Existem cães que são mais ‘’desapegados’’ e não fazem tanta questão de estar o tempo todo colados com a família. Enquanto isso, outros cãezinhos são tão apegados aos donos que os seguem por todos os cômodos da casa, querendo estar sempre por perto.
Me conta aí, o seu é desapegado ou apegado? Confesso que o Snow é apegadíssimo, não gosta de ficar sozinho, vivo dizendo que é a minha ‘’sombrinha’’.
Índice
Devo me preocupar?
E a resposta é não! Seu filho de quatro patas ser apegado não é nenhum tipo de carência ou dependência emocional. É apenas uma forma de o cão estar próximo de quem ele ama, seja protegendo ou tendo como uma referência.
Cachorro que acompanha o tutor preferido
Seja na sala, quarto, banheiro, cozinha ou quintal, o ato é um caso sério de ‘’AUmor’’, porque o cachorro segue o dono até no banheiro. O que explicaria essa atitude é que os cães costumam querer ficar próximos de quem oferece mais afeto a eles.
Ou seja, é comum que ele siga o tutor que dê o que ele precisa: carinho, comida, água e brincadeiras. Isso porque ele sabe que, com aquela pessoa, não ficará desamparado. Isso não quer dizer que outros tutores não deem atenção a ele, mas ter um membro favorito na família pode ser real.
Como seu pet não sabe falar “obrigado”, a única forma de agradecer e retribuir o amor que recebe, é dando a sua companhia. Fofo, não é mesmo? Essa é uma das possíveis explicações de por que o cachorro segue o dono.
Proteção do tutor
Algumas raças têm esse instinto ainda mais aguçado, por isso, estarão em sua companhia em qualquer lugar da casa que você for. Tudo isso é para se certificar de que você está bem e não está correndo nenhum perigo. Até porque, se algo for acontecer, ele será um cãozinho protegendo seu dono!
Costume de andar em bando
Não esqueça que cachorro já foi acostumado a andar em bando nos primórdios, e seus instintos primitivos ainda podem aparecer de vez em quando. Normalmente, nas matilhas, há um líder que ele deve seguir. Nesse caso, ele enxerga o tutor como essa referência, por isso, quer estar por perto dele o tempo todo.
Então podem ficar tranquilos (as) que, se seu filho de quatro patas te seguir o tempo todo, não é algo anormal e, se o seu peludo não tem essa atitude, não há motivos para se preocupar também, afinal, cada um tem sua personalidade.
Leia também:
As raças de cachorro mais antigas do mundo
Brinquedos para cães e gatos: as 6 principais regras
Heterocromia em pets: descubra o que é
A importância de escovar os pelos de cachorros e gatos