Provavelmente você já deve ter visto seu peludinho comendo grama, né? Isso pode acontecer por muitos motivos diferentes.
Entre motivos relacionados a doenças ou sensações, está a curiosidade. Sim, cachorros curiosos acabam descobrindo que gostam de comer graminha pelo simples fato de serem atraídos pelo cheiro e pela textura.
Este seria o passo inicial para que eles definitivamente comam grama. No entanto, há várias outras explicações e contextos que fazem parte desta prática. Separei alguns deles abaixo:
1 – Dores no estômago
Se você notar seu peludinho comendo grama, pode ser que ele esteja com dores no estômago ou enjoos.
Se você já reparou que o seu cãozinho começou a mastigar uma grama ou um mato aleatório durante os passeios para queima de energia, pode desconfiar que ele está com algum desconforto estomacal.
2 – Ajudar ele a vomitar algo que está incomodando
Outro aspecto muito popular sobre a mastigação de graminha, é a necessidade que o cachorro tem de vomitar alguma coisa. Ou seja, ele sente que algo o está incomodando e, por isso, tenta colocar pra fora com a ingestão de grama. Às vezes dá certo, às vezes não.
Só que mesmo que o cachorro não vomite, pode ser que aquilo que estava meio “atravessado” na garganta, desça junto com a grama. Ou seja, a grama ingerida acaba ajudando de uma forma ou de outra: ou causando vômito, ou fazendo a comida descer de maneira mais rápida.
É importante lembrar que se você notar algo muito estranho, leve-o até o veterinário para examiná-lo.
3 – Melhora no trato intestinal
O cachorro come mato, também, porque ele sabe que a graminha é uma excelente fonte de fibras! Ou seja, ele realmente vai gostar de comer aquilo que lhe faz bem. Então, se ele experimentar a grama pela primeira vez, saiba que será bem comum ele repetir a dose às vezes.
- A fibra é uma das melhores maneiras de fazer o intestino do cachorro funcionar de maneira mais ativa. Afinal, a fibra ajuda a conduzir tudo pelo trato intestinal e, assim, seguir um fluxo mais livre. Além disso, a fibra ajuda a absorver gorduras que estejam atrapalhando o caminho do trato intestinal, deixando o cão mais saudável;
- A ingestão de fibras é muito importante para nós e para os cachorros. E já que eles adoram comer uma graminha, basta acompanhar de perto para prevenir a ingestão de plantas venenosas e deixar o animal comer. É claro que tudo que é demais, faz mal.
Leia também:
Por que meu cachorro dorme de olhos abertos?
Conheça as principais vacinas para cães e gatos
Por que meu cachorro mexe no lixo?
Picada de aranha e abelha em pet: saiba o que fazer