Segundo a World Veterinary Association (WVA), há cerca de 200 milhões de cães abandonados no mundo. No Brasil, há 30 milhões de animais vivendo em situação de abandono, entre cães e gatos. Cerca de 10 milhões são gatos e 20 milhões são cães.
Em cidades grandes, estima-se que para cada cinco habitantes há um cachorro, destes, cerca de 10% estão abandonados e em cidades menores, a situação não é muito diferente também.
Índice
Cães e Gatos de Rua no Brasil
Essa questão tem sido analisada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CRMV-SP), que tem procurado soluções para a melhoria deste cenário.
No Brasil, o abandono é uma realidade comum no dia a dia das ONGs e nas cidades como um todo.
Os cães com maior risco de abandono são aqueles com problemas comportamentais, obtidos de abrigos ou a baixo custo, com idade igual ou superior a seis meses e os não castrados.
NÚMERO DE CASOS DE ABANDONO AUMENTAM NO VERÃO
Infelizmente entre dezembro e janeiro, registram um aumento de até 70% de cães e gatos abandonados. É muito comum a presença de animais vagando em parques, amarrados em postes, jogados do carro ou simplesmente deixado pelos tutores em clínicas veterinárias e hotéis. A família simplesmente não volta para buscá-los.
“Infelizmente, recebemos muitos vídeos de pessoas em flagrante soltando animais nas estradas e nas ruas. Incentivamos a denúncia e vamos continuar a lutar para que a lei seja mais rígida”, explica o delegado Bruno Lima.
MAS, E AS ONGs DA CAUSA ANIMAL?
Os pets são muito dependentes dos seres humanos. Ao serem abandonados nas ruas, podem ser mortos, atropelados, envenenados, passam fome e sede. E infelizmente, as ONGs da causa animal, por falta de recursos, não têm condições de resgatar e cuidar de todos os animais abandonados.
Reprodução: Imagem feita por mim com os dados do Instituto Pet Brasil
De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Pet Brasil (IPB), existem cerca de 370 ONGs pelo Brasil. Para um número tão grande de animais abandonados, 370 ONGs infelizmente não conseguem resgatar todos.
E para que isso aconteça um dia, a adoção de animais é muito importante, pois conforme forem adotando, mais espaço as ONGs terão para resgatar novos pets.
Texto relacionado: Adoção: Um Ato de Amor
COMO DENUNCIAR
“O primeiro passo para denunciar é ir até a delegacia civil mais próxima. Leve fotos e vídeos para realizar o boletim de ocorrência.”
Você sabia que existem tantos pets abandonados assim no Brasil? Você tem algum adotado? Conta pra gente aqui embaixo!
Comentários
Loading…
Comentários
0 comments