A grande verdade é que nossos pets são muito mais do que apenas animais de estimação. Eles são verdadeiros membros da família! Por isso, o compromisso com a saúde e a felicidade está presente em cada detalhe do dia a dia.
Mas, o que muitos tutores não sabem, é que o cuidado com a alimentação vai muito além de uma dieta balanceada. Afinal, o enriquecimento alimentar consiste em uma abordagem que promove estímulos físicos e mentais aos pets.
Agora, você pode estar se perguntando “e o que é enriquecimento alimentar?”, mas não se preocupe. A seguir, você vai descobrir como essa técnica funciona e os benefícios promovidos por ela!
Índice
Afinal, o que é enriquecimento alimentar?
Desde já, saiba que o enriquecimento alimentar é um dos 5 tipos de enriquecimento ambiental existentes. Conheça cada um deles:
- Enriquecimento alimentar: ofertar o alimento de diferentes maneiras, seja pelo suporte, pela textura ou pela dinâmica;
- Enriquecimento sensorial: oferecer experiências que estimulam um ou mais dos 5 sentidos dos pets;
- Enriquecimento cognitivo: são desafios que estimulam o raciocínio dos pets, para que eles consigam uma recompensa;
- Enriquecimento físico: com o objetivo de estimular exercícios físicos através de atividades e brincadeiras;
- Enriquecimento social: criar situações de socialização dos pets com outros animais, ambientes ou pessoas.
Esse conjunto de práticas torna o ambiente em que o pet vive mais divertido, desafiador e benéfico para ele. As atividades estimulam o pet, resgatando seus instintos de maneira saudável, para que ele tenha mais qualidade de vida.
E já que estamos falando sobre enriquecimento alimentar, é importante lembrar que, na natureza, os ancestrais de nossos pets não tinham um comedouro repleto de alimento disponível.
Pelo contrário, eles precisavam caçar!Mesmo após todos esses anos de domesticação, muitas vezes o instinto dos nossos cães e gatos fala mais alto e eles sentem a necessidade de buscar alimento.
Quando não há esses estímulos e desafios, os pets podem desenvolver acúmulo de energia, desencadeando estresse e ansiedade. E ninguém quer isso para o seu filho de quatro patas, não é mesmo?
Assim, diversos especialistas recomendam oferecer – em paralelo à alimentação regular – atividades envolvendo o enriquecimento alimentar.
Após conhecer um pouco mais sobre enriquecimento ambiental, chegou a hora de descobrir os principais benefícios que o enriquecimento alimentar promove aos pets.
Benefícios do enriquecimento alimentar aos pets
1 – Estímulo mental
Ao oferecer alimentos de maneira desafiadora, o enriquecimento alimentar ajuda a manter os pets mentalmente estimulados e engajados, o que pode melhorar a saúde mental e cognitiva.
Essa prática não apenas entretém, mas também previne o desenvolvimento de comportamentos destrutivos, comuns em animais entediados.
2 – Comportamento natural
O enriquecimento alimentar pode estimular comportamentos naturais, como busca e mastigação, permitindo que os pets expressem seus instintos e necessidades básicas.
Isso não só satisfaz sua curiosidade inata, mas também reduz o estresse e a inquietação. Esses estímulos naturais promovem um maior gasto de energia, auxiliando na manutenção de um peso saudável.
3 – Redução da ansiedade
Uma alimentação mais desafiadora pode ajudar a reduzir a ansiedade e o tédio, especialmente em cães ou gatos mais ativos e enérgicos. Isso resulta em um pet mais equilibrado e satisfeito, levando a uma rotina mais harmoniosa.
Logo, problemas comportamentais, como destruir objetos, vocalizar excessivamente e fazer as necessidades no lugar errado, tendem a diminuir.
4 – Melhora da saúde bucal
Alimentos mais desafiadores e texturas variadas podem ajudar a melhorar a saúde bucal, reduzindo o acúmulo de placa bacteriana e tártaro. Dessa forma, as chances do desenvolvimento de doenças periodontais nos pets.
