Brincadeiras com Pets e o Distanciamento Social: Como Fazer Sem Sair de Casa?

in ,

Saiba como entreter seus peludinhos dentro de casa ou do apartamento!

As brincadeiras com pets são um momento único de amor e carinho com nossos bichinhos, sejam eles cachorros, gatos ou os dois. São caudas balançando, latidos e miados felizes e muita alegria tomando conta daquele ambiente!

Até então, quando pensávamos nas brincadeiras, era comum se imaginar em um parque, nos espaços comuns do condomínio ou mesmo nos passeios pela rua, principalmente com os cachorros. Porém, com o distanciamento social, essa é uma possibilidade que, por ora, é melhor evitar.

Acontece que nossos pets não entendem o que está acontecendo e querem continuar brincando, e é aí que você deve parar e pensar: o que fazer para divertí-los aqui dentro de casa ou do apartamento? Será que é possível?

Mantenha a calma, porque é possível sim! Será necessário adaptar algumas práticas, é verdade, mas nada que seja tão complicado assim, e o resultado será os mesmos abanos de cauda, sorrisos, latidos e miados que tanto amamos!

Saiba Agora as Melhores Brincadeiras com Pets (cães e gatos) e o Distanciamento Social. Faça Sem Sair de Casa!

Continue conosco para saber o que fazer e veja como é mais simples do que você pode imaginar.

Quais brincadeiras com pets posso fazer dentro de casa?

Foto: Canva

Nós separamos algumas bem legais, divididas por cães e gatos, para facilitar a sua vida. Antes disso, porém, queremos deixar registrado a importância de brincar com eles, sejam quais forem as circunstâncias.

Um estudo feito pela Universidade de Bristol, na Inglaterra, mostrou que brincar é a chave para o bem-estar dos cães. O estudo, que contou com a participação de 4 mil tutores de cães, mostrou que os pets que não interagem com tantas brincadeiras sofrem com problemas de comportamento, como ansiedade e depressão.

Ele também mostrou que cães que brincam menos também reclamam mais e não vão ao encontro de quem os chama. Logo, os cientistas concordam que brincar é fundamental para a felicidade dos catioros.

Outro estudo, chamado de “Environmental Enrichment for Indoor Cats” (enriquecimento ambiental para gatos domésticos), fala que as recomendações trazem a responsabilidade aos tutores de prover condições para a saúde e o bem-estar dos gatos nas casas.

Eles mantêm seus comportamentos naturais, como arranhar, morder e eliminar, mesmo quando vivem em ambientes fechados, e podem apresentar problemas de saúde e comportamentais quando são privados de um ambiente apropriado, o que demonstra a importância das brincadeiras.

Agora que já mostramos como as brincadeiras com pets são vitais, confira algumas recomendações para divertir seus animaizinhos e também se divertir, é claro!

Brincadeiras com cães

Foto: Canva

Algumas das melhores brincadeiras para fazer em ambientes internos são as seguintes:

  • Esconda a isca: aproveite os benefícios dos petiscos para cães e brinque com eles! Esconda algum pela casa e incite seu aumigo a procurar, sempre lembrando de recompensá-lo quando ele encontrar para que possa entender que cumpriu a sua missão.
  • Cabo de guerra: essa é uma das brincadeiras mais bacanas que você pode fazer com o seu cão, e como ela não demanda recursos tão difíceis de encontrar e nem muito espaço, nada impede que seja feito dentro de casa ou do apê. Pegue uma corda ou enrole um pano (toalha, lençol, cobertor, etc.) e brinque de puxar com o pet!
  • Ensine o nome dos brinquedos: quem disse que diversão e brincadeira não podem andar juntos? Pegue algum brinquedo para que vocês se divirtam e diga qual é o seu nome. Depois de algum tempo de prática, o pet já saberá do que se trata e, assim, você pode até mesmo fazer que ele o encontre em meio a outros brinquedos.
  • Em qual mão está? Pegue um petisco e coloque-o em uma mão, sem que o cãozinho veja. Então, coloque as duas mãos para frente e veja se ele consegue adivinhar onde está. Caso ele erre, tente mais algumas vezes até que acerte.
  • Percurso interno de obstáculos: sabe aquelas competições em que os cachorros passam por um percurso repleto de obstáculos, que deixa até mesmo nós, humanos, de queixo caído? Pois bem, você pode fazer um daqueles em sua casa com o que tiver à disposição, como cadeiras, toalhas, brinquedos e o que mais quiser. Ensine-o a percorrer e veja como ele deve melhorar com o passar do tempo!

