Eu sou suspeita para falar de adoção, já que sou uma adotífera há longos anos (como diria o Bomtalvão). Quando criei o perfil do Adotei um Pet, o objetivo principal era incentivar as pessoas, mostrar a rotina e a alegria de ter o seu melhor amigo em casa, assim como a responsabilidade que adotar um animal traz.
Se quiser conhecer um pouco dessa minha trajetória, é só clicar nesse artigo aqui, que inclusive foi o meu primeiro para o Petiko: O começo de tudo: para adotar basta dar o primeiro passo.
Índice
Sensação de fazer a diferença
O mais incrível da adoção é a sensação de fazer a diferença e mudar a realidade de um animalzinho que poderia estar sofrendo nas ruas ou esquecido em um abrigo, onde os voluntários e protetores fazem o seu melhor, mas precisam dar atenção para inúmeros animais.
A vida nunca mais será a mesma
A segunda sensação é a descoberta de que, na verdade, quem te salvou foi o seu pet. Os dias nunca mais serão os mesmos. Você nunca mais estará sozinho; terá em casa um protetor, um amigo que te ama (e ama mesmo). Com seus defeitos ou qualidades, ele estará lá.
Chegar em casa vai se tornar um evento, sua casa será personalizada de acordo com o gosto dele, e suas roupas terão um pouco de pelo – uma estratégia para você lembrar dele ao longo do dia.
Mudança de estilo de vida
Visitas? Apenas as que gostam de animais. Você vai passar a apreciar os dias de sol e a companhia do seu amigo nos passeios, vai perceber que sua respiração mudou, que agora você tem mais condicionamento.
As refeições serão altamente vigiadas, assim como as idas ao banheiro. Você vai procurar locais pet friendly, ver se tem creches na sua cidade, e vai passar a entender de brinquedos, petiscos e alimentação.
Nova rotina e novos hábitos
Levar o seu animalzinho ao pet shop vai ser mais sagrado do que fazer as unhas ou ir à barbearia. Os momentos em casa se tornam cada vez mais apreciados: os churrascos de família, os banhos de piscina, a leitura com seu melhor amigo deitado ao lado – ou em cima da sua barriga, o que já adianto te deixará imóvel até o momento que ele quiser, mesmo se você estiver com a bexiga explodindo.
Os filmes e séries que vão assistir juntos, com direito a desabafo falando daquele final ruim, e que seu pet vai prestar atenção mesmo sem entender nada.
Sua saúde vai melhorar (e muito)
Na hora de dormir, aquele dilema: pode ou não pode subir na cama? Aqui em casa pode e pode muito. Dorme todo mundo embolado; pode parecer desconfortável, mas o sono é dos melhores.
Na saúde, o médico vai te dizer que seus exames estão melhores, você se cuida mais e, hormonalmente falando, perto do seu pet você produz mais ocitocina e menos cortisol.
Adeus estresse! Ou pelo menos até logo, já que faz parte alguns chinelos destruídos, um pé da mesa roído – ainda mais se for filhote, o que me faz lembrar que as pessoas têm preconceito em adotar cães adultos. Mal sabem eles que são os mais tranquilos e educados.
Falando em tranquilidade, você vai sentir sua saúde mental melhor; a depressão vai para longe. Afinal, a vida se torna mais leve, apesar de alguns sustos e idas ao veterinário.
Aprendizado e amor incondicional
Ah, essas idas ao veterinário vão servir de aprendizado para você valorizar seu melhor amigo. Você vai se tornar um guerreiro para cuidar do seu pet, vai querer desfrutar de cada abraço e brincadeira. E se tiver filhos, conte com a mesma disposição do seu cachorro ou gato. Eles são as melhores babás e os melhores professores. Vão te ensinar sobre amor incondicional!
E quando for a hora de partirem, mesmo com toda dor, você vai se sentir grato e com a certeza de que viveria tudo de novo. E provavelmente você vai, quando resolver adotar de novo.
Adotar vai além de amor; é sobre mudança de vida, evoluir, se permitir sentir o que há de melhor.
Leia também:
Por que o cachorro lambe o tutor? Descubra agora!
Onde os gatos gostam de receber carinho? Descubra!
7 benefícios de passear com seu cachorro todos os dias
Por que os gatos ronronam? Descubra os motivos!
Comentários
0 comments