7 perguntas para se fazer antes de adotar um cão ou gato

in ,

Milhares de animais precisam de um lar. Mas, adotar um bicho de estimação por impulso e abandoná-lo depois, além de cruel, é crime

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados em 2019 pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), estimam que há mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, entre cães e gatos.

O problema se agravou após o primeiro ano de pandemia do novo coronavírus. A crise econômica e as ondas de desinformação não só fizeram com que parte dos animais adotados no início do período de confinamento fosse devolvida ou abandonada novamente, como também resultaram em menos recursos para ONGs mais lotadas.

Por isso, antes de decidir levar um cão ou gato para casa, é importante se perguntar:

  1. Toda a família está de acordo com a chegada do animal de estimação?
  2. Um animal doméstico vive, em média, 12 anos. E, independentemente das mudanças em sua vida, estará sob sua responsabilidade durante esse tempo. Está ciente de que, a partir do momento em que adotá-lo, você se torna tudo que ele tem?
  3. Inclua as despesas com o animal no orçamento familiar. Tem, neste momento, condições de arcar com alimentação adequada, cuidados veterinários, entre outros custos?
  4. Não são só os cães que precisam de atenção, carinho e diversão. Gatos também gostam de afeto e de momentos só para eles. Terá tempo para brincar, cuidar e, no caso dos cães, passear regularmente?
  5. Considere a hipótese de ter que fazer mudanças na casa: telar janelas e sacadas no caso dos gatos, por exemplo. Está disposto a fazer essas adaptações?
  6. Seja por trabalho ou por lazer, planeje quem cuidará do animal durante viagens ou períodos de ausência. Pode levá-lo sempre? Quando não puder, quem cuidará dele?
  • Lembre-se de que, assim como a gente, os animais também envelhecem. Poderá lhe dar companhia, tempo e cuidados quando ele estiver menos ativo e ainda mais dependente?

Ao escolher entre um cão ou gato, filhote ou adulto, leve em conta também seu estilo de vida: mais ativo ou mais tranquilo, por exemplo, e busque um animal com uma personalidade parecida com a sua. Com certeza, existe um semelhante esperando por você.  <3

Gata adotada
Na foto, Deloris, gata vira-lata adotada já adulta pela autora há 6 anos.

Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Clique aqui e saiba mais sobre a guarda responsável.

Carol Zerbato

Escrito por Carol Zerbato

Escritora, publicitária e ativista pelos direitos dos animais, Carol Zerbato já foi locutora e repórter; trabalhou com comunicação corporativa e assessoria de imprensa; e atuou como redatora e revisora. Foi uma das embaixadoras da campanha contra a Leishmaniose Canina e é uma das madrinhas do Santuário de Elefantes Brasil. É autora do livro Ativismo Consciente: A importância da Inteligência Emocional na Causa Animal, criadora da Cachorra Carol, palestrante e mãe de três filhos: Rachel, a mais velha, uma labralata; Deloris, a do meio, uma gata vira-lata; e Ben, o caçula, um humano.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro fantasiado de caipira para festa junina pet

Festa junina para pets: fantasias, comidas e muito mais

Cachorro com coleira e guia Petiko

Novidade: coleira e guia “Origens” da Petiko