Pastor Alemão: Tudo que Você Precisa Saber Sobre Essa Raça

in ,

Conheça mais sobre a famosa raça de cachorro Pastor Alemão!

Um cão naturalmente com instinto de proteção muito aguçado, o Pastor Alemão é autoconfiante, versátil e muito fiel. Fica conosco e vou contar mais informações sobre umas das raças mais amadas e populares do planeta.

Olá pessoal! Sou a Carolina mamãe do Arthur, aluna da Academia da Matilha e vim falar um pouco da raça dele: Pastor Alemão. Amizade, lealdade e proteção definem muito bem e só quem tem sabe. Além de serem muito apreciados, deixarei algumas informações essenciais sobre essa raça.

Saiba Mais Sobre a Raça Pastor Alemão

Origem do Pastor Alemão

Pastor Alemão é uma raça proveniente da Alemanha. Em meados de 1890, um Capitão jovem da Cavalaria alemã, Max von Stephanitz, sonhava com um cão de porte médio a grande para cuidar de ovelhas. O cão ideal precisava ser extremamente inteligente, rápido, caráter confiável, protetor, sempre pronto para servir e trabalhar incansavelmente além de muito companheiro e com excelente temperamento.

Na Alemanha, o primeiro cão a entrar no registro foi Horand von Grafrath com a numeração SZI. Ele foi o molde para originar o Pastor Alemão, com a mais verdadeira expressão de nobreza e inteligência. Ao longo dos anos, Max mostrou que o seu objetivo foi alcançado. Até aos dias atuais é a terceira raça canina mais inteligente do mundo de acordo com a AKC (American Kennel Club), sendo um excelente cão de trabalho.

Aqui no Brasil, sua primeira referência foi 1928, por um grupo que se reunia em Indianópolis, São Paulo, aos finais de semana. Em 1974, criaram a SBCPA (Sociedade Brasileira de Cães Pastores Alemães). 

Em 2006, pela necessidade da busca de aperfeiçoamento da raça, nasceu o CBPA (Clube Brasileiro do Pastor Alemão), atua no controle da raça em todo país, promove eventos como exposições e provas regulamentadas, com a finalidade principal de divulgação da raça.

Pastor Alemão de Trabalho x Pastor Alemão de Estrutura

De todas as linhagens de sangue que existem hoje vamos nos focar nas duas mais importantes, linhagem de trabalho e linhagem de estrutura.

  • Linhagens de trabalho foram desenvolvidas por seleção genética por criadores que estavam mais preocupados com a capacidade de trabalho do cão do que com sua aparência externa. Estes animais normalmente têm muito foco, concentração no trabalho, estrutura corporal forte e “nervos de aço”. A aparência física varia muito, como aparece nos mais diversos tons de pelagem, do preto ao cinza, passando pelo marrom.
  • Linhagens de estrutura foram desenvolvidas por criadores que estavam preocupados com a estrutura externa e aparência dos animais, mais voltados para exposição. Isto não quer dizer que são animais que não servem para trabalho, e sim que são animais bons para viver com a família, treináveis, estáveis, mas normalmente menos focados e concentrados que os das linhagens de trabalho. Esses cães se parecem muito uns com os outros, normalmente tendo pelagem marrom ou marrom com preto.

As linhagens de trabalho e estrutura são muito similares em temperamento, com a linhagem de trabalho tendo mais foco e mais resistência à pressão extrema. Mas não devemos nos esquecer de que qualquer pastor alemão é por natureza um cão de trabalho, e que mesmo os mais doces exemplares de linhagem de estrutura devem ser tratados com muito respeito. A raça em si foi criada para trabalhar, proteger e aguentar jornadas árduas em condições extenuantes.

Apesar das diferenças externas serem grandes, as mais marcantes diferenças entre estas duas linhagens estão no temperamento. Os animais de estrutura têm a mesma capacidade de comportamento agressivo, quando necessário e resposta rápida ao trabalho. Porém não com a mesma coragem, estabilidade, temperança e foco em suas ações.

Um bom cão de linhagem de trabalho vai cumprir seu objetivo ou morrer tentando. Ele é muito focado. É um cão que coloca o trabalho, qualquer que seja, acima do seu instinto de autopreservação, não mostrando medo nas mais extremas situações.

Temperamento do Pastor Alemão

Mundialmente conhecido pelo seu excelente trabalho de proteção, o pastor alemão é um animal muito confiante, fiel e companheiro. Sua inteligência traz ótimos resultados no adestramento. É recomendado desde filhote, dessensibilizá-lo em relação a sons diferentes, crianças e idosos principalmente. 

Como foi criado para ser um cão de trabalho, se não for estimulado mental e fisicamente de forma adequada, desenvolverá comportamento inapropriado como reforço do lado destrutivo.

Mas nada que passeios e enriquecimento ambiental não ajudem.

Neste momento, o BOX.Petiko vai auxiliar muito nessa questão. A cada caixa vem com brinquedos de pelúcia, mordedores e enriquecimento ambiental espetaculares, trabalhando o cognitivo e divertindo o cão ao mesmo tempo, diminuindo o risco de destruir alguns móveis da casa. Para ter um equilíbrio, podemos inclusive reforçar o adestramento com petiscos super premium e funcionais. 

