Giardíase: o que é e como tratar

in ,

Você já ouviu falar na giárdia canina, também conhecida como giardíase? Essa doença pode oferecer grandes riscos à saúde dos pets, por isso, explicamos como proteger seu cãozinho deste perigo. Confira a seguir!

A Giardíase é considerada uma zoonose. Mas primeiro, o que é isso? Zoonose são todas as doenças que podem ser transmitidas de animais para humanos, ou vice-versa.

Causada pelo protozoário Giardia lamblia, a Giardíase provoca gastroenterite, e em casos mais avançados, gastroenterite hemorrágica, podendo levar ao óbito. O animal acometido apresenta uma série de sintomas como: vômitos recorrentes, diarreia com muco, gases e perda de peso, pois ela interfere diretamente no funcionamento da função gastrointestinal de seu hospedeiro.  No entanto, a maioria dos cães enfrenta essa doença de forma assintomática, ela é transmitida no momento em que um indivíduo ingere os cistos que foram eliminados de um ser contaminado através das fezes.

É importante se atentar, pois fontes de água não tratadas e a ingestão de alimentos não lavados são métodos bastante comuns de infecção. Portanto, o cuidado com a higiene do que está sendo ingerido é fundamental no combate à proliferação da doença.

Quais são os riscos?

Além dos sintomas informados anteriormente, por conta da alta frequência de vômitos e diarreias, é possível que se desenvolva junto com a doença um quadro de desidratação, que por sua vez, pode resultar em diversos outros sintomas: confusão mental, tontura e, em casos mais graves, insuficiência renal e diminuição da urina.

Como tratar?

Giardíase: o que é e como tratar
Foto: Canva

Caso comece a notar algum sinal clínico no seu pet, é indispensável que você entre em contato com um veterinário, para que exames possam ser feitos e o tratamento correto iniciado de acordo com as características do quadro e do animal doente.

Por se tratar de uma Zoonose, é recomendado que o tutor também fique atento aos sintomas, e caso sinta algum desconforto gastrointestinal, buscar ajuda médica, para identificar o problema e iniciar o tratamento.

Formas de prevenção

A forma mais eficaz de prevenção da doença é através da vacinação. O protocolo pode ser iniciado quando o pet ainda for filhote, e após a aplicação das primeiras doses, se tornará uma vacina anual.

Mas além da vacinação, existem medidas que podem evitar o contágio, como garantir que seu pet fique longe de alimentos possivelmente contaminados (perto de lixeiras comunitárias, por exemplo), e que ele consuma apenas água tratada. Deste modo, as chances de contaminação reduzirão.

Vale ressaltar que qualquer medida preventiva não chega aos pés da eficácia da vacinação. Mesmo vacinado, o seu pet pode contrair a Giardíase, mas enfrentará a doença de forma branda, assim como os seres humanos com outras doenças, como coronavírus, catapora, entre outras.

Portanto, se deseja vacinar o seu pet entre no link e chame um buddy veterinário para aplicar a vacina no conforto da sua casa, proporcionando uma experiência menos estressante para o seu pet, e mais prática para você, pois não irá precisar transportar seu animal!

Leia também:
Conheça as principais vacinas para cães e gatos
Gravidez psicológica em cães: como funciona?
Picada de aranha e abelha em pet: saiba o que fazer
Alimentação natural para pets: como funciona?

Marina Pais

Escrito por Marina Pais

Médica veterinária formada pela FESO, CRMV RJ 15058, é co-founder da buddy.vet, uma plataforma de serviços de saúde pet em domicílio no Rio de Janeiro.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Coprofagia: o que é e como resolver

Coprofagia: o que é e como resolver

Placa de identificação: mais segurança para seu pet