Assim como nós, seres humanos, os cães também precisam de uma boa alimentação para viverem com saúde.
Seja você um pai ou uma mãe de primeira viagem, ou um tutor que já vive há anos com seu pet, é importante se manter informado para garantir a qualidade de vida que seu melhor amigo merece.
Dessa forma, aqui explicaremos a importância de uma alimentação equilibrada para os cães, e também vamos compartilhar dicas para você garantir mais sabor e nutrição à rotina dele. Confira:
Índice
A importância da alimentação equilibrada para cães
Antes de mais nada, você precisa saber que, como qualquer ser vivo, os pets precisam de uma alimentação balanceada para crescerem, se desenvolverem, e viverem com saúde.
Oferecer apenas um tipo de alimento, sem variar os ingredientes, ou em quantidades inadequadas, é um erro que pode levar a consequências indesejadas.
Mas afinal, o que é uma alimentação equilibrada?
Nós te explicamos! Os componentes básicos de uma alimentação equilibrada são água, proteína, gordura, carboidratos, vitaminas e minerais – todos com papéis importantes no funcionamento do organismo dos pets.
Além disso, é importante ressaltar que existem alimentos adequados para cada tipo de pet, nas mais diversas fases da vida – filhote, adulto e idoso.
Também é possível encontrar alimentos destinados a raças específicas e, até mesmo, com fórmulas desenvolvidas de acordo com as necessidades clínicas dos pets (como rações para cães com intolerância alimentar, problemas renais ou gastrointestinais, por exemplo).
Ao determinar o alimento ideal para o seu melhor amigo, você está contribuindo com a longevidade dele!
Uma dieta balanceada é capaz de ajudar na manutenção da saúde, enquanto diminui o risco de patologias como obesidade, doenças renais, alergias, inflamações, diabetes e gastrite. A ajuda de um Médico Veterinário, especialista em nutrição pet, pode ser bem-vinda neste momento!
Alimentação equilibrada “check”. E agora?
Depois de determinar os alimentos necessários para garantir o bem-estar do seu cãozinho, é hora do manejo alimentar! Se você nunca ouviu esse termo na sua vida, não se preocupe. Estamos aqui para ajudar!
O manejo alimentar é muito importante para a saúde de qualquer pet. Estipule um horário fixo para as refeições e sempre ofereça na quantidade recomendada pelo médico veterinário ou no verso da embalagem do alimento.
Nunca deixe o alimento à vontade para o seu peludo, isso não é nada saudável!
Deixar o alimento disponível pode facilitar o desenvolvimento de obesidade, que pode gerar problemas nas articulações, no coração, no fígado e nos rins.
Além disso, quando a comida fica à disposição 24 horas por dia, o pet come um pouco e acaba salivando em cima do alimento que ficou no comedouro – e essa saliva pode desencadear uma proliferação de microrganismos que podem fazer mal para o seu amiguinho.
E quando o assunto é ração, vale lembrar que, enquanto ela fica exposta ao oxigênio e à luz, começa a oxidar e a perder nutrientes, além de poder atrair ratos e insetos.
Para evitar que tudo isso aconteça, basta oferecer a quantidade correta, no horário determinado.
Agora, vamos conhecer um pouquinho mais sobre cada tipo de alimento: ração seca, ração úmida e alimentação natural!
Por onde começar?
Depois de conhecer a importância de uma alimentação equilibrada e também os benefícios do manejo alimentar, chegou a hora de entender um pouco mais sobre os tipos de alimentação.
Ração seca
Essa costuma ser a primeira opção quando se fala sobre a alimentação pet. Entre tantos detalhes, o que você precisa saber na hora de escolher a ração do seu cachorro é que ela está disponível nas versões super premium, premium e standard, em ordem decrescente de qualidade.
As rações super premium são desenvolvidas com o que há de melhor em termos de nutrientes, vitaminas e minerais e levam ingredientes de primeira qualidade. Já as rações premium têm fórmulas equilibradas, embora não tão boas quanto as citadas anteriormente.
Por fim, as standard devem ser evitadas, pois são pobres em nutrientes, minerais e vitaminas, além de levar ingredientes que não possuem tanta qualidade, ou seja, não são capazes de atender as necessidades nutricionais dos pets.
