Você sabia que assim como as mulheres, as cadelas também podem ter gravidez psicológica? Esse fenômeno é chamado ‘’pseudociese’’ que consiste na combinação de comportamentos e sintomas clínicos da gestação sem que a fêmea esteja realmente grávida. Apesar de raro, é possível que essa condição também ocorra com gatas.
Principais sintomas da gravidez psicológica
Os principais sintomas da pseudociese, tanto em cadelas quanto em gatas incluem:
- Tetas inchadas;
- Produção de leite;
- Inchaço abdominal;
- Uivos frequentes;
- Adoção de objetos como filhotes;
- Falta de apetite;
- Agressividade;
- Depressão;
- Possessividade com o ninho.
Além disso, a grande produção de leite pode levar à inflamação das mamas. É comum que a fêmea fique lambendo o local por causa da dor, podendo até mesmo se ferir por lamber excessivamente.
Causas da gravidez psicológica
Durante o período de cio, as cadelas e as gatas passam por alterações hormonais devido à ovulação.
Acredita-se que a pseudociese em pets ocorra devido a uma queda rápida na concentração de progesterona, seguida de um aumento na concentração de prolactina, embora não se saiba ao certo o que causa essa condição.
Tanto na gravidez real e na gravidez psicológica, os níveis de progesterona se mantêm elevados, mas na pseudociese ocorre uma rápida queda, associada à sensibilidade aumentada da cadela à prolactina.
A prolactina é responsável pela produção de leite e pelo comportamento maternal, mesmo que a cadela não esteja realmente grávida.
Essa flutuação hormonal durante o ciclo reprodutivo das fêmeas é responsável pelos sintomas da gravidez psicológica. Mesmo que a cadela ou a gata ovule naturalmente devido ao aumento da progesterona, a pseudociese pode ocorrer em qualquer cio, mesmo sem apresentar sinais clínicos evidentes.
Como tratar a gravidez psicológica
Assim que suspeitar da gravidez psicológica na sua cadela ou gata, é preciso consultar o veterinário para o correto diagnóstico e possível medicação.
Assim como qualquer outra condição de saúde, o remédio para essa condição em pets precisa ser prescrito por um profissional. Nada de pesquisar na internet remédios e dar ao seu pet, combinado?
Leia também:
Alergia alimentar em cães: como identificar?
Giardíase: o que é e como tratar
Otite canina: saiba tudo sobre essa doença
Como prevenir problemas no trato urinário dos pets?