Pela Liberdade de Bambi: a Luta para Transferir a Elefanta de 50 Anos para Santuário

in

Bambi nunca teve a liberdade como opção. Agora, tem. Pode ser transferida para o Santuário de Elefantes Brasil. Saiba mais!

A perda de peso é significativa e visível. 
Possivelmente, está cega de um olho. 
Passa parte do seu tempo em um recinto de chão de concreto, sem sol. 

Antes e depois: à esquerda, Bambi em 2014. À direita, Bambi hoje.

Essa é a situação atual de Bambi, elefanta asiática de, aproximadamente, 50 anos, no Bosque Zoo Fabio Barreto, em Ribeirão Preto, SP.

Capturada da natureza, foi explorada pela indústria circense por quase toda a vida.

Pela Liberdade de Bambi

Segundo registros, em 2009, depois da lei que proíbe a utilização de animais selvagens em espetáculos de circo em algumas regiões, foi encontrada em um sítio localizado na cidade de Limeira, com uma das patas presa e rodeada por uma cerca elétrica.

O dono da propriedade não tinha autorização do Ibama para mantê-la e foi denunciado por maus-tratos. 

Bambi no Zoo de Leme, em 2014.

Enquanto aguardava a decisão da Justiça, foi enviada para o Zoológico de Leme, que, apesar dos esforços dos colaboradores para lhe oferecer uma vida melhor, não tinha estrutura adequada para recebê-la.

Em 2014, foi transferida para o zoológico de Ribeirão Preto, onde, até hoje, divide o espaço com Maison – outra elefanta asiática com quem não tem afinidade. Por falta de entendimento entre as duas, ambas sofrem: têm que se revezar no próprio recinto. Enquanto uma fica do lado de fora, a outra fica do lado de dentro. 

Desde o início da quarentena causada pela pandemia do novo coronavírus, de acordo com nota do próprio zoológico, as duas permanecem separadas por uma cerca – o que, convenhamos: são animais com mais de quatro toneladas.

Uma cerca como esta não é obstáculo para uma possível desavença mais séria, a qual, por uma diferença física gigantesca e óbvia, seres humanos não conseguiriam controlar sem danos para as duas espécies.

Bambi e Maison no Bosque Zoo Fabio Barreto, em Ribeirão Preto.

Bambi nunca teve a liberdade como opção. Agora, tem. 

Pode ser transferida para o Santuário de Elefantes Brasil, localizado na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, que conta com 1.140 hectares de área nativa preservada – um espaço equivalente a 1.736 campos de futebol, com estrutura adequada e equipe qualificada, com décadas de experiência na recuperação de elefantes cativos, preparada para oferecer todos os cuidados que Bambi inspira, não só pela idade avançada, mas por todas as sequelas provocadas pela vida de solidão e maus-tratos, evidentes e indiscutíveis.

A equipe de apoio da organização tem vasta experiência nesse tipo de resgate. O mais recente foi o de Mara, elefanta trazida do ex-zoológico de Buenos Aires, que percorreu 2.750 km para chegar ao Santuário e, hoje, ao lado das demais residentes – as também resgatadas Maia, Rana e Lady – desfruta da liberdade de poder fazer o que bem quiser com o seu tempo.

Entretanto, Bambi aguarda, desde janeiro de 2019, o parecer final da Secretaria do Meio Ambiente sobre a sua transferência para o Santuário, que está à disposição para realizar o traslado sem custos financeiros para o zoológico ou para a Prefeitura de Ribeirão Preto. Ainda assim, até agora, não houve nenhuma manifestação em favor de sua liberação.

A decisão tardia das autoridades pode levar à sua partida precoce: quanto mais a Justiça demora, mais a sua saúde mental e física se deteriora.  

Existem vários argumentos – alguns, inclusive, sem fundamento técnico – para deixá-la onde está. Mas não existe justificativa que nos dê o direito de continuar impedindo Bambi de ser quem ela nasceu para ser: um elefante livre. 

* Com a colaboração de Danilo Martins Palma.

Conheça o Santuário de Elefantes Brasil: http://santuariodeelefantes.org.br/

Assine a petição: https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/prefeitura_municipal_de_ribeirao_preto__prefeitura_de_ribeirao_preto_comece_a_agir_e_libera_a_elefanta_bambi_liberabambi

Texto relacionado: Quer Fazer um Trabalho Voluntário?

Carol Zerbato

Escrito por Carol Zerbato

Escritora, publicitária e ativista pelos direitos dos animais, Carol Zerbato já foi locutora e repórter; trabalhou com comunicação corporativa e assessoria de imprensa; e atuou como redatora e revisora. Foi uma das embaixadoras da campanha contra a Leishmaniose Canina e é uma das madrinhas do Santuário de Elefantes Brasil. É autora do livro Ativismo Consciente: A importância da Inteligência Emocional na Causa Animal, criadora da Cachorra Carol, palestrante e mãe de três filhos: Rachel, a mais velha, uma labralata; Deloris, a do meio, uma gata vira-lata; e Ben, o caçula, um humano.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

DIY: Como fazer uma Caixa dos Mistérios para Gatos com o BOX.Petiko

Animais Silvestres como Pets: O Que a Lei Diz