Como Dizer Não Para Seu Gato

in

Tem dificuldade em dizer “não” para seu gato? Confira essas dicas:

Pergunta recorrente nas minhas redes sociais e também nas consultas comportamentais: como fazer com que meu gato pare de fazer esta ou aquela ação.

Então, aprenda como dizer “não” a um gato agora:

Em primeiro lugar, precisamos nos perguntar: esse comportamento que consideramos inapropriado é realmente inapropriado ou ele faz parte do repertório comportamental da espécie?

Gato que gosta de arranhar móveis

Um bom exemplo é o comportamento de arranhar. Muitos tutores têm esse comportamento como inapropriado ou ligado à ansiedade ou até mesmo agressividade. Porém, o ato de arranhar é próprio da espécie e deve ser respeitado.

Foto: Canva

Mas e quando o gato está arranhando o sofá ou o pé da cama, o que fazer? Precisamos providenciar um local próprio para que o gato possa arranhar. Lembrando que é natural que os gatos arranhem em todas as direções (vertical, horizontal e diagonal).

Dica:

Que tal começarmos com um arranhador em formato de torre única com mais ou menos 1m de altura? Vou explicar por que não gosto de arranhadores baixos… Quando um gato arranha, além de depositar informações olfatórias e visuais no objeto, o gato também se alonga.

Por essa razão, ele escolhe superfícies firmes. Você já pensou que na natureza ele arranha o tronco de uma árvore? Ou seja, é grande e firme!

Além disso, é muito comum em minhas consultas observar que um dos lugares inapropriados mais arranhados são os encostos das cadeiras das mesas de jantar, o que vai de encontro com essa informação: locais firmes e altos.

Gatos que gostam de passear pelos móveis da casa

Outra queixa muito frequente dos tutores são os gatos que passeiam pelo fogão e pia da cozinha. Gritar não é a solução!

Você pode me dizer: “mas Valéria, quando ele sobe, eu o repreendo dizendo o nome dele seguido de um “Não!” e ele desce rápido, então funciona”. Errado! Seu gato desce porque os gritos assustam.

Foto: Canva

Já tive vários casos inclusive em que o gato desenvolveu até uma insegurança com relação àquela pessoa que mais grita com ele na casa. E isso não é bom! Então, qual seria a forma correta de evitar que o gato passeie ali?

Dica:

Em primeiro lugar, vamos levantar qual é o atrativo da sua pia: o gato é premiado ali, ganha afago, petisco ou mesmo sachê? Como está a gatificação e a verticalização no ambiente todo? Em muitas casas, a pia é o único lugar em altura e que oferece atrativos legais para o gato brincar.

Portanto o ideal é avaliar estes possíveis atrativos e eliminá-los da sua pia. E claro, durante o processo de readaptação do gato, se possível, não permitir a entrada dele lá.

Hoje vivemos uma nova era no comportamento animal. Práticas envolvendo o uso de aversivos como por exemplo chacoalhar latinhas com pedrinhas dentro e borrifar água no gato caíram em desuso e não tem eficácia, principalmente no longo prazo.

Não raro, atendi vários gatinhos que passaram a ter comportamento agressivo assim que o tutor pegava um desses objetos. 

Portanto, se você tem dúvidas se aquele comportamento que seu gato está repetindo é inapropriado ou não, sugiro uma boa conversa com um Médico Veterinário Comportamentalista e especializado em Medicina de Felinos para que hipóteses clínicas também sejam eliminadas ou mesmo um profissional de comportamento.

Um beijo e até a próxima dica,

Val.

Leia também: Conheça o BOX.Petiko para Gatos!

Tente essas dicas com seu gato e conta aqui pra gente como foi!

Valéria

Escrito por Valéria

Oiii! Meu nome é Valéria e trabalho com Comportamento Felino desde 2005. Sou Bióloga, Cat Groomer, Terapeuta Floral e idealizadora da Gatos no Divã. A Gatos no Divã é uma empresa de consultoria comportamental para gatinhos (online e presencial) e também de cursos e palestras (inclusive para quem não é médico veterinário). Meu objetivo é sempre levar informações embasadas e de qualidade sobre comportamento felino para todos os públicos!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Como Influenciar Pessoas Para o Bem no Instapet

Descubra Por Qual Razão Seu Cachorro Uiva