Otite canina: saiba tudo sobre essa doença

in ,

Além dos humanos, os cães também podem sofrer de otite. Por isso, hoje você vai conferir as causas, os sintomas e o tratamento da otite canina. Vamos lá?

A otite em cães é caracterizada pela dor de ouvido em cachorro, como se fosse uma inflamação do ouvido. Essa complicação pode acontecer com qualquer cachorro, mas é bem comum em raças que possuem as orelhas caídas, como os Beagles.

Isso ocorre porque dentro do ouvido dos cães existem fungos naturais e bactérias, que são saudáveis e importantes para o organismo. Porém, quando o local fica úmido, ou a imunidade do nosso filho de quatro patas cai, a produção desses fungos e bactérias pode aumentar e favorecer a infecção do local, provocando a otite.

A otite canina é uma doença que pode ser classificada de acordo com a porção do órgão auditivo que foi afetada e categorizado de três formas: externa, média e interna. 

Se não tratada, essa infecção pode avançar e se tornar uma otite crônica em cães. A otite crônica em cães tem cura, mas pode trazer consequências irreversíveis ao seu amiguinho.

Principais sintomas da otite canina

Cachorro recebendo carinho na orelha
Foto: Canva

Quanto mais rápido você identificar uma doença, mais eficiente será o tratamento. E a boa notícia em relação à otite canina é que, quando ela ocorre, os cachorros costumam demonstrar incômodo na região. 

Por isso, fique sempre atento quando seu filho de quatro patas:

  • Balançar a cabeça com frequência;
  • Coçar a região da orelha (seja com as patinhas, ou esfregando-as no chão);
  • Sentir dor ao coçar as orelhas;
  • Apresentar secreção no conduto auditivo e excesso de cera;
  • Cheiro forte na região das orelhas.

Em casos mais avançados, essa complicação pode, ainda, comprometer o sistema neurológico, prejudicando a audição do cachorro permanentemente. Dessa forma, é importante consultar um médico veterinário sempre que notar que algo não vai bem com seu pet!

Tratamento da otite canina

Veterinária examinando cachorro com otite canina
Foto: Canva

Ao perceber sintomas de otite canina, o veterinário vai examinar o conduto auditivo do cãozinho a fim de verificar a inflamação e observar se há algum objeto estranho. Descartada essa possibilidade, ele pode tirar amostras de cera a fim de verificar se há presença de fungos, ácaros e bactérias.

Em caso negativo, é comum que o veterinário peça outros exames para identificar a causa da otite. Isso é importante porque o tratamento para otite canina vai depender da origem do problema.

Como prevenir a otite canina?

Tutora limpando orelha de cachorro com otite canina
Foto: Canva

Embora existam diversas causas para a otite canina, de maneira geral, é possível diminuir o risco de o cachorro ter essa doença tomando alguns cuidados, como, por exemplo:

  • Sempre leve o cachorro a locais de confiança para tomar banho. É preciso ter certeza de que os ouvidos do animal estarão protegidos no processo;

  • Quando der banho em casa, procure usar protetores auriculares no pet e seque bem as orelhas dele;

  • Nunca remova os pelos da orelha do cachorro. Eles são essenciais para fazer a proteção do conduto auditivo.

Além desses cuidados, também verifique se não há nenhum cheiro ou secreção suspeita no local e claro, limpe as orelhas do seu filho de quatro patas frequentemente e adequadamente para evitar a proliferação de fungos.

Leia também:
3 maneiras de promover enriquecimento alimentar aos pets
O que preciso saber para levar meu cachorro à praia?
Por que o cachorro lambe o tutor? Descubra agora!
Comedouro elevado faz bem para o meu pet?

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Abril Laranja: prevenção contra a crueldade animal

Abril Laranja: prevenção contra a crueldade animal

Suplementos para pet: Commplet Mix

Suplemento para pets: conheça os benefícios para a saúde