7 dicas para cuidar do seu pet no inverno

in , ,

Com a chegada do inverno, vale a pena conferir os principais cuidados para proteger a saúde e o bem-estar do seu pet.

O inverno é marcado pelas baixas temperaturas e clima seco, que podem prejudicar não só a saúde dos humanos, mas também dos pets.

Da mesma forma que um casaco nem sempre é suficiente para nos aquecer, os pelos podem não ser suficientes para manter seu cachorro ou gato protegido do frio.

No entanto, com as dicas a seguir, é possível manter seu pet seguro, aquecido e confortável durante o inverno. Venha conferir!

Cuidados com os pets no inverno

No inverno, animais de pelos longos e espessos, como o Husky Siberiano e São Bernardo, se adaptam com mais facilidade às baixas temperaturas. Por outro lado, cães e gatos com pouco ou nenhum pelo requerem atenção especial durante essa estação.

Além disso, pets filhotes e idosos exigem cuidados extras nos dias frios. Afinal, eles são mais sensíveis ao frio e podem ter a imunidade reduzida, tornando-os mais suscetíveis a doenças.

Do mesmo modo, pets com doenças crônicas, principalmente ortopédicas, como artrose e displasia coxofemoral, também precisam de cuidados especiais, considerando que dores e desconfortos podem se intensificar com a queda de temperatura.

Logo, incluir algumas mudanças na rotina dos pets é essencial para mantê-los protegidos e saudáveis durante a estação mais fria do ano. A seguir, você vai conferir as principais dicas para cuidar do seu melhor amigo no inverno:

1 – Reduza a quantidade de banhos

Cachorro sendo secado com toalha depois do banho
Foto: Canva

A água retira a oleosidade natural da pele, aumentando o ressecamento. Por isso, investir em produtos de banho a seco pode ser uma excelente alternativa para manter o pet limpinho e cheiroso.

Quando o banho for necessário, opte pela água morna, pois a água muito quente contribui com a eliminação da gordura natural da pele, o que também causa ressecamento.

Além disso, após cada banho, certifique-se de que os pelos estejam completamente secos para evitar que seu pet sinta frio e também a proliferação de microrganismos que causam problemas de pele.

2 – Roupinhas são bem-vindas

Cachorro chihuahua passeando com roupa
Foto: Freepik

As roupas não servem apenas para deixar o pet mais fofo, e sim para mantê-lo quentinho durante o frio. A recomendação é escolher roupas quentes e confortáveis, que não limitem a movimentação do pet.

É importante destacar que nem todos os pets se adaptam ao uso de roupas, desse modo, não devemos insistir. Afinal, existem outras maneiras de manter o peludo aquecido no inverno. 

3 – Garanta camas quentinhas

Gato dormindo em cama fofa
Foto: Canva

Além das roupinhas, é recomendado oferecer uma cama quente e confortável para que os pets possam descansar sem se preocupar com o frio. É interessante reforçar as camas com cobertores para garantir que seu pet se mantenha aquecido, até mesmo nos dias mais frios.

Nesse sentido, também devemos evitar posicionar as camas em locais com corrente de vento. Dê preferência a ambientes mais quentes e aconchegantes.

4 – Banhos de sol também são importantes

Gato tomando sol no jardim
Foto: Freepik

Se o seu pet tem o costume de buscar ambientes ensolarados, como jardim, quintal ou sacada, para desfrutar do sol, saiba que essa prática traz inúmeros benefícios à saúde dos animais de estimação, desde que seja realizada nos horários apropriados.

Além de aquecer os pets nos dias frios, a luz solar desempenha um papel importante no alívio das dores musculares e nas articulações durante o inverno.

Quando as temperaturas caem, os músculos tendem a se contrair, o que pode resultar em uma maior pressão sobre as articulações, agravando o desconforto. No entanto, a exposição adequada à luz solar pode ajudar a minimizar esses efeitos negativos.

5 – Ofereça uma alimentação balanceada

Cachorro comendo ração
Foto: Canva

Durante o inverno, os pets costumam aumentar seu gasto energético para se manterem aquecidos, o que pode exigir ajustes na quantidade de comida que recebem. No entanto, é fundamental buscar orientação veterinária antes de qualquer modificação na dieta do seu melhor amigo.

Ofereça alimentos com alta qualidade, preferencialmente super premium, que sejam ricos em nutrientes capazes de fortalecer a imunidade do seu pet. 

6 – Não se esqueça da hidratação

Gato bebendo água na fonte
Foto: Canva

Quando as temperaturas diminuem, é comum que os pets consumam menos água do que o necessário. Por isso, é importante estimular a hidratação das seguintes formas:

  • Mantenha a água sempre limpa e fresca;
  • Aumente a quantidade de bebedouros pela casa;
  • Invista nos benefícios das fontes de água, principalmente para gatos;
  • Ofereça alimentos úmidos que têm maior teor de água.

7 – Mantenha as vacinas em dia

Cachorro tomando vacina
Foto: Canva

Tanto os cães quanto os gatos ficam mais propensos a doenças respiratórias, como a gripe canina e a rinotraqueíte viral felina, durante o inverno. 

Dessa forma, é de grande importância manter a vacinação dos pets em dia para mantê-los seguros e saudáveis. 

Ao seguir essas dicas, você protege o bem-estar do seu pet até mesmo nos dias mais frios do inverno. Desse modo, compartilhe o conteúdo para que outros tutores também possam cuidar de seus melhores amigos da maneira correta!


Leia também:

Tártaro em pets: confira 3 dicas para prevenir
Alimentos úmidos: a importância para a nutrição dos gatos
Aprenda a garantir sabor e nutrição à alimentação dos cães
Os pets precisam tomar sol? Descubra agora! 

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

BOX.Petiko edição de Festa Junina

BOX.Petiko: conheça a edição “Festa Junina”

Cães com Manta Fleece, da Petiko, da ação Solidariedade que Aquece

Solidariedade que Aquece: veja a 3º edição da campanha