A traqueobronquite infecciosa canina, ou mais conhecida “tosse dos canis” é uma doença respiratória infectocontagiosa que pode ser causada por diversos microorganismos, dentre eles vírus e bactérias.
Os principais agentes responsáveis são as bactérias Bordetella bronchisepticas, Micoplasmas e Ureaplasmas, além de vírus como o da Parainfluenza canina, o Adenovirus canino tipos 1 e 2 e até o vírus da Cinomose.
Índice
Leia mais sobre a Traqueobronquite Infecciosa:
Ela é uma doença mais prevalente em lugares com baixas temperaturas e em casos de superlotação como em abrigos, aumentando muito a susceptibilidade dos animais à infecção.
A maioria das infecções é branda, com baixas taxas de mortalidade porém devemos ficar atentos.
Como é transmitida?
A transmissão ocorre de forma direta e indireta, pelo ar e secreções ou através de fômites (qualquer objeto que possa estar contaminado, como escovas, vasilhas, etc)
Quais os sintomas da Tosse dos Canis?
Os principais sinais observados em animais doentes são a dificuldade respiratória, tosse, secreção nasal purulenta e vômitos. Além disso podem apresentar hipertermia (aumento da temperatura), anorexia e dispnéia.
Em casos onde a infecção bacteriana é mais severa, podemos observar também rinite, conjuntivite, tonsilite, pneumonia intersticial e broncopneumonia.
Qual o tratamento?
O tratamento vai variar de acordo com o estado do aminal. Em casos leves, o próprio organismo do animal consegue se defender e os sintomas podem desaparecer em algumas semanas, porém a doença gera muito desconforto aos animais e por isso alguns medicamentos podem ser necessários.
Animais com sinais mais graves e pertinentes devem ser levados ao médico veterinário para uma avaliação. Em casos assim é comum ser adotado o uso de terapias de suporte, acompanhadas de antibióticos, corticosteróides e broncodilatadores.
ATENÇÃO: Nunca medique seu animal sem o acompanhamento de um veterinário, isso pode agravar o seu quadro e ser perigoso à saude dele!
Como previnir?
A melhor forma de prevenção da traquobronquite canina é através da vacinação, por isso, garanta que as vacinas do seu cãozinho estejam sempre em dia!
Também devemos ter cuidado com superpopulações e controlar a queda na imunidade dos animais, alimentando-os sempre de forma adequada e cuidando de sua saúde.
Leia também: Como Descobrir Se Meu Cachorro Tem Alergia?
Conhecia essa doença? Conta pra gente nos comentários!
Comentários
0 comments