No SHOP.Petiko, você encontra diferentes opções de rações secas para o seu cãozinho, de acordo com as preferências e necessidades dele. Para conferir, basta clicar aqui.
Ração úmida
Problemas relacionados à hidratação não são tão comuns em cães, mas os alimentos úmidos também são bem-vindos na alimentação deles – principalmente quando o cãozinho é idoso, ou está doente, pois a ração úmida tem um aroma mais forte e o sabor mais acentuado, além de facilitar a mastigação.
Não é à toa que as rações úmidas (os famosos sachês) são recomendadas por especialistas em nutrição animal, com o propósito de estimular a hidratação dos pets através de uma alimentação saudável e nutritiva.
No SHOP.Petiko, você encontra diferentes opções de alimentos úmidos para o seu cãozinho. Para conferir, basta clicar aqui.
Alimentação natural
Esse tipo de alimentação vem se tornando uma grande tendência entre os tutores.
Essa pode ser uma ótima alternativa para os cães que não se interessam ou não se sentem bem comendo ração – lembrando que essa mudança deve ser recomendada e acompanhada por um Médico Veterinário.
Os principais alimentos usados são proteínas (peixe, frango, boi, ovos, porco e vísceras de animais, por exemplo), carboidratos e fibras (como abóbora, lentilha, cenoura, abobrinha, chuchu, beterraba, mandioquinha, brócolis e batata doce) e gorduras (banha suína, óleo de peixe e de coco).
Lembrando que a alimentação natural para os pets podem ser parecidas com as dos humanos, mas não devem ser as mesmas que os tutores costumam comer no dia a dia – afinal, alguns alimentos podem ser tóxicos para os cães. Vamos conferir?
Alimentos proibidos para os cães
- Cebola;
- Alho;
- Uvas e passas;
- Chocolate;
- Abacate;
- Tomate;
- Leite e seus derivados;
- Ossos (crus ou cozidos);
- Carne crua;
- Ovo cru;
- Massas (como macarrão e pizza);
- Carambola;
- Macadâmia;
- Caju;
- Pêssego;
- Ameixa.
Depois de conhecer os tipos de alimentos para os pets, é hora de conhecer a importância do mix feeding para a rotina alimentar dos cães.
Os benefícios do mix feeding
Mix feeding – ou alimentação mista – é uma técnica que consiste em reunir alimentos secos e úmidos nas refeições dos pets. Essa prática ajuda a promover enriquecimento alimentar através da combinação dos benefícios de cada tipo de alimento.
Dentre as vantagens de incluir o mix feeding na rotina dos pets, estão:
- Alimentação enriquecida: unir o alimento regular ao úmido enriquece as refeições dos pets com uma diversidade de aromas, sabores e texturas. Isso significa que a hora da refeição se tornará ainda mais interessante e benéfica para os cães;
- Contribui com a hidratação: o alimento úmido possui alta concentração de água, o que intensifica a hidratação dos peludos e ajuda a evitar problemas renais, quando aliado a um alimento seco;
- Combate a falta de apetite: alguns pets enjoam com facilidade dos alimentos, principalmente quando são secos. Mas a experiência sensorial promovida pela combinação de alimentos secos e úmidos ajuda a solucionar essa situação, pois o mix feeding torna a refeição mais atrativa e saborosa.
Além do mix feeding, os petiscos não podem faltar na rotina dos cães, pois promovem sabor e bem-estar, enquanto são ótimas opções para reforçar comportamentos positivos!
Os petiscos são aliados da alimentação para cães
Quando falamos sobre alimentação, não podemos nos esquecer dos tão amados petiscos! Os pets amam receber esses mimos e, por isso, é importante que seus tutores saibam como oferecê-los da maneira adequada.
Os petiscos estão sempre presentes como forma de recompensa ou agrado e, dessa maneira, devem ser oferecidos com cuidado para não se tornarem vilões quando o assunto é o bem-estar dos peludos.
Mas isso não quer dizer que devemos evitar os petiscos, pelo contrário. O melhor caminho a ser seguido é optar pelos petiscos de qualidade super premium, para garantir a saúde dos nossos pets.
