Como Descobrir Se Meu Cachorro Tem Alergia?

in ,

Coceira e lambidas constantes podem ser alguns dos sinais de que se cachorro tem alergia. Conheça as alergias mais comuns e como tratá-las.

Quem tem um pet em casa, sabe que aquela coceirinha atrás da orelha ou a lambidinha nas patas, é algo comum. Mas, quando esse comportamento é constante, pode indicar a presença de uma alergia, comprometendo o bem-estar do animal.

Continue a leitura e conheça algumas dicas para saber se seu cachorro tem alergia

Foto: Canva Pro

O tutor vai perceber quando essa coceira ou as lambidas passarem do limite, quando o animal interrompe algum tipo de atividade para se coçar, é sinal de que ela é patológica.

O animal pode interromper atividades como, brincar, comer, beber água ou até mesmo dormir, para poder aliviar a coceira, caso o tutor note isso, deve ir ao veterinário.

Geralmente os tutores cuidam dos animais como se fossem filhos, tendo um ambiente limpo, banhos regulares e dormir dentro de casa, fazendo com que tenha maior probabilidade do sistema imunológico do pet fique sensível a poeira e outros agentes que se espalham pelo ar ou chão.

ALERGIAS COMUNS EM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

De contato

Toque ou convívio do animal com algum elemento que irrite a pele, como a coleira ou certos produtos químicos.

Aparece mais na área do queixo ou lábios, se a reação ocorrer por contato, como agentes químicos (detergentes, solventes, tintas e até alguns sabonetes) você poderá observar protuberâncias avermelhadas e pele muito vermelha em locais que o animal teve contato com o agente químico ou coleira parasitária.

Foto: Canva Pro

Alimentar

Os fatores alergênicos mais reportados são as proteínas da carne bovina, do frango, do trigo, arroz e do leite.

Tendo também como fator predisponente aumento da permeabilidade intestinal, problemas digestivos crônicos, antígenos com conteúdos altamente insolúveis e predisposição individual a reações alérgicas. Parecida com dermatite atópica.

A picadas de insetos (DAPE – Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitas)

É uma reação localizada a partir do contato com a saliva de insetos, do carrapato, pulgas ou de outros parasitas. Mais comum fora dos grandes centros urbanos ou em áreas com saneamento precário.

DIAGNÓSTICO

É importante ficar de olho no comportamento do seu animal, para poder relatar detalhadamente ao veterinário.

Os sintomas que tanto incomodam o pet, poder dedurar doenças além de alergias, em cidades grandes predomina os animais com dermatite atópica e em cidades mais interioranas predominam animais com DAPE, pela grande quantidade de mato.

Para um tratamento eficiente ou correto, deve-se procurar um veterinário qualificado para os exames e iniciar os exames do seu pet.

Não procure tratamentos caseiros ou na internet, podem prejudicar a saúde do seu amiguinho, esteja ciente.

Sugestão de leitura: Dicas de Como Dar Remédios Para Cachorro

Maria Clara

Escrito por Maria Clara

Meu nome é Maria Clara, tenho 20 anos e sou de São Paulo. Estou cursando medicina veterinária há 4 anos, decidi mudar para Jaguariúna e estudar no interior para ter mais contato com animais de grande porte na UniFaj. Fiz o Instagram no intuito de ajudar os estudantes e também os amantes de animais em relação a algumas dúvidas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Entenda Porquê a Quarentena Pode Causar Ansiedade em Pets

Cuidados com Cachorro no Inverno: Cuide dos Peludos no Frio!