas pessoas não sabem como esses bichinhos inconvenientes aparecem, o que pode abrir uma brecha para que a situação tão indesejada aconteça.

Ambos começam como ovos, geralmente encontrados em áreas que os pets gostam, como grama e carpetes, além de móveis.

Os ovos chocam e viram larvas, que se transformam em pupas (para pulgas) ou ninfos (para carrapatos) e, por fim, atingem a fase adulta, quando as fêmeas botam ovos e o processo recomeça.

Em ambientes externos, é importante redobrar o cuidado com animais selvagens (esquilos e gatos ferais, por exemplo), os quais podem carregar carrapatos e pulgas capazes de se instalar em seu jardim.

Já na parte interna da sua casa, é fundamental prestar atenção nas áreas mais propícias para o aparecimento de pulgas e carrapatos, como nas caminhas dos pets, além de ficar de olho para qualquer acontecimento estranho com o animal.

Faça um tratamento nos animais mesmo que não encontre nada de estranho neles

Foto: Pixabay

É normal procurar o que fazer para eliminar pulgas e carrapatos quando se encontra algum vestígio de seu aparecimento, mas essa não é a situação ideal.

Afinal, como diz aquele antigo ditado devidamente adaptado, é melhor saber como prevenir pulgas e carrapatos do que remediar o problema.

Periodicamente, utilize um remédio para pulgas e carrapatos que tenha sido indicado por um veterinário confiável, o que significa que ele cumprirá sua função adequadamente e deixará os parasitas longe, mesmo que ainda não tenham se instalado no cão ou no gato.

Alternativas não faltam, de remédios por via oral e tópica a shampoos e colares, como as excelentes opções de antipulgas e carrapatos do SHOP.Petiko. É só clicar no link para conferir! 😃

Analise seu pet com atenção

Foto: Pixabay

Não há nenhuma dificuldade em ficar bem pertinho do seu pet, o que na verdade é um prazer. Você pode aproveitar essa oportunidade para verificar com cuidado se ele não tem nenhum rastro de pulgas e carrapatos.

Comece pela pelagem. Ela deve estar com sua cor natural, de acordo com o padrão do seu aumigo. Caso note que ele está com queda de pelos em uma região específica ou com alguns pontinhos pretos e/ou brancos, redobre a atenção para ver se não há nada de errado ali.

Depois disso, pegue um pente antipulgas e passe por todo o seu pelo, ficando de olho em qualquer pulga ou lêndea (ovinhos) que encontrar. Por fim, use os dedos para percorrer o corpo do cachorro ou do gato em busca dos carrapatos, os quais ficam presos na pele.

Aproveite a oportunidade para brincar bastante com o seu querido amigo. Una o útil ao agradável!

Quer saber como eliminar pulgas e carrapatos com bicarbonato? Não faça isso!

Foto: @box.petiko

Como dissemos anteriormente, receitas caseiras não faltam para tentar se livrar desses seres indesejados, e uma delas fala sobre como eliminar pulgas e carrapatos com bicarbonato.

Para você ter uma ideia, essa mistura gera uma reação química quase que imediata, quando o líquido começa a borbulhar. Ela é bastante utilizada para fins de limpeza, como desengordurante (o que realmente dá certo), mas não faça isso para tirar pulgas e carrapatos dos seus pets!

Confira também: 14 macetes que todo dono de cachorro deve saber

Sempre conte com o auxílio de um veterinário para saber como proceder

Foto: Pixabay

Por último, mas de forma alguma menos importante, a recomendação é a de contar com um veterinário de sua confiança para saber quais são os melhores produtos a se utilizar para tratar do seu cãozinho ou gatinho que esteja com carrapatos e/ou pulgas.

Embora seja uma situação relativamente comum, deixar o problema sem tratamento pode evoluir para algo mais grave, como dermatite alérgica, doença do carrapato (babesiose), febre maculosa, erliquiose e doença de Lyme.

Em casos avançados, quem não sabe como eliminar pulgas e carrapatos e deixa o pet sem os devidos cuidados pode ter consequências irreversíveis, como na babesiose, erliquiose e febre maculosa, capazes de resultar até mesmo em morte em seus estágios posteriores.

Aprendeu como prevenir pulgas e carrapatos, bem como eliminá-los? Então coloque em prática!

Foto: Pixabay

A coceira é apenas um dos sintomas desses parasitas, que causam muito desconforto aos pets, podem incorrer em situações mais graves, propagar doenças para humanos (como a febre maculosa) e até mesmo levar os animais a óbito. Por isso, todo cuidado é pouco.

Nunca faça receitas caseiras, utilize qualquer tipo de medicamento ou tome alguma decisão sobre o tratamento sem o apoio de um veterinário de confiança, o qual analise a situação do animal para só então orientá-lo em relação a como proceder.

Além de aplicar o que aprendeu sobre como eliminar pulgas e carrapatos, aproveite a oportunidade para presentear seu pet com o BOX.Petiko, que chega em sua casa com produtos especiais e diferentes todos os meses. Assim, a alegria do cãozíneo ou gatíneo estará garantida! 🐶🐱

O que acharam das dicas? Quais cuidados você tem com seus pets em relação aos parasitas? Conta pra gente aqui embaixo 🙂

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Versão Felina de O Clone – Principezinho Said

ONGs Castigadas Pelas Chuvas de Verão: Como Ajudar