Descubra Por Qual Razão Seu Cachorro Uiva

in ,

Seu cachorro pensa que é um lobo? Não é bem assim…

Se você já ficou curioso porque o cachorro uiva é porque provavelmente já ouviu um cachorro uivando em alguma situação. E, quando nos deparamos com cães soltando uivos, lembramos logo dos lobos. O uivo é caracterizado como um som triste e agudo emitido por animais como lobos, raposas e cães.

Mas por que eles uivam?

Uivar é uma herança dos lobos

Pesquisas realizadas com lobos já desvendaram que o uivo é a forma de comunicação entre eles, como os latidos para os cães. A relação dos grupos de lobos ocorre por meio de uivos diversos ou vocalizações flexíveis em situações diferentes.

Foto: Canva

Assim, o uivo não é somente uma resposta ao estresse ou sofrimento de dor ou solidão. Segundo especialistas, o uivo pode ser usado para alertar ao grupo sobre um perigo, para localizar presas e até para ajudar a reunir a alcateia após a caça. Mas pode ser que você esteja pensando: meu cachorro não vive em bando, não caça, não se perde da turma, mas fica uivando e latindo.

Vou selecionar alguns significados comuns de ver um cachorro uivando:

  •  Alerta de perigo: ao escutar uma sirene, alguns cães podem uivar como forma de avisar o tutor sobre a possível ameaça. Lembre-se de que seu amigo não sabe a origem do som e pode se assustar com barulhos altos e desconhecidos;

  •  Presença de cadela no cio: sobretudo no caso de cães machos e que não são castrados, o uivo serve para chamar a atenção da fêmea no cio;

  •  Ansiedade por separação: é comum que muitos tutores passem o dia fora, mas nem todos se preocupam em garantir o bem-estar do pet durante os períodos de ausência. Quando isso acontece, o uivo é sinal de que o cachorro fica ansioso, frustrado e entediado quando está sozinho;

  •  Fome ou sede: cada cachorro tem um jeito diferente de informar aos tutores que precisa de alguma coisa, sendo que alguns usam o uivo para avisar que estão sem comida e/ou água disponíveis;

  •  Dor: além de apatia e de falta de apetite, uivos longos e frequentes também podem ser um sintoma de que o pet está com alguma dor aguda.

De uma forma ou de outra, quando o cachorro uiva, precisamos nos perguntar se ele quer ‘’dizer’’ algo.

Meu cachorro vive uivando: o que fazer?

Para tentar resolver isso, precisamos entender nossos pets. E não adianta tentar reprimir o instinto do pet com agressões físicas ou verbais. Fazendo isso, você pode criar ainda mais problemas comportamentais e corre o risco de mascarar sintomas de quadros mais graves, Em vez disso, o primeiro passo é descobrir a causa desses uivos.

Foto: Internet

Será que seu amigo está assustado? Procure acostumá-lo a barulhos altos, associando-os a momentos prazerosos, como de brincadeiras ou de petiscos.

Ele uiva quando fica sozinho? Aposte em brinquedos interativos que possam distraí-lo na sua ausência.

Tem comida e água para ele? Criar uma rotina de alimentação ajuda o tutor a lembrar dos horários de cada refeição.

Sempre que um cão uiva muito, é recomendado levá-lo para passear, fazer o adestramento e usar brinquedos. E claro, além dos uivos, se ele apresentar outros sinais clínicos, não hesite. Leve-o o quanto antes ao veterinário para verificar o que pode estar acontecendo.

Leia também: Brinquedos Interativos para Cães da Petiko

Matou a curiosidade ou tem alguma pergunta? Comenta aí!

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Como Dizer Não Para Seu Gato

Você Conhece A Força do Um?