Os cachorros dormem muito mais do que nós, não é mesmo?! Na verdade, eles precisam de muitas horas de sono, mas a maior parte do tempo eles descansam cochilando.
E você já reparou no olho do cachorro enquanto ele dorme? Assim como os humanos, os cachorros processam o que aconteceu durante o dia em seus sonhos e, muitas vezes,’ se colocam em posições estranhas e movem seus olhos e patas. Embora seus hábitos de sono sejam diferentes dos nossos, eles podem ter sonhos perturbadores ou fazer caretas engraçadas enquanto dormem com os olhos abertos. É uma fase completamente normal do sono.
Os cães dormem de maneira semelhante a nós, humanos. Eles dividem seu repouso em uma fase de sono mais longa e superficial e outra mais curta, na qual ocorre a conhecida fase REM.
‘’O REM é o último estágio do ciclo do sono, que dura cerca de 20 minutos cada e é nele que os sonhos acontecem. Nesse momento nosso batimento cardíaco acelera e ocorrem as chamadas “paralisias do sono”, pois o cérebro bloqueia os neurônios motores para que o corpo não reproduza os movimentos ocorridos nos sonhos.’’
Texto adaptado: Duoflex (Sono REM)
É no sono REM que conseguimos identificar algumas ações, como:
- Movimento das pernas para a frente e para trás, como se o cachorro estivesse correndo;
- Movimentos semelhantes a tiques no rosto, bem como na cauda, orelhas, etc;
- Vocalizações como choro, gemido, latido, rosnado, uivo, etc;
Abrindo os olhos; - Respiração pesada.
Esses sinais, que não precisam ocorrer todos, duram apenas alguns minutos. Então o cachorro continua a dormir em paz, para nosso espanto, ou acorda às vezes assustado. Embora também possamos estar com medo, não devemos acordá-lo nem fazer outra coisa senão falar com ele com calma, caso ele acorde sozinho.
Além dos movimentos que estão associados à fase REM, com certeza vocês já repararam que os cães tendem a ficar em um sono leve ao longo do dia não é mesmo?!
Em outras palavras, seria o que conhecemos como “dormir com um olho aberto e o outro fechado”. Eles parecem adormecidos, mas se você olhar de perto, eles estão em uma postura corporal bastante alerta. Nesse momento, eles podem não fechar completamente os olhos, mas não estão realmente dormindo. Eles apenas descansam.
Dormindo de olhos abertos
Se você já reparou no olho do cachorro enquanto dorme, você sabe que às vezes os cachorros dormem com os olhos abertos ou semi-abertos, mas em geral isso não é motivo para alarme. Este comportamento vem de seus ancestrais, que viviam na natureza e tinham que estar atentos, mesmo que estivessem descansando.
Embora na maioria dos casos isto não seja motivo de preocupação, às vezes este comportamento pode indicar outras coisas. Se você observar os olhos dos cachorros e reparar que as pupilas estão relaxadas, seu cão provavelmente está bem e sonhando tranquilamente.
Mas se elas estiverem fixas e dilatadas e os olhos do cachorro estiverem literalmente bem abertos, ele pode estar tendo convulsões. Dê uma boa olhada em seu filho de quatro patas e se ele também começar a chorar e uivar, verifique de que ele esteja em um lugar seguro onde não possa cair ou se machucar. E consulte um veterinário para descobrir o motivo das convulsões.
Dormindo de forma “estranha”
Quando seu filho de quatro patas dorme ou já está dormindo profundamente, ele frequentemente revira os olhos. Se isso acontecer, você não precisa fazer nada. Isso geralmente acontece quando o cão está dormindo de forma que a pele abre ligeiramente as pálpebras. O branco do olho pode aparecer por um tempo e depois desaparecer novamente.
Outro motivo pelo qual seu cão está movendo os olhos é porque ele está tentando ficar acordado, mas está cansado demais para ficar. Isso costuma acontecer conosco quando estamos cochilando.
Finalmente, se virmos nosso cachorro movendo os olhos sob as pálpebras, isso é um sinal de que ele está profundamente adormecido.
Leia também:
Cães e Gatos Podem Dormir na Cama?
Novidade: Hidrata Patinhas da Petiko
Seu cachorro pode ajudar na saúde mental
Conheça as principais vacinas para cães e gatos