Gravidez psicológica em pets: como identificar?

in ,

Assim como os humanos, os pets também podem desenvolver gravidez psicológica. Venha saber tudo sobre essa condição, no conteúdo a seguir!

Você sabia que assim como as mulheres, as cadelas também podem ter gravidez psicológica? Esse fenômeno é chamado ‘’pseudociese’’  que consiste na combinação de comportamentos e sintomas clínicos da gestação sem que a fêmea esteja realmente grávida.  Apesar de raro, é possível que essa condição também ocorra com gatas.

Principais sintomas da gravidez psicológica

Cachorro com brinquedo de pelúcia
Foto: Canva

Os principais sintomas da pseudociese, tanto em cadelas quanto em gatas incluem:

  • Tetas inchadas;
  • Produção de leite;
  • Inchaço abdominal;
  • Uivos frequentes;
  • Adoção de objetos como filhotes;
  • Falta de apetite;
  • Agressividade;
  • Depressão;
  • Possessividade com o ninho.

Além disso, a grande produção de leite pode levar à inflamação das mamas. É comum que a fêmea fique lambendo o local por causa da dor, podendo até mesmo se ferir por lamber excessivamente.

Causas da gravidez psicológica

Gato deitado na cama
Foto: Canva

Durante o período de cio, as cadelas e as gatas passam por alterações hormonais devido à ovulação.

Acredita-se que a pseudociese em pets ocorra devido a uma queda rápida na concentração de progesterona, seguida de um aumento na concentração de prolactina, embora não se saiba ao certo o que causa essa condição.

Tanto na gravidez real e na gravidez psicológica, os níveis de progesterona se mantêm elevados, mas na pseudociese ocorre uma rápida queda, associada à sensibilidade aumentada da cadela à prolactina.

A prolactina é responsável pela produção de leite e pelo comportamento maternal, mesmo que a cadela não esteja realmente grávida.

Essa flutuação hormonal durante o ciclo reprodutivo das fêmeas é responsável pelos sintomas da gravidez psicológica. Mesmo que a cadela ou a gata ovule naturalmente devido ao aumento da progesterona, a pseudociese pode ocorrer em qualquer cio, mesmo sem apresentar sinais clínicos evidentes.

Como tratar a gravidez psicológica

Cachorro no veterinário
Foto: Canva

Assim que suspeitar da gravidez psicológica na sua cadela ou gata, é preciso consultar o veterinário para o correto diagnóstico e possível medicação.

Assim como qualquer outra condição de saúde, o remédio para essa condição em pets precisa ser prescrito por um profissional. Nada de pesquisar na internet remédios e dar ao seu pet, combinado?

Leia também:
Alergia alimentar em cães: como identificar?
Giardíase: o que é e como tratar
Otite canina: saiba tudo sobre essa doença
Como prevenir problemas no trato urinário dos pets?

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

BOX.Petiko: conheça a edição “Petiko na Itália”

BOX.Petiko: conheça a edição “Petiko na Itália”

Brinquedos para filhotes de cachorro: confira as opções

Brinquedos para filhotes de cachorro: confira as opções