Recentemente, a prefeitura de São Paulo desenvolveu um novo projeto com o intuito de identificar cães e gatos, com o propósito de facilitar a localização dos pets caso se percam dos seus tutores. A emissão do RGA (Registro Geral do Animal) é obrigatória para pets com mais de 3 meses de idade que vivem na capital paulista.
RG Pet: como funciona?
O RG pet funciona de maneira bem semelhante ao nosso documento, mas possui o objetivo de identificar e registrar o pet, associando-o ao tutor para facilitar a sua localização caso ele se perca.
Além disso, é uma maneira de acompanhar a vacinação de raiva dos pets, considerando que um dos documentos obrigatórios para a emissão do RG pet é o atestado de vacinação contra a raiva, assinado por um médico veterinário ou carimbado pela prefeitura.
Confira a seguir como solicitar o RG pet para seu cachorro ou gato, caso vocês morem na cidade de São Paulo.
Como solicitar a emissão do documento
A emissão da identidade pet é obrigatória para todos os cães e gatos a partir de 3 meses na capital paulista. E para solicitar o documento do seu pet, é preciso preencher o formulário on-line no portal SP156.
A emissão do RG pet é grátis e, junto a ele, o tutor recebe uma placa de identificação, com um número único e permanente que corresponde ao registro, para que seja fixada à coleira.
Documentos necessários para a emissão:
- Foto do pet (que constará na carteirinha de RGA);
- Documento de identificação oficial do (a) tutor (a) com foto e número de RG e CPF;
- Atestado de vacinação contra raiva com assinatura de médico veterinário particular ou comprovante de vacinação emitido pela prefeitura;
- Comprovante de endereço atualizado (emitido em até 90 dias) e no próprio nome do (a) tutor (a) do pet (como conta de água, de luz, de gás ou de telefone;
- Correspondência bancária, comercial (carnês e boletos) ou oficial (proveniente do serviço público, civil ou militar) entregue pelo correio emitida em até 90 dias;
- Contrato de locação do imóvel vigente e com firmas reconhecidas.
Requisitos:
- Ter idade igual ou superior a 18 anos;
- Morar na cidade de São Paulo.
Quando a solicitação é feita pelo portal on-line, a identidade do pet é enviada para o e-mail de contato informado, cerca de 30 dias após a solicitação. O tutor poderá imprimir o documento, se preferir.
Também é possível fazer a solicitação presencialmente. Nesse caso, proceda com o agendamento pelo portal on-line, e compareça a uma das Praças de Atendimento da Prefeitura portando todos os documentos que citamos anteriormente.
A emissão do RGA e o uso da placa de identificação na coleira é uma excelente iniciativa de cuidado com os pets. Afinal, nossos peludos são únicos e insubstituíveis e esse registro é único e vale por toda a vida!
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