A narrativa de que castrar o animal leva ao aumento de peso é bastante comum na sociedade, e por sua vez pode acabar gerando uma indecisão quanto a castrar ou não o seu pet. Mas afinal, a castração realmente eleva o peso do animal?
Devo ou não castrar o meu pet?
Embora tratado por alguns como um tabu, a castração pode ser uma ótima solução para o animal, visto que evita a procriação de filhotes indesejados e previne doenças como infecções no órgão genital, e cânceres nos testículos e na próstata, no caso dos machos, e piometra (infecção uterina), tumores de mama, prolapso vaginal entre diversas outras nas fêmeas, sejam gatas ou cadelas.
No caso das fêmeas em específico, a castração além de provocar uma mudança comportamental, evita também um problema chamado pseudociese, popularmente conhecido como gravidez psicológica.
Isso ocorre quando o organismo da cadela age como se ela estivesse prenha, mesmo não estando. Agressividade, possessão com o ninho e até mesmo inchaço nas mamas e produção de leite são sintomas que indicam que está ocorrendo uma possível gravidez psicológica, portanto, é preciso ficar atento.
Além disso, a castração também acalma o animal, já que reduz o territorialismo e a dominância, principalmente no caso dos machos, uma vez que pets não castrados podem acabar fugindo para procriar, e caso não consigam, podem apresentar comportamentos agressivos oriundos da frustração. Isso ocorre por conta da pausa na produção de testosterona, hormônio que é um dos responsáveis por comportamentos agressivos, o que faz com que o pet se torne mais calmo.
Afinal, castração engorda ou não?
De fato, a castração pode provocar o aumento de peso no animal, mas essa situação pode ser controlada com algumas dicas, que veremos mais à frente.
Como citado anteriormente, depois de castrado, o animal tende a se tornar mais calmo, por conta da redução do metabolismo do pet. Com o metabolismo mais lento, o seu pet ficará mais sonolento do que antes, o que também propicia o aumento do peso.
Após o procedimento cirúrgico, na maioria das vezes ocorrem algumas alterações no apetite do animal, portanto, é recomendado que o tutor esteja sempre atento ao peso do pet.
Se houver uma alteração brusca em um curto período de tempo, é interessante que um nutricionista seja acionado para criar uma dieta bem distribuída de acordo com as características do pet.
Como controlar o peso do animal castrado?
Atualmente, existem rações específicas para pets castrados. Essas rações possuem um menor teor de gordura e maior teor de proteínas e fibras em sua composição. Já foi provado cientificamente que alimentos com mais valores de proteínas ao invés de carboidratos contribuem para o equilíbrio do peso do pet.
Também vale ressaltar a importância da realização de exercícios físicos diários. Se alinhado com a alimentação adequada, o controle do peso do animal dificilmente será um problema.
Além de contribuir diretamente para o bom funcionamento do sistema cardiorrespiratório e cardiovascular, a prática diária de atividades físicas contribui e muito para a manutenção do peso, e deve ser tratada como algo essencial no dia a dia do seu pet.
Leia também:
Castração: Você Ainda Tem Dúvidas?
Pet idoso: dicas rápidas para cuidar do seu velhinho
Alimentação natural para pets: como funciona?
Dicas sobre como usar a caixa de transporte do seu pet