Por Que os Cães Cavam? Entenda os Motivos que Levam os Cães a Cavar e Saiba Como Impedir

in ,

Confira aqui o porque os cães cavam, os principais motivos e as medidas que devem ser feitas para impedir que seu cãozinho tenha esse hábito.

Cavar é algo natural para os cães, mas quando isso acontece com certa frequência pode ser sinal de que algo não vai bem com seu animalzinho de estimação ou apenas que ele está exercitando seu instinto.

Entenda alguns motivos que levam os cães a cavar

1. Deixar algo em segurança

Fonte: Own The Yard

Quando os cachorros têm em sua posse algo muito valioso para eles, como um osso ou brinquedo, eles podem se utilizar da sua habilidade em cavar para esconder aquele objeto e deixá-lo em segurança para depois pegá-lo novamente em outro momento mais tranquilo.

2. Tédio e ansiedade

Foto: Reddit

Cães que cavam muito estão possivelmente tendo uma rotina pobre, com pouca ou nenhuma atividade diária, e, na falta do que fazer e como forma de extravasar tanta energia acumulada, acabam cavando para se distrair, ou mesmo para chamar atenção de seus tutores.

3. Investigação

Foto: Dog Time

Os cães são animais extremamente curiosos e podem cavar no intuito de investigar alguma movimentação ou cheiro embaixo da terra.

4. Ancestrais cavadores

Foto: Wikimedia

O instinto de cavar pode estar relacionado também à ancestralidade dos cães. Existem diversas raças que foram sendo desenvolvidas para caça (principalmente de roedores) e que cavam ao procurar suas presas.

5. Procurar local fresco

Foto: Pet Central

Em dias muito quentes, é possível que os cachorros tenham o hábito de cavar em busca de um local mais fresco para alojar-se. E a terra parece uma ótima opção!

6. Comer terra

Foto: Purina

Por conta de deficiências nutricionais causadas por má alimentação ou parasitoses, os cães podem cavar no intuito de comer terra como uma forma de suprir nutrientes.

Como evitar que seu cão cave

  • O mais importante é certificar-se de que a saúde do seu animal está em dia e se não há nenhuma deficiência nutricional ou parasitose afetando-o.
  • É fundamental também garantir uma rotina de atividades para seu cachorro: passeios diários para gasto de energia física e enriquecimento ambiental para gasto de energia mental.
  • Além de realizar essas atividades para gasto de energia, guarde um tempinho do seu dia para fazer brincadeiras com ele e passar um tempo de qualidade com seu melhor amigo!
  • Outra coisa que pode ajudar temporariamente é colocar as fezes do próprio animal nos lugares em que ele costuma cavar. Isso ajudará a fazer com que o cão pare de cavar naquele local em específico, porém, logo ele poderá procurar outro lugar para cavar e assim continuar.
  • Em último caso, separe algum lugar no quintal para que o cachorro possa realizar seu hábito natural de cavar, seja um canto do gramado ou uma caixa de areia e recompense-o por cavar somente ali.

Seu cão costuma cavar buracos? Este artigo esclareceu algumas dúvidas? Conta pra gente nos comentários!

Rebeca Cianca

Escrito por Rebeca Cianca

Adestradora, Pet Sitter (babá pet) e Dog Walker (Passeadora de cães); Auxiliar Veterinária; Contínua estudante. Sempre buscando aprimorar seus conhecimentos em Comportamento e Saúde animal para uma melhor qualidade de vida dos nossos bichinhos de estimação.

Comentários

Leave a Reply
  1. Já sim , mas as minhas cachorras são espertas e fico observando uma das delas faziam pois cavava um biscoito, uma bola e brinquedos , não é estranho ?????

  2. Amo animais de estimação de qualquer espécie, por isso gostaria de sempre receber informações de tudo sobre como tratar desses amigos queridos 👍👏🤩😘

  3. Achei bem interessante, mais gostaria de saber porque eles ficam arranhando o chão o lençol ou a cama como se estivesse limpando o local.

  4. Graças a Deus o meu cachorro não tem o hábito de cavar, mas igualmente agradeço pelas informações acima.

  5. Muito bom, serviu como uma luva para mim, às vezes perco a paciência quando meus pets cavam o vaso, várias vezes, e olha que eles tem brinquedos, mas, eles gostam que brincamos com eles, faço isso, sempre que posso, mas, eles querem toda hora, ainda mais que parei de caminhar com eles por causa da quarentena,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Dermatite Atópica Canina: Saiba Tudo Aqui

Conheça o BOX.Petiko Para Gatos