Golden Retriever: Tudo o que Você Precisa Saber Sobre essa Raça

in ,

Dóceis e brincalhões são as duas características mais conhecidas do Golden Retriever. Agora confira algumas informações essenciais sobre essa raça.

Olá pessoal! Sou a Karina, mamãe do Thomas e do Theo, aluna da Academia da Matilha e hoje vim falar um pouco mais sobre a raça do Theo, o Golden Retriever.

Sabemos que os Goldens são uma das raças mais queridas por serem dóceis e brincalhonas. Mas além disso, tem muita informação que você precisa saber antes de ter um Golden. Então fique com a gente até o final desse post para saber tudo sobre eles.

Antes de ter um Golden Retriever confira algumas informações essenciais sobre essa raça.

Origem da raça Golden Retriever

Em meados de 1800, na busca por cães que soubessem nadar, que enfrentassem águas frias, vegetações e bons para fazer resgate, Lord Tweedmouth, um Escocês, cruzou dois cães que deram origem ao Golden Retriever.

Esses cães eram um macho Retriever descendente do Terra-Nova e das primeiras raças de Labrador, era um cão de pelo ondulado e amarelado. A fêmea, era uma Tweed Water Spaniel, uma Retriever de pelo amarelo escuro e bem ondulado.

Eles geraram os primeiros filhotes que deram origem ao Golden Retriever. Entretanto, somente em 1927 essa raça foi registrada pelo AKC.

Primeiramente, o golden retriever foi uma raça muito valorizada pelas suas habilidades de caça. E muito tempo depois se tornou popular como animal de estimação.

Temperamento do Golden Retriever

Como todos já podem imaginar, o Golden é um cão muito dócil e companheiro e a raça pode ser criada tanto em casa, quanto em apartamento.

Pois o tamanho do espaço não é o que mais importa pra ele e sim a companhia, afinal são cães que gostam de ficar o tempo todo ao lado dos donos. Porém com uma energia que parece não ter fim!

Por isso, eles precisam de exercícios físicos e mentais diariamente e a falta destes, pode ocasionar em problemas comportamentais.

São do tipo que adoram brincar e não tem problemas com crianças, outros cães ou espécies de animais, gostam de fazer amizades com todos e são muito sociáveis. Mas também são agitados e bastante estabanados!

Goldens amam brinquedos, estão o tempo todo com uma bolinha ou uma pelúcia na boca. Também são muito inteligentes e aprendem comandos de adestramento com muita facilidade.

Uma coisa que pode ajudar muito nessa questão, é o BOX.Petiko!

Em cada caixinha vem brinquedos diferentes que eles podem gastar muita energia brincando, se divertindo e até mesmo destruindo algumas pelúcias (o que é melhor do que um sofá, não é mesmo?rs). E ainda tem os petiscos super premium, que é um grande auxílio na hora dos treinos.

Características e condição física:

Muitos costumam confundir o Golden com Labrador. Mas os Goldens são cães de pelo longo e com um temperamento mais calmo.

São cachorros de porte grande, musculosos e robustos, com o tamanho médio de 58-60cm e 29kg a 34kg o macho e 54-57cm e 25kg a 30kg a fêmea. Os pelos são dourados e possui uma grande variação do mais claro ao mais escuro.

A pelagem é dupla, ou seja, a primeira camada de subpelo é bem grudada na pele e é uma forma de protetor térmico, que os protegem tanto do frio, como do calor.

A segunda camada é a pelagem longa que fica por cima e garante a beleza do golden retriever. Eles trocam de pêlos 2 vezes ao ano e soltam pêlos diariamente.

Os Goldens são cachorros muito ativos, com energia de sobra. Portanto, o recomendado é que que pratiquem de 40 a 60 minutos de exercícios físicos diários, sejam caminhadas, corridas ou brincadeiras ao ar livre. Um bom enriquecimento ambiental, também pode ajudar a gastar energia dentro de casa.

Brinquedos para rechear, como os quais vem na caixinha da Petiko é um grande entretenimento para eles, principalmente nesse momento em que estamos ficando mais em casa.

Pelagem e higiene: 

O ideal é uma escovação diária na pelagem dos Goldens, para evitar que os pelos embaracem. Porém se você não conseguir todos os dias, o recomendado é que seja escovado no mínimo 2 vezes por semana, já que soltam muito pelos e a escovação também ajuda nisso. 

É importante acostumá-lo com a escovação desde filhote, para que ele associe isso a algo positivo e não dê trabalho futuramente.

Os Goldens não precisam de cuidados especiais, como tosa por exemplo (o que não é recomendado). Já a remoção de pelos mortos e o trimming, pode ser feito, desde que com um profissional que seja especialista na raça. São cães que amam água e estão sempre limpos.

Mas após o banho é necessário secá-los muito bem, uma vez que os pelos úmidos pode causar problemas de pele. 

Alimentação e saúde:

O principal fator para ter um cão saudável está totalmente ligado a sua alimentação. Então é primordial oferecer uma comida de qualidade ao Golden.

A quantidade de comida varia de acordo com o peso do cão, mas por ser um cachorro de grande porte, eles comem em média 500g ao dia.

Também amam petiscos e receber recompensas após os treinos ou quando fazem alguma coisa correta. Porém é necessário oferecer com moderação para que não fiquem com sobrepeso. 

É importante saber que todas as raças possuem predisposição a algumas doenças, e com o Golden não é diferente. A displasia coxofemoral e displasia de cotovelos são umas das doenças mais comuns na raça, o que demanda de muito cuidado com o peso do cão, com o tipo de piso da casa e com a quantidade de atividades diária.

Mas, com um bom acompanhamento veterinário e seguindo os cuidados necessários, seu Golden continuará bem saudável e disposto como sempre.

Espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais sobre o Golden Retriever. Mas se ainda assim ficou alguma dúvida, estamos a disposição para respondê-los.

E agora que você já conhece um pouco mais sobre essa raça encantadora, que tal acompanhar o dia a dia do Theo lá no Instagram @thomasetheo? Esperamos por vocês… Um grande abraço e muitos lambeijos do Theo!

Sugestão de leitura: Tudo Sobre o Cão Maltês

Matilha Brasil

Escrito por Matilha Brasil

Olá, nós somos a Matilha Brasil!
Um grupo de dogs do Instagram unidos em torno de um calendário de ações diferentonas e dispostos a surpreender os seguidores e mudar a cara das ações no Mercado Pet! E como a Petiko é uma marca aumiga e aberta às novidades, aqui no Blog vamos postar dicas pet legais pra Cachorro! Visite nosso Instagram para saber mais sobre nossa Matilha!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Animais Silvestres como Pets: O Que a Lei Diz

Raças Ideias para Cães de Apoio Emocional