Mesmo que essa dúvida nunca tenha passado pela sua cabeça, se você chegou até aqui, provavelmente está curioso (a) para saber se cachorro tem umbigo, certo?
O umbigo é símbolo da união que existia entre o filhote e sua mãe antes do nascimento e, por isso, é comum existir essa dúvida sobre a anatomia dos cães.
Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto!
Afinal, cachorros têm umbigo?
Sim, os cachorros têm umbigo! Todos os mamíferos contam com cordão umbilical, que é considerado um canal responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes para o feto durante a gestação.
Após o nascimento, o cordão umbilical do filhote seca e costuma ser removido pela mãe – ou então acaba caindo naturalmente.
Com o tempo, a região em que ficava o cordão umbilical começa a cicatrizar, se tornando o que conhecemos como umbigo.
Ao contrário dos humanos, o umbigo dos cães não é tão visível devido ao seu tamanho e por estar sob os pelos. Mas ele sempre está ali, na região central do abdômen, onde ficava o cordão umbilical.
Hérnia umbilical em cães: se atente aos sinais
Logo nos primeiros dias de vida de um cachorro, é possível perceber quando algo não está indo bem na região onde estava o cordão umbilical.
A hérnia umbilical se caracteriza como uma ruptura na parede muscular do abdômen que, por não ter sido fechada corretamente, pode trazer inúmeros problemas como a passagem de uma alça intestinal.
O surgimento da hérnia umbilical pode ser causado tanto por fatores genéticos quanto por traumas durante o parto – principalmente quando a mãe faz muita força na hora de cortar o cordão umbilical.
Sintomas de hérnia umbilical em cachorro
Após o nascimento de filhotes, é preciso se atentar aos sinais abaixo que caracterizam hérnia umbilical. Confira:
- Volume incomum na região umbilical;
- Vermelhidão no local;
- Vômitos;
- Dor abdominal;
- Falta de apetite.
Os três últimos sintomas são comuns, principalmente, quando há o estrangulamento de alguma alça intestinal, o que pode ser extremamente perigoso à saúde do pet.
Ao notar o aparecimento de mais de um sintoma acima, leve o pet a um Médico Veterinário o mais rápido possível. Dessa forma, será possível realizar os exames necessários a fim de definir o tratamento ideal, de acordo com o diagnóstico.
Ficou curioso (a) para conhecer um pouco mais sobre o universo pet? Continue acompanhando os conteúdos do BLOG.Petiko e nos siga nas redes sociais!
Instagram:
– BOX.Petiko;
– Petiko.oficial;
– SHOP.Petiko.
Leia também:
3 motivos que fazem os gatos “enterrarem” a comida
Cachorro cavando o chão: entenda por que isso acontece
Pesquisas Apontam que Gatos e Cachorros Imitam a Personalidade do Tutor
Conheça o Real Motivo dos Gatos “Amassarem Pãozinho”
Comentários
0 comments