Traqueobronquite Infecciosa Canina: A Tosse Dos Canis

in ,

Conheça e previna a doença que faz seu cão ter dificuldade de respirar.

A traqueobronquite infecciosa canina, ou mais conhecida “tosse dos canis” é uma doença respiratória infectocontagiosa que pode ser causada por diversos microorganismos, dentre eles vírus e bactérias.

Os principais agentes responsáveis são as bactérias Bordetella bronchisepticas, Micoplasmas e Ureaplasmas, além de vírus como o da Parainfluenza canina, o Adenovirus canino tipos 1 e 2 e até o vírus da Cinomose.

Leia mais sobre a Traqueobronquite Infecciosa:

Ela é uma doença mais prevalente em lugares com baixas temperaturas e em casos de superlotação como em abrigos, aumentando muito a susceptibilidade dos animais à infecção.

A maioria das infecções é branda, com baixas taxas de mortalidade porém devemos ficar atentos.

Foto: Canva

Como é transmitida?

A transmissão ocorre de forma direta e indireta, pelo ar e secreções ou através de fômites (qualquer objeto que possa estar contaminado, como escovas, vasilhas, etc)

Quais os sintomas da Tosse dos Canis?

Os principais sinais observados em animais doentes são a dificuldade respiratória, tosse, secreção nasal purulenta e vômitos. Além disso podem apresentar hipertermia (aumento da temperatura), anorexia e dispnéia.

Em casos onde a infecção bacteriana é mais severa, podemos observar também rinite, conjuntivite, tonsilite, pneumonia intersticial e broncopneumonia.

Qual o tratamento?

O tratamento vai variar de acordo com o estado do aminal. Em casos leves, o próprio organismo do animal consegue se defender e os sintomas podem desaparecer em algumas semanas, porém a doença gera muito desconforto aos animais e por isso alguns medicamentos podem ser necessários.

Animais com sinais mais graves e pertinentes devem ser levados ao médico veterinário para uma avaliação. Em casos assim é comum ser adotado o uso de terapias de suporte, acompanhadas de antibióticos, corticosteróides e broncodilatadores.

ATENÇÃO: Nunca medique seu animal sem o acompanhamento de um veterinário, isso pode agravar o seu quadro e ser perigoso à saude dele!

Foto: Canva

Como previnir?

A melhor forma de prevenção da traquobronquite canina é através da vacinação, por isso, garanta que as vacinas do seu cãozinho estejam sempre em dia!

Também devemos ter cuidado com superpopulações e controlar a queda na imunidade dos animais, alimentando-os sempre de forma adequada e cuidando de sua saúde.

Leia também: Como Descobrir Se Meu Cachorro Tem Alergia?

Conhecia essa doença? Conta pra gente nos comentários!

Amanda

Escrito por Amanda

Estudante de Medicina Veterinária, com interesse em clinicar. Pretendo me especializar em Medicina de Felinos ao final da faculdade, porém também tenho um grande amor pelos cãezinhos. Tenho um perfil de estudos no Instagram (@veterinanda_) onde compartilho um pouquinho da minha rotina como universitária e disponibilizo vários resumos para os amigos da graduação e apaixonados por animais, assim como eu.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Você Conhece A Força do Um?

Como Passear Com Seu Cachorro na Praia