Esportes Caninos: Você Já Conhecia?

in ,

Conheça alguns dos principais esportes caninos e veja os benefícios de praticá-los com seu cão.

Você já ouviu falar de esportes caninos?

Os esportes são uma ótima maneira de gastar energia física e um ótimo desafio mental para os nossos cachorros. 

A atividade física ajuda no combate a problemas de saúde como a obesidade, melhora o condicionamento físico, fortalece músculos e ossos, previne e combate o estresse e ajuda até na prevenção e eliminação de problemas comportamentais, se praticados regularmente. 

Além de melhorar muito nosso relacionamento e comunicação com os cães, os esportes são a prova de que gastar a energia de nossos bichinhos pode ser divertido para eles e para nós, tutores, também!

Praticar esportes é sinônimo de bem estar e de maior qualidade de vida!

Existem diversas modalidades esportivas caninas. A maioria têm competições e campeonatos mundo a fora, mas elas também podem e devem ser praticadas de maneira recreativa, com foco na diversão!

Geralmente, os esportes exigem um maior condicionamento do que a prática dos passeios recreativos que nossos cães estão acostumados, por exemplo. Por isso, é importante fazer um check-up com seu animal.

Antes de começar a praticar um novo esporte, consulte seu médico veterinário de confiança para que ele avalie a saúde do cão e veja se ele está apto a começar. E não se esqueça de fazer um check-up você também!

Conheça alguns dos principais esportes caninos:

1. AGILITY

O agility é um esporte de velocidade e agilidade que mais cresce no mundo e um dos mais populares no Brasil.

Inspirado no hipismo, no agility o cão é conduzido por seu tutor por um circuito de obstáculos (túneis, gangorras, passarelas, rampas, saltos, slalom, pneus, etc.) sem o uso de guias, toques ou estímulos (brinquedos e comida), somente por gestos e comandos de voz. O objetivo é terminar o circuito sem faltas e em menor tempo.

Fonte: https://muyperro.com/agility/

Durante o aprendizado, para que o cão passe por cada obstáculo, o uso de brinquedos e petiscos está liberado, mas depois, dentro das pistas em competições, não é permitido. Todo o processo acaba sendo muito divertido para o cão e promove uma relação de confiança ainda maior entre os animais e seus proprietários.

Apesar de algumas raças com mais energia, como os Border Collies e Jack Russell Terriers, geralmente se darem muito bem nesse esporte, ele pode ser praticado por qualquer outra raça e tamanho e existem diferentes níveis de competições, que vão desde os mais iniciantes aos mais avançados.

Para a prática recreativa, muitos dos obstáculos podem ser inspirados no esporte e improvisados em casa, usando cones, argolas ou pneus, cabos de vassoura, canos de PVC, entre outros materiais.

Muitas creches/hotéis para cães já usam os obstáculos de agility de forma recreativa, o que é uma ótima opção de entretenimento para os cachorros que passam longos períodos de tempo por lá.

Fonte: https://www.k9ofmine.com/diy-dog-agility-courses/

 

Fonte: https://www.k9ofmine.com/diy-dog-agility-courses/

Texto relacionado: 8 dicas de exercícios para praticar com seu cachorro


2. FREESTYLE

O Freestyle é um esporte que envolve dança e obediência. Cão e tutor muitas vezes até se fantasiam para apresentar uma coreografia com diversos movimentos realizados ao som de uma música. 

https://wakyma.com/blog/el-freestyle-canino/

 

Fonte: https://www.mundoperros.es/dog-dancing-deporte-canino-mas-divertido/

É um esporte bastante divertido, que está ganhando popularidade pelo Brasil. O esporte pode ser praticado por qualquer cão e por qualquer pessoa, por diversão, mas o treino, criatividade, sincronia e ritmo são importantes em competições.

3. FRISBEE

Fonte: http://www.mangaloretoday.com/today/The-flying-dogs-competing-to-keep-a-frisbee-in-the-air-for-as-long-as-possible.html

O Frisbee é uma modalidade que consiste basicamente no lançamento de discos de frisbee para o cão, de diferentes formas. É um esporte normalmente praticado por cães ágeis e com bastante energia, pois exige muitos saltos e acrobacias.

Há diversas modalidades de arremesso, entre elas arremesso a distância, Freestyle Frisbee e arremessos com precisão.

O arremesso a distância é um dos mais comuns em competições. Nessa modalidade, o objetivo é o cão pegar o maior número de discos em um período determinado de tempo. Cão e condutor se posicionam atrás de uma linha limite e os lançamentos começam.

No Freestyle frisbee, assim como no Freestyle comum, os movimentos são feitos ao som de uma música. Condutor e cão dançam em sintonia e são feitos lançamentos de curta distância. A criatividade também é um fator levado em conta nas competições dessa modalidade.

Já nos arremessos de precisão, os discos são lançados na direção de círculos pintados no chão e o cachorro deve ter muita precisão, estando dentro dos círculos ao pegar os frisbees para ganhar pontos.

4. FLYBALL

(Pandas/Shutterstock)


Esse esporte é ótimo para aqueles cães que amam bolinha!

É um esporte de velocidade que consiste em fazer o cão apanhar uma bolinha, passando antes por diversos obstáculos e chegando um tipo de “caixa” que assim que acionada, faz os arremessos das bolinhas.

A caixa é acionada quando o cão pressiona um pedal com a pata e então é jogada a bola que o cão deve pegar e voltar (com ela na boca) percorrendo os obstáculos com a maior velocidade possível.

Em competições, duas equipes percorrem simultaneamente numa prova de revezamento e a que termina primeiro é a vencedora. Um cão da mesma equipe só pode entrar na pista, quando o outro tiver voltado.


5. CANISCROSS

https://www.diracapet.com.br/blog?single=CaniCross-Esporte-para-melhores-amigos

O Canicross consiste em um esporte de corrida em terreno rústico, como um trekking para cães. Nas corridas, cão e condutor ficam ligados por uma espécie de guia elástica que é conectada a um cinturão no humano e a um colete de tração no cão, durante todo o percurso. É um esporte ainda pouco popular no Brasil.

Há muitos outros esportes caninos como rallys de obediência, competições de proteção, de pastoreio, de tração, provas de força e resistência, de faro, natação, corridas com bicicleta e etc.

Basta procurar o esporte que se encaixa melhor com o seu perfil e com o do seu cão, e começar a praticar em um centro de treinamento ou em casa. Lembre-se da pensar na saúde e diversão em primeiro lugar e depois, pensar em competir.

Você já conhecia algum destes esportes para cachorros? Deixa aqui nos comentários!

Rebeca Cianca

Escrito por Rebeca Cianca

Estudante de medicina veterinária, tem cursos nas áreas de comportamento canino/adestramento e auxiliar veterinário. Já atuou como adestradora e Dog walker (passeadora de cães) e atualmente trabalha como Pet Sitter (babá de animais). Está sempre buscando aprimorar seus conhecimentos em Comportamento e Saúde animal para uma melhor qualidade de vida dos bichinhos de estimação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cinomose: Cuidado, Ela É Perigosa!

Você Topa Ser Um Embaixador da Causa Canina?