Prefeitura de SP passa a emitir RG para pets

in ,

Utilizado para identificar os pets, o RGA (Registro Geral do Animal) é obrigatório para cães e gatos com mais de 3 meses que moram na cidade de São Paulo.

Recentemente, a prefeitura de São Paulo desenvolveu um novo projeto com o intuito de identificar cães e gatos, com o propósito de facilitar a localização dos pets caso se percam dos seus tutores. A emissão do RGA (Registro Geral do Animal) é obrigatória para pets com mais de 3 meses de idade que vivem na capital paulista.

RG Pet: como funciona?

O RG pet funciona de maneira bem semelhante ao nosso documento, mas possui o objetivo de identificar e registrar o pet, associando-o ao tutor para facilitar a sua localização caso ele se perca.

Além disso, é uma maneira de acompanhar a vacinação de raiva dos pets, considerando que um dos documentos obrigatórios para a emissão do RG pet é o atestado de vacinação contra a raiva, assinado por um médico veterinário ou carimbado pela prefeitura.

Confira a seguir como solicitar o RG pet para seu cachorro ou gato, caso vocês morem na cidade de São Paulo.

Como solicitar a emissão do documento

Prefeitura de SP passa a emitir RG para pets
Foto: Canva

A emissão da identidade pet é obrigatória para todos os cães e gatos a partir de 3 meses na capital paulista. E para solicitar o documento do seu pet, é preciso preencher o formulário on-line no portal SP156.

A emissão do RG pet é grátis e, junto a ele, o tutor recebe uma placa de identificação, com um número único e permanente que corresponde ao registro, para que seja fixada à coleira. 

Documentos necessários para a emissão:

  • Foto do pet (que constará na carteirinha de RGA);
  • Documento de identificação oficial do (a) tutor (a) com foto e número de RG e CPF;
  • Atestado de vacinação contra raiva com assinatura de médico veterinário particular ou comprovante de vacinação emitido pela prefeitura;
  • Comprovante de endereço atualizado (emitido em até 90 dias) e no próprio nome do (a) tutor (a) do pet (como conta de água, de luz, de gás ou de telefone;
  • Correspondência bancária, comercial (carnês e boletos) ou oficial (proveniente do serviço público, civil ou militar) entregue pelo correio emitida em até 90 dias;
  • Contrato de locação do imóvel vigente e com firmas reconhecidas.

Requisitos:

  • Ter idade igual ou superior a 18 anos;
  • Morar na cidade de São Paulo.

Quando a solicitação é feita pelo portal on-line, a identidade do pet é enviada para o e-mail de contato informado, cerca de 30 dias após a solicitação. O tutor poderá imprimir o documento, se preferir.

Também é possível fazer a solicitação presencialmente. Nesse caso, proceda com o agendamento pelo portal on-line, e compareça a uma das Praças de Atendimento da Prefeitura portando todos os documentos que citamos anteriormente.

A emissão do RGA e o uso da placa de identificação na coleira é uma excelente iniciativa de cuidado com os pets. Afinal, nossos peludos são únicos e insubstituíveis e esse registro é único e vale por toda a vida!


Leia também:
Placa de identificação: mais segurança para seu pet
Viagem de fim de ano com o pet: o que levar?
Coleira: saiba como escolher a melhor para seu pet
5 lugares ao ar livre para passear com seu cachorro em São Paulo

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Excitação emocional em cães: como resolver?

Excitação emocional em cães: como resolver?

Por que os cachorros comem grama?

Por que os cachorros comem grama?