Como escolher o petisco ideal?
Os tutores de pets, com certeza, já se viram confusos em relação às opções do mercado. Existem diversos formatos, texturas e sabores que, com certeza, agradam os paladares dos pets, mas, nem sempre, são os melhores para a saúde deles.
Na hora de escolher o petisco do seu pet, é importante olhar a composição descrita na embalagem.
Evite os petiscos que contém aditivos químicos como conservantes e corantes artificiais, flavorizantes (realçadores de sabor) e alto nível de sódio – os petiscos da Petiko, por exemplo, são desenvolvidos sem essas substâncias e são livres de transgênicos, para garantir o bem-estar dos pets.
No SHOP.Petiko, você encontra diferentes opções de petiscos para o seu cachorro. Para conferir, basta clicar aqui.
Esses itens que compõem alguns petiscos, quando ingeridos em excesso, podem oferecer riscos ao organismo dos pets, gerando problemas de saúde. Dessa maneira, os especialistas em nutrição pet costumam indicar os petiscos super premium.
Super premium é uma categoria de alimentos que reúne os melhores ingredientes, garantindo mais saúde e longevidade para os pets. Em suas fórmulas, nunca são utilizados corantes ou conservantes artificiais, e nem transgênicos.
Geralmente, podem conter benefícios adicionais à saúde como melhora no sistema digestivo e imunológico, diminuição de tártaro, manutenção da flora intestinal, cuidado com a pele e com os pelos, etc.
Agora que você descobriu a importância da alimentação equilibrada, chegou o momento de conhecer os benefícios do enriquecimento alimentar para o seu cachorro!
O que é enriquecimento alimentar?
Primeiro, você precisa ter em mente que, os antepassados dos, que viviam na natureza, não tinham o alimento à disposição.
Eles precisavam se dedicar e usar estratégias para caçar! No entanto, hoje em dia os pets conseguem se alimentar com mais facilidade, pois nós, tutores, estamos sempre ali para oferecer as comidinhas que eles tanto amam. E isso é ótimo!
Porém, os instintos dos nossos pets, muitas vezes, falam mais alto. Eles sentem necessidade de colocar suas habilidades predatórias em jogo, para se sentirem bem.
E esse é exatamente o objetivo do enriquecimento alimentar! Ele estimula o comportamento de caça dos nossos pets, o que é algo natural, durante a alimentação – e isso pode ser feito através de comedouros interativos e brinquedos recheáveis. Dê uma olhada:
Produtos que promovem enriquecimento alimentar
Quem disse que brincar com a comida não pode ser uma ótima ideia? Além dos comedouros tradicionais, existem outras maneiras de oferecer o alimento para seu pet com criatividade e diversão!
Comedouro interativo
Como foi dito antes, os pets não precisam mais caçar suas refeições e, por isso, acabam acumulando energia e comendo rápido demais. Mas, apesar de comum, esse comportamento é prejudicial à saúde dos peludos, pois a rápida ingestão de alimentos pode causar inúmeros problemas de saúde.
A boa notícia é que os comedouros interativos (também conhecidos como comedouros lentos), podem ajudar a solucionar esse hábito por meio de estímulos que funcionam como obstáculos, despertando o interesse dos pets e diminuindo a velocidade da alimentação.
Brinquedos recheáveis
Se você é um tutor ou tutora de pet, provavelmente, já sabe que os brinquedos são fundamentais para garantir a felicidade, o bem-estar e a qualidade de vida do seu melhor amigo.
Não é à toa que os brinquedos recheáveis da Petiko fazem tanto sucesso entre os humanos e seus pets: ao se movimentarem, os brinquedos liberam ração, petisco ou alimento pastoso congelado aos poucos, incentivando a brincadeira e o exercício físico e mental dos cães.
Depois de conferir todas as dicas, chegou a hora de colocá-las em prática para garantir uma alimentação mais balanceada e divertida ao seu cachorro!
Leia também:
5 dicas para escolher os melhores petiscos para os pets
A importância de limpar os brinquedos do seu pet
Seu cachorro destrói brinquedos? Saiba como resolver!
Panelinha: mais benefícios para a alimentação dos pets
Comentários
0 comments