Por que meu cachorro mexe no lixo?

in , ,

Você já se viu seu cachorro mexendo no lixo de casa? Ou então, chegou em casa e se deparou com o lixo revirado? Nós te explicamos os motivos que levam os cães a mexerem no lixo e também ajudamos a evitar esse comportamento. Confira!

Já chegou em casa e foi surpreendida (o) com o quintal cheio de lixo?!
Eu já, rsrs. Agora eu to rindo, mas na hora deu aquela vontade de chorar, não é mesmo?

O cachorro revirando lixo é mais comum do que se pensa. Seja para matar a fome, saciar a curiosidade ou acabar com o tédio: muitos cães não resistem à tentação de mexer nas lixeiras da casa. Mas esse tipo de comportamento não é nada agradável, né?! E essa situação pode trazer vários riscos para a saúde do cachorro. 

O que leva meu pet a revirar o lixo?

Por mais que alguns cachorros tenham tendência a ter esse tipo de comportamento, essa é uma atitude que não deve ser naturalizada e é importante evitá-la ao máximo. 

Por que meu cachorro mexe no lixo?
Foto: Canva

Muitas vezes o que pode motivar seu filho de quatro patas a revirar o lixo é o anseio para encontrar restos de comida humana, tédio e, em alguns casos, isso também pode ser derivado da falta de limites imposta pelo tutor. O problema nisso tudo é que, ao mexer no lixo, o cãozinho pode sofrer sérias consequências. 

Pois ele pode ter intoxicação alimentar por comer algo estragado ou algo que ele não possa ingerir. Desta forma, o melhor a se fazer é buscar alternativas de como ensinar cachorro a não revirar o lixo. 

Aqui em casa, o Snowzinho mexe no lixo quando deixamos ele sozinho em casa e esquecemos o lixo no quintal, então sempre procuramos lembrar para levar até a lixeira para evitar isso.

Dicas de como evitar

O Snowzinho não suporta ficar sozinho, ele adora a nossa companhia! Mas nem sempre podemos ficar em casa fazendo companhia pra eles, né?! E quando esquecemos o lixo no quintal, às vezes acontece dele revirar, então sempre procuramos lembrar para levar até a lixeira para evitar isso. 

Por que meu cachorro mexe no lixo?
Foto: Canva

1. Busque ensinar seu peludinho conceitos de obediência

  • O primeiro passo é conhecer o seu pet para saber quais técnicas podem funcionar com ele ou não. Uma das formas mais comuns de como ensinar o cachorro esses comandos é utilizando petiscos como “recompensa”. Ou seja,  quando o seu pet age da maneira certa, ele ganha um biscoitinho ou outro mimo pelo bom comportamento;
  • Outra possibilidade é utilizar brinquedos como prêmio por não revirar o lixo;
  • Vale lembrar que os cachorros são animais muito inteligentes, então reforços verbais também podem ajudar bastante na hora de tentar ensinar cachorro a ter um bom comportamento;
  • Estímulos positivos podem funcionar muito bem, da mesma forma que punições verbais quando o cãozinho tem alguma atitude errada podem ser uma boa forma de corrigir certas atitudes.

2. Exercícios físicos ajudam o cãozinho a fugir do tédio

Além de saber como ensinar o cachorro alguns comandos de obediência, outro ponto importante são os passeios diários. Essa é a melhor forma do cãozinho gastar energia e fugir do tédio. O cachorro entediado pode ser um grande problema para os tutores, pois pode desencadear uma série de comportamentos destrutivos que  o prejudicam. 

3. Sempre mantenha seu cachorro bem alimentado

Em alguns casos, o motivo por trás do cachorro revirando lixo também pode ser a fome. Por isso, é importante cuidar sempre muito bem da alimentação do seu amigo de quatro patas. A ração para cachorro deve ser adequada para a idade do animal e na quantidade indicada pelo fabricante. Se o cãozinho estiver bem alimentado, dificilmente ele vai atrás de restos de comida no lixo da sua casa.

Leia também:
Lambe Lambe: conheça este comedouro interativo
Curiosidades sobre o corpo dos cães
7 cachorros que fizeram uma bagunça no jardim
Seu cachorro pode ajudar na saúde mental

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Para Sempre Bruce: Livro ajuda a lidar com o luto pelo animal de estimação

Livro ajuda a lidar com o luto pelo animal de estimação

Viagem de fim de ano com o pet: o que levar?

Viagem de fim de ano com o pet: o que levar?