Características e condição física do pastor alemão

Considerado de grande porte, muito forte, protetor, leal e dócil com a família, o Pastor Alemão ainda assusta muita gente, pois a sua aparição lembra a de um lobo.  Sua cernelha varia de 55 a 60 cm para fêmeas, com peso de 22 a 32 kg e 60 a 65 cm para os machos com o peso de 30 a 40 kg.

Os olhos são de tamanho médio, amendoados, sua cor deve ser o mais escuro possível.  Suas orelhas são eretas, de tamanho médio, portadas elevadas e alinhadas (não inclinadas lateralmente); as extremidades são pontiagudas e com as aurículas voltadas para frente.

O Pastor é um cão de trabalho muito ativo, além de exercícios físicos, correr, passear, ele precisa de atenção. Pois é um cão, que não se deve deixar largado no quintal, pela sua característica de companheiro. Mesmo ele tendo o lado guardião, ele ama estar junto com a família, sejam crianças ou idosos. Enriquecimento ambiental e brincadeiras de corda e bolinha são necessárias, para gastar a energia que sempre estará acumulada. Mas ainda bem que existe a BOX Petiko que repõe a coleção todo mês, não é mesmo?rs

Pelagem e higiene

Com a variação de pelos curtos e longos, ambos têm subpelo. O superficial protege para o dia a dia, já o segundo protege do frio, pois ele é super forte e resistente. O pastor alemão solta pelo o ano todo, mas a muda acontece duas vezes ao ano, e o ideal é escovar 3 vezes na semana.

Já o banho, o recomendado é apenas 1 x ao mês ou quando ele estiver muito sujo. Outros cuidados de higiene, como limpeza das orelhas e higiene bucal deve ser iniciada e dessenbilizadas desde a fase filhote.

Quando filhote, sua pelagem é inteira preta com as pontas das patas marrom e depois conforme cresce, vai formando a capa preta. Mas também temos na raça as cores bicolor, preta e cinza. 

Alimentação e Saúde

Alimentação do Pastor Alemão deve ser rica em proteína animal e isso você encontra em rações super Premium, desde filhote até a sua velhice. A importância da proteína é que ela fornece energia. Há também a necessidade de inserir condroitina e glucosamina. 

O que é Glucosamina e Controitina?

A glucosamina é um açúcar que faz parte das estruturas que compõem as cartilagens articulares é extraída de alguns mariscos, como camarão, caranguejo e lagosta. Enquanto a condroitina constitui-se por moléculas de açúcares, proteínas e integra os componentes básicos para a formação da cartilagem articular e pode ser extraída da cartilagem de aves, moluscos, peixes e suínos para a produção do suplemento.

De forma geral, a condroitina é capaz de inibir a ação de enzimas que podem degradar a cartilagem, enquanto a glucosamina pode reparar (regenerar) o tecido cartilaginoso que foi lesado. A associação dos dois ingredientes contribui para a redução do desenvolvimento de doenças articulares nos cães.

Saúde do pastor alemão

Um cuidado específico com esta raça, em toda a sua fase, na hora de alimentá-lo é a predisposição para torção gástrica, onde o cão tem um manejo alimentar com porção exagerada e com muita rapidez. O estômago dilata e torce em si mesmo, por causa da fermentação, produção de gases e alimento intensamente. Para que diminua esse risco, o ideal é fracionar a alimentação do cachorro, em 3 vezes ao dia.

Outra patologia muito preocupante com a raça é a displasia coxofemoral, uma alteração na cabeça do fêmur com a bacia, levando um desconforto, claudicação e muita dor. Além de outros problemas ortopédicos, que um cão de grande porte pode vir a ter, como também a displasia de cotovelos que é uma doença degenerativa mais frequente em cães jovens. Tanto no caso de torção e displasias, muitas vezes cirurgia é recomendado.

A expectativa de vida do Pastor é de 10 a 14 anos. Para manter a saúde dele em dia, além de exercícios, alimentação super Premium é bom ter uma rotina de check up no veterinário para evitar qualquer surpresa.

Esperamos que tenham gostado de saber mais um pouco dessa raça encantadora que é o Pastor Alemão e ficamos à disposição para respondê-los, caso haja alguma dúvida ou curiosidade. Venha acompanhar as aventuras do Rei Arthur no instagram: @arthur.pastoralemao e veja o quanto um cão de guarda pode ser fofo também! Beijos e lambeijos Carol e Arthur

Leia mais: Golden Retriever: Tudo o que Você Precisa Saber Sobre essa Raça

O que achou dessas informações? Comenta aí!

Matilha Brasil

Escrito por Matilha Brasil

Olá, nós somos a Matilha Brasil!
Um grupo de dogs do Instagram unidos em torno de um calendário de ações diferentonas e dispostos a surpreender os seguidores e mudar a cara das ações no Mercado Pet! E como a Petiko é uma marca aumiga e aberta às novidades, aqui no Blog vamos postar dicas pet legais pra Cachorro! Visite nosso Instagram para saber mais sobre nossa Matilha!

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

6 Maneiras de Acalmar seu Cachorro

Por que Temos que Vacinar Cães e Gatos?