Por que Temos que Vacinar Cães e Gatos?

in , ,

Fique ligado na importância da vacinação do seu pet!

Assim como nós, cães e gatos também devem ter cuidados especiais de saúde. As vacinas evoluíram muito nas últimas décadas e todas têm a intenção de prevenir uma ou mais doenças e com a vacinação, o sistema de defesa dos cães e gatos se torna habilitado a produzir anticorpos de maneira mais rápida e combater os vírus e/ou bactérias invasoras. O sistema de defesa mantém por um tempo a habilidade de produzir rapidamente os anticorpos. Com o passar do tempo, essa habilidade vai se ‘’acabando’’ e será necessário aplicar a vacina anual.

Saiba Mais Sobre a Vacinação

A VACINAÇÃO É SEMPRE NECESSÁRIA?

Nos últimos 10 anos, graças às vacinações, algumas doenças graves se tornaram raras. É fundamental que se continue vacinando, pois sem isso as doenças podem reaparecer. Não podemos nos esquecer que, em se tratando de cães e gatos, a fauna silvestre pode funcionar como reservatório para certos vírus e bactérias.

A manutenção da vacinação, mantém uma cobertura suficiente para limitar o risco de doenças na população.

Foto: Internet

QUAL A FREQUÊNCIA QUE DEVO VACINAR MEU PET?

Para que a imunidade seja ideal, várias aplicações são necessárias no primeiro ano de vida, ou seja, no primeiro ano de vida do seu peludinho, as vacinas são fundamentais!

Na vida adulta, deve ser mantida anualmente nas aplicações de vacinas, para que a imunidade se mantenha efetiva durante toda a vida do pet. Devemos ser cuidadosos em seguir o protocolo vacinal recomendado pelo veterinário. Caso as orientações não sejam seguidas exatamente, pode ser necessário recomeçar o protocolo vacinal do zero!

TIPOS DE VACINAS

A vacinação é medida indispensável para os filhotes. Logo ao nascerem, eles contam com os anticorpos maternos passados pela amamentação. Com o passar do tempo, os anticorpos começam a desaparecer e é chegada a hora da vacinação. Deixar os filhotes sem as vacinas é muito perigoso pois nesta fase o sistema de defesa ainda é muito frágil.

Foto: Internet


Existem dois tipos de vacinas que são obrigatórias: as vacinas múltiplas e anti-rábicas. As vacinas múltiplas protegem contra várias doenças como, por exemplo, a Parvovirose e a Cinomose nos cães e a Rinotraqueíte e Leucemia Viral nos gatos.

Para os cães existem ainda algumas vacinas facultativas que devem ser aplicadas de acordo com recomendação do médico-veterinário e o risco de exposição do animal a essas doenças. São elas: Leishmaniose, Giardíase e Tosse dos Canis.

Vale lembrar que nenhuma vacina é 100% eficaz, porém sabemos que a chance de contrair a doença diminui e muito. Há também a chance do pet até se contaminar, mas ter sintomas bem menores do que um animal não vacinado. Lembre-se que é sempre importante consultar o médico veterinário antes de qualquer coisa.

Vacinar seu pet é um ato de carinho com ele, com sua família e toda sociedade, pois as vacinas ajudam na manutenção da saúde e evitam a disseminação de doenças.

Leia mais: Seu cachorro está com TODAS as vacinas em dia?

Sabia dessas dicas? Conta pra gente!

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Pastor Alemão: Tudo que Você Precisa Saber Sobre Essa Raça

Como Acostumar seu Pet Para a Pós Pandemia