Proporcionar qualidade de vida ao seu gatinho vai muito além de comida, carinho e caixa de areia. Promover enriquecimento ambiental – ou seja, garantir a gatificação ao ambiente em que o gato vive – é uma excelente maneira de fazer seu gato ainda mais feliz.
Dessa forma, pensando em te ajudar nesta missão, falaremos a seguir sobre a importância do Enriquecimento Ambiental para os gatos, além de darmos dicas especiais para você transformar o dia a dia do seu peludo. Olha só:
Índice
- 1 Afinal, o que é enriquecimento ambiental felino?
- 2 Aprenda a promover enriquecimento ambiental ao seu gato
- 2.1 Tocas para momentos de relaxamento e descontração
- 2.2 Arranhadores para diminuir o estresse e cuidar das unhas
- 2.3 Fontes de água para incentivar a hidratação e a diversão
- 2.4 Brinquedos recheáveis tornam a brincadeira mais interessante
- 2.5 Caminhas que façam jus à arte de dormir
- 2.6 Brinquedos com guizos, penas e catnip garantem muita diversão
- 2.7 Varinhas que estimulam o instinto de caça
Afinal, o que é enriquecimento ambiental felino?
Enriquecimento ambiental, ou gatificação, nada mais é do que tornar o ambiente em que o gato vive mais interessante, desafiador e divertido.
Quando não há esses estímulos, existem grandes chances dos bichanos se sentirem entediados, ansiosos e até deprimidos, desencadeando comportamentos inapropriados, como:
- Isolamento;
- Excesso ou falta de alimentação;
- Automutilação;
- Compulsividade;
- Agressividade com humanos ou outros pets.
Além do bem-estar mental, o enriquecimento ambiental gera saúde física aos gatos. Os estímulos proporcionados pela gatificação do ambiente incentiva o exercício físico, auxiliando no gasto de energia e, até mesmo, contribuindo com o controle do peso.
Todo esse conjunto torna o gatinho mais saudável e, principalmente, ainda mais feliz.
Aprenda a promover enriquecimento ambiental ao seu gato
O enriquecimento ambiental para gatos vai muito além da verticalização de ambientes – técnica onde colocamos prateleiras, nichos e até pontes distribuídas em uma parede para que o bichano possa circular nas alturas.
A verticalização é extremamente recomendada para o bem-estar e diversão dos gatinhos, mas nem sempre temos espaço e recursos disponíveis para essa adaptação.
Por isso, trouxemos dicas para enriquecer o ambiente do seu gatinho de maneira fácil e superdivertida.
Tocas para momentos de relaxamento e descontração
A princípio, os tutores sabem o quanto os gatos amam se esconder em tocas tanto para brincar quanto para relaxar. Portanto, oferecer esses esconderijos para seu bichano é uma ótima ideia!
Ao longo dos anos, a Petiko desenvolveu tocas com diferentes estímulos (como formatos, texturas e tamanhos), mas um único propósito: tornar os esconderijos do seu bichano mais divertidos.
Arranhadores para diminuir o estresse e cuidar das unhas
Os felinos na natureza costumam usar árvores, pedras e cascalhos para diminuir o estresse, afiar ou higienizar as unhas e se exercitar. Esse instinto se mantém vivo nos gatos domésticos e, por essa razão, eles costumam afiar as unhas na mobília da casa.
Esse comportamento não deve ser repreendido, e sim, redirecionado. Não é à toa que a Petiko desenvolveu arranhadores exclusivos, com divertidos estímulos, para atrair a atenção e despertar a curiosidade dos bichanos.
Fontes de água para incentivar a hidratação e a diversão
Não é novidade que os gatos precisam ser estimulados a beberem água, devido à predisposição a doenças renais.
Esse cuidado com a saúde pode ser atrelado à diversão do seu gatinho através da instalação de fonte de água na sua casa – a presença de água corrente aguça a curiosidade dos bichanos ao mesmo tempo em que se conecta com os instintos naturais dos felinos.
Brinquedos recheáveis tornam a brincadeira mais interessante
Apresentar novas maneiras de alimentação ao seu bichano pode ser uma ótima ideia – principalmente quando o gatinho está acima do peso.
Colocar ração, sachê, patê ou petisco dentro de um brinquedo recheável é superindicado por especialistas em felinos. Ao se movimentar, o brinquedo libera o alimento aos poucos, estimulando a brincadeira e o exercício físico enquanto o pet se alimenta.
Caminhas que façam jus à arte de dormir
Você sabia que os gatos costumam repousar entre 12 e 18 horas por dia? Esse tempo é dividido entre o sono profundo e leves cochiladas para repor as energias.
É interessante variar as possibilidades de descanso dos bichanos oferecendo mais de um tipo de caminha. Além daquela cama fofinha e aconchegante, que tal apresentar ao seu gatinho uma opção em um local mais elevado, como um armário ou mesa?
Além disso, como foi dito anteriormente, caminhas em formato de toca também são ótimas opções para garantir um bom sono felino.
Brinquedos com guizos, penas e catnip garantem muita diversão
Os gatinhos amam quando os brinquedos lembram presas reais, não é à toa que as penas fazem tanto sucesso nas brincadeiras felinas. Além disso, os guizos também chamam a atenção dos bichanos que se divertem usando as patinhas e a boca para “caçar” aquele brinquedo.
A catnip também faz toda a diferença nas brincadeiras, afinal, a erva do gato é um atrativo felino que estimula o interesse dos gatos pelo brinquedo enquanto auxilia na redução do estresse, da ansiedade e proporciona bem-estar aos bichanos.
Varinhas que estimulam o instinto de caça
Geralmente, esse tipo de brinquedo conta com estímulos extras como penas e guizos, que aguçam os sentidos dos gatos, estimulando a brincadeira. Ao se movimentar pra lá e pra cá, a varinha despertará a curiosidade dos bichanos, que vão se divertir “caçando” essa misteriosa presa.
Além disso, as varinhas fortalecem a amizade entre o tutor e seu gato por estimular brincadeiras interativas.
No SHOP.Petiko, você encontra diversas opções de enriquecimento ambiental para o seu gato. Clique aqui para conferir!
Agora que você conhece todos os benefícios do enriquecimento ambiental felino, que tal começar a aplicar essas técnicas em sua casa? Temos certeza de que seu bichano amará essas mudanças que proporcionarão mais bem-estar e felicidade a ele!
Leia também:
A importância de limpar os brinquedos do seu pet
5 dicas para escolher os melhores petiscos para os pets
Brinquedos para cães e gatos: as 6 principais regras
Entenda por que os gatos comem grama