A Vida de Quarentena dos Cães – Uma Reflexão e Algumas Dicas do que Fazer em Casa com Seu Cachorro

in , ,

A vida de quarentena dos cães: confira aqui uma reflexão sobre e algumas dicas de atividades e brincadeiras para fazer em casa com seu pet.

Chegou um momento dessa pandemia do Covid-19 que estamos vivendo em que ninguém aguenta mais ficar em casa, não é mesmo?

São tempos de muito tédio, impaciência, frustração, ansiedade, entre outros sentimentos desagradáveis para nós humanos.

Agora imagine ser um cão cheio de energia e passar grande parte ou a vida toda “em quarentena”. É assim que muitos cães vivem, por mais que não notemos.

A Vida de Quarentena dos Cães – Uma Reflexão e Algumas Dicas do que Fazer em Casa com Seu Cachorro

Essa é uma reflexão que proponho a fazermos. Muitas vezes, nossos cães passam o dia todo em casa sem fazer absolutamente nada, tendo que se contentar com alguns poucos minutos que passamos com eles, com os barulhos que escutam lá de fora, e com sorte, com alguns minutinhos de passeio para se entreterem.

Fico imaginando como deve ser ruim para eles essa vida praticamente parada de tédio, (que agora temos uma pequena amostra do que é) já que eles naturalmente não são animais sedentários.

Penso em como estamos constantemente em débito com nossos leais amigos nesse sentido. Claro que damos o melhor que podemos em questão de abrigo, alimentação e carinho, mas acho que ainda falta um pouco de consciência geral no que diz respeito a proporcionar atividades diárias para gasto de energia dos cães e de outros pets.

Muitas vezes no nosso dia a dia, acabamos não tendo o tempo ou a disposição necessária para disponibilizar tantas atividades quanto nossos pets precisariam, mas com um pouco de organização e planejamento, acredito que podemos proporcionar pelo menos um pouco de gasto de energia mental e física a eles.

E aproveitando esse tempo de quarentena, por que não começar agora?

Dicas de atividades diárias para fazer com seu cão

TREINAR UM NOVO COMANDO

Que tal ensinar algo novo utilizando o momento da alimentação do seu animal de estimação para isso?

Essa é uma ótima oportunidade para treinar comandos com seu cachorro. Se o seu cão se interessa pela ração dele, você pode utilizá-la como recompensa na hora de ensinar um novo comando (enquanto, de quebra ele se alimenta).

Mas, se ele não liga muito para a ração, outros petiscos ou objetos do interesse dele também serão bem-vindos.

Existem comandos mais simples como sentar, deitar, girar, dar a pata e etc. que são ótimas opções para começar, mas se o seu cão já tem uma base desses ou de outros comandos, por que não tentar um novo desafio como um comando um pouco mais avançado?

Peça ajuda ao seu adestrador se você tiver um, ou procure tutoriais que ensinem como praticar o comando desejado com seu cão e divirtam-se!

Esse é um momento de interação muito valioso para seu cachorro e por mais que leve algum tempo e alguma dose de paciência e força de vontade, com certeza será uma ótima forma de passar o tempo!

ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL

O enriquecimento ambiental consiste em deixar o ambiente em que o animal vive, enriquecido de atividades que estimulem sua capacidade mental, com diversos desafios físicos e psicológicos similares aos que ele encontraria na natureza.

Existem diversas formas de enriquecimento ambiental, mas se alimentar brincando (E. A. alimentar) é uma ótima forma de entretenimento e gasto de energia mental para os cães.

Foto: @box.petiko

Além dos mais variados dispositivos encontrados em pet shops para esse fim, como brinquedos recheáveis e “quebra-cabeças” que escondem petiscos, alguns desses brinquedos que desprendem alimentos podem ser feitos em casa.

Usando a criatividade, muitas embalagens vazias podem virar brinquedos divertidos para seu pet!

Garrafas de plástico com pequenos buracos que permitam a passagem dos petiscos ou grãos de ração, caixas de ovo com petiscos dentro ou mesmo embalagens em “tubo” de batata chips com buracos feitos são opções simples e baratas que podem ser feitas em casa.

Fonte: Pinterest

Veja outra forma de utilizar itens da casa:

Fonte: Pinterest

Se o seu cachorro nunca teve contato com nenhum tipo de enriquecimento ambiental alimentar, a garrafa pet com buracos maiores ou mesmo a caixa de ovo aberta são boas escolhas para começar.

Se as opções estão ficando fáceis demais para ele, é hora de dificultar um pouquinho ou escolher um brinquedo novo, que o cão demore mais tempo para conseguir tirar o alimento “escondido”.

Os tradicionais ossos e brinquedos para roer também são ideias válidas para esse ou para outros tipos de enriquecimento ambiental.

Lembre-se de sempre supervisionar a interação do animal com o novo brinquedo, garantindo sempre sua segurança.

PASSEAR DE CARRO

Passear é uma das melhores formas de entreter seu cãozinho. No passeio ele tem a possibilidade de explorar novos locais e ter interações sociais importantes, além de ser um excelente exercício físico.

O passeio como conhecemos, deve ser retomado após a quarentena, pois é uma atividade essencial, porém, enquanto não é recomendado sair de casa, uma alternativa são os passeios de carro.

Não é o ideal, mas nesses passeios, os cachorros podem receber diversos estímulos sensoriais, principalmente olfativos e assim têm a possibilidade de se entreter um pouco com o mundo à sua volta.

PISTA DE “AGILITY”

O agility é um esporte canino de velocidade e agilidade em que o tutor conduz o cachorro por um circuito de obstáculos usando comandos de voz e gestos.

Um circuito feito em casa com obstáculos que podemos montar é a opção mais propícia para gasto de energia física dos nossos cães sem precisar sair, além de ser uma atividade que fortalece ainda mais os laços entre tutor e cachorro.

Você pode usar petiscos ou aquele brinquedo que o seu cãozinho mais gosta para conduzi-lo pelo circuito e recompensá-lo.

Podemos nos inspirar no esporte e nas pistas profissionais e improvisar algo semelhante utilizando materiais que temos em casa como, por exemplo, mesas, bancos, cadeiras, baldes, cabos de vassoura, bambolês e até canos de PVC se o objetivo for fazer obstáculos mais complexos que se assemelhem aos profissionais. Existem também kits indoor prontos para comprar pela internet.

Veja nas imagens algumas ideias:

Fonte: Pinterest

Mais uma ideia:

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

Espero ter inspirado vocês com essa reflexão e que tenham gostado das dicas e possam colocá-las em prática!

Aproveitem a quarentena para passar tempo de qualidade com seus cães, gatos e outros pets, os melhores companheiros que poderíamos ter para todas as horas!

Gostaram das dicas para a quarentena? Conta pra gente aqui embaixo as brincadeiras preferidas do seu pet!

Rebeca Cianca

Escrito por Rebeca Cianca

Estudante de medicina veterinária, tem cursos nas áreas de comportamento canino/adestramento e auxiliar veterinário. Já atuou como adestradora e Dog walker (passeadora de cães) e atualmente trabalha como Pet Sitter (babá de animais). Está sempre buscando aprimorar seus conhecimentos em Comportamento e Saúde animal para uma melhor qualidade de vida dos bichinhos de estimação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Isolamento Social: A Orca Lolita e a Verdadeira Solidão

Saiba Tudo Sobre Giardíase Canina