Essa iniciativa não só ajuda a combater o famoso mau hálito, mas também ajuda a proteger a saúde geral dos pets.
5 – Variedade na alimentação
O enriquecimento alimentar pode ajudar a ampliar a variedade de alimentos oferecidos aos pets, contribuindo para uma dieta mais saudável e equilibrada.
Ao introduzir novos ingredientes e texturas, você garante que seu pet receba uma gama mais diversificada de nutrientes essenciais, promovendo sua saúde geral.
Vantagens da alimentação natural no enriquecimento alimentar
A alimentação natural vem se tornando uma grande tendência entre os tutores e os pets que não se interessam ou não se sentem bem comendo ração.
Além disso, esse tipo de alimentação é uma excelente maneira de enriquecer a rotina dos pets com muito sabor. Veja os principais motivos para incluir a alimentação natural no dia a dia do seu cachorro ou gato:
- Diversidade de sabores e texturas: alimentos naturais oferecem uma ampla variedade de sabores e texturas, que podem estimular o paladar do seu pet. Isso mantém a alimentação interessante e atrativa, reduzindo o risco de tédio alimentar;
- Alta palatabilidade: devido ao sabor, ao aroma e à textura diferenciada, a alimentação natural cativa os sentidos dos pets, desperta a curiosidade e estimula o apetite de forma mais intensa;
- Maior hidratação: a alimentação natural possui alto teor de água devido aos ingredientes frescos, auxiliando na hidratação dos pets. Isso é ainda mais benéfico para gatos, que muitas vezes não bebem água suficiente.
Ao reunir esses e muitos outros benefícios à saúde e ao bem-estar de cães e gatos, a Pet Delícia desenvolveu uma incrível linha de produtos que reúnem saborosos alimentos naturais.
As receitas desenvolvidas pela Pet Delícia são completas e balanceadas para serem oferecidas de forma exclusiva ou junto à ração. Além disso, cada uma delas é feita com ingredientes naturais e proteínas de alta qualidade.
Dica de enriquecimento alimentar com brinquedo recheável e Pet Delícia
Diversos especialistas recomendam que os tutores coloquem ração seca, alimento úmido ou petisco dentro de um brinquedo recheável. Ao se movimentar, o brinquedo libera o alimento aos poucos, estimulando a brincadeira e o exercício físico enquanto o pet se alimenta.
Além disso, os brinquedos recheáveis contribuem para o desenvolvimento cognitivo dos pets, que precisam elaborar estratégias para conseguirem o alimento.
A seguir, você vai conferir um passo a passo especial para rechear um brinquedo recheável com o alimento natural da Pet Delícia.
- Primeiro, escolha um brinquedo recheável para ser preenchido com o alimento. Clicando aqui, você pode conferir as diversas opções desenvolvidas pela Petiko;
- Com a ajuda de uma pequena colher, recheie o brinquedo com o Pet Delícia que você pode encontrar clicando aqui;
- Para aumentar a dificuldade da atividade ou com a missão de refrescar o pet no calor, você pode colocar o brinquedo no congelador por alguns minutos – basta colocá-lo dentro de uma sacola plástica;
- Por fim, basta oferecer esta deliciosa brincadeira ao seu pet. Com certeza ele vai amar o desafio de saborear o Pet Delícia enquanto se diverte.
Se você está buscando novas maneiras de promover mais qualidade de vida ao seu pet, o enriquecimento alimentar pode ser o primeiro passo desta jornada. Que tal colocar as dicas do conteúdo em prática hoje mesmo?
Leia também:
5 brinquedos de enriquecimento ambiental para cães
Gatificação: confira o enriquecimento ambiental para gatos
Aprenda a garantir sabor e nutrição à alimentação dos cães
Comedouro lento para gatos: conheça 5 motivos para usar
Comentários
0 comments