É superimportante saber identificar em que fase da vida se encontra o seu cachorro. Assim, você consegue cuidar da melhor maneira possível dele, conforme as necessidades de cada período: filhote, adulto e idoso.
Isso porque, à medida que o seu pet envelhece, o organismo muda e precisa de atenções diferentes em relação à alimentação e estilo de vida.
Primeiros meses de um cachorro
Independentemente da raça ou do porte, o período em que os cães crescem mais e se desenvolvem muito rapidamente é entre 3 a 5 meses de vida. O que exige uma alimentação com alto aporte proteico e nutricional para auxiliar o crescimento.
Quando meu cachorro cachorro passa de filhote para adulto?
Um cão filhote atinge a idade adulta no período entre 10 e 24 meses de vida, dependendo da raça e do porte. Fase da vida em que os pets já alcançaram a maturidade sexual, e praticamente, o total desenvolvimento do seu corpo. Os cães continuam ativos, porém é necessário se atentar à manutenção do peso ideal deles.
Quando um cachorro é considerado idoso?
Os cachorros, no geral, começam a apresentar sinais de envelhecimento a partir dos 7 anos de idade. Um estágio da vida no qual os pets tendem a ser menos ativos, e o metabolismo fica mais lento. Isso aumenta a chance de terem sobrepeso, podendo surgir alguns problemas de saúde.
Cada fase da vida do pet exige uma atenção especial, e o acompanhamento médico-veterinário ajuda a prevenir e tratar doenças, proporcionando uma vida mais saudável e de maior bem-estar.
Entre os cuidados essenciais com os cães, a alimentação de qualidade é primordial para ajudar a aumentar a longevidade do pet – vale lembrar que é importante levar o seu pet ao veterinário para realizar check-ups.
Leia também:
Campanha incentiva a adoção de cães idosos
Leite Materno Caseiro Para Filhotes De Cães E Gatos
Pet idoso: dicas rápidas para cuidar do seu velhinho
Problemas Comportamentais em Filhotes: Xixi no Lugar