Nós também temos um artigo bem bacana sobre brincadeiras para cachorro, mas ele foi desenvolvido tendo a possibilidade de usar ambientes externos, o que deve ser evitado neste momento. Porém, vale a pena conferir para ver o que pode ser adaptado ou mesmo praticado dentro de casa ou do apartamento.

Brincadeiras com gatos

Foto: Canva

Os felinos também têm várias oportunidades para se divertir durante o distanciamento social, e ajuda o fato de que eles costumam ser animais mais “internos” que os cães. Veja algumas delas:

  • Brinquedos para gatos: ratinhos e bolinhas são dois brinquedos clássicos e que devem deixar o seu pet entretido por bastante tempo. Dê preferência para os que têm guizos, já que o barulho é uma bela forma de incentivar a brincadeira.
  • Arranhadores: os gatos podem brincar sozinhos de várias coisas, e arranhar é uma delas. Para evitar que eles se dirijam ao seu sofá, às pernas das cadeiras ou às bases dos móveis, compre um arranhador bem bacana para que eles possam afiar suas unhas e se divertir. Os que têm brinquedos em cima são ainda melhores!
  • Brinquedos interativos: outras opções que podem deixar os pets bem animados são aqueles brinquedos com os quais eles precisam interagir, como os tabuleiros em que eles precisam ficar brincando com a bolinha, por exemplo. Sua atenção ficará bastante direcionada a eles.
  • Esconde-esconde: o instinto natural de caça dos gatos pode ser saciado através desta excelente brincadeira. Eles amam se esconder dentro de caixas, sacolas de papel, atrás de móveis ou em outros lugares – quem tem gato sabe bem disso, né? Deixe que eles explorem o ambiente e se escondam onde acharem interessante.
  • Aplicativos para gatos: pois é, a tecnologia também é uma das formas de como brincar em casa com os gatos. Eles ficam vidrados em apps e vídeos que mostram coisas em movimento, como peixinhos nadando, por exemplo. A recomendação é de usar um dispositivo mais antigo ou que você tenha uma película na tela, pois ela pode ganhar alguns arranhões!

Nós também temos um artigo sobre como brincar com gato, onde você pode encontrar outras alternativas para entreter o seu bichano quando estiver em casa ou no apartamento.

Brincadeiras com pets são saudáveis e super recomendadas durante o distanciamento social

Foto: Canva

Até mesmo quem não sabia como brincar em casa com os caninos e os felinos descobriu que é mais simples do que poderia imaginar. Alternativas não faltam para deixá-los super felizes e contentes onde estiverem!

Se você já se perguntou se o seu pet pode transmitir o novo Coronavírus, fique tranquilo, pois como explicamos no artigo, isso não deve acontecer. Em relação à contaminação por COVID-19, existe uma chance muuuuito pequena, com pouquíssimos casos ao redor do mundo, mas toda precaução é válida.

Outra dica que deixamos é que você conheça o BOX.Petiko. Nós temos opções para cachorro e gato, com produtos que são entregues mensalmente em sua casa, escolhidos por especialistas e, é claro, pessoas que amam seus bichinhos!

E aí, qual das brincadeiras com pets você mais gostou? Já fez alguma delas com o seu peludinho? Deixe sua opinião nos comentários!

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Saiba Tudo Sobre Giardíase Canina

Tapete Higiênico Descartável para Cachorro: Porque Essa É a Melhor Opção para o Seu Pet