Assim como os humanos, cães e gatos também podem desenvolver doenças relacionadas ao trato urinário, que é responsável por produzir, armazenar e eliminar a urina.
Considerando que, até mesmo, problemas urinários leves podem ser muito dolorosos ou desconfortáveis para os pets, contribuir com a prevenção dessas doenças é uma excelente maneira de proteger a saúde e o bem-estar do seu cachorro ou gato.
Dessa forma, a seguir, você vai conhecer os sinais de que algo não está indo bem no trato urinário do seu pet, além de conferir formas de prevenir essas doenças.
Índice
Conheça as doenças no trato urinário dos pets
Cães e gatos de qualquer idade podem ser acometidos por doenças urinárias. As causas são variadas, porém, é importante conhecer quais são essas patologias.
Afinal, ao perceber qualquer sinal de que algo não vai bem com seu pet, é importante levá-lo para se consultar com Médico Veterinário, pois o diagnóstico precoce contribui com o sucesso do tratamento!
A seguir, você vai conferir as principais doenças relacionadas ao trato urinário dos pets:
- Cistite;
- Infecção urinária;
- Obstrução urinária.
Sinais de problemas no trato urinário
A princípio, você precisa saber que, tanto os cães quanto os gatos, costumam apresentar sintomas similares quando acometidos por problemas em suas vias urinárias. Confira alguns dos principais sinais que você deve se atentar:
- Dificuldade/esforço para urinar;
- Lambedura da genitália;
- Dor ao urinar;
- Incontinência urinária;
- Vocalização excessiva na hora de urinar;
- Urinar em local inadequado;
- Necessidade frequente de urinar;
- Presença de pus ou sangue na urina;
- Mudança de comportamento;
- Diminuição do apetite;
- Letargia.
Ao notar um ou mais desses sintomas, leve seu pet para se consultar com um Médico Veterinário. Assim, o profissional poderá seguir com os exames adequados para realizar o diagnóstico correto.
Dicas para prevenir doenças no trato urinário dos pets
Agora que você já conhece as principais doenças urinárias, bem como os sintomas que elas podem apresentar, chegou a hora de descobrir como prevenir esses problemas no dia a dia do seu pet.
Coloque mais de um bebedouro pela casa
Ao disponibilizar mais de um bebedouro pela sua casa, a preguiça não será mais o motivo pelo qual seu pet não se hidrata o suficiente. Coloque as vasilhas com água em diferentes ambientes, para que seu cachorro ou gato tenha sempre uma opção para se hidratar!
Inclua alimentos úmidos na rotina
Os alimentos úmidos – também conhecidos como sachês – possuem alta concentração de água, o que intensifica a hidratação dos pets e ajuda a evitar problemas renais.
Portanto, ao incluir essa opção na rotina do seu cachorro ou gato, você enriquece a alimentação dele enquanto contribui com o aumento da hidratação.
Panelinha é uma opção repleta de benefícios
A linha de toppers “Panelinha” foi desenvolvida pela Petiko para adicionar sabor, textura e nutrição à rotina alimentar dos pets.
Por ser um alimento úmido que pode ser colocado por cima do alimento seco regular, o Panelinha é uma excelente opção para estimular a hidratação do seu pet!
Atenção com as caixas de areia dos gatos
Além de estimular a hidratação dos gatos, é importante redobrar a atenção quando o assunto é a eliminação da urina.
Desse modo, é importante providenciar a quantidade adequada de caixas de areia para os seus gatos – o ideal é disponibilizar o número de caixas igual ao número de gatos na casa, mais uma caixa extra.
Evite situações estressantes
Ao se sentirem ansiosos e estressados diante de situações como mudança de casa ou a chegada de um novo animal, os pets podem diminuir o consumo de água, reduzir a eliminação de urina ou então começar a fazer suas necessidades no lugar errado.
Assim, o ideal é realizar mudanças na rotina do seu pet de maneira sutil, sempre seguindo as etapas de adaptação.
Agora que você já conhece as maneiras de prevenir problemas no trato urinário do seu pet, ficará muito mais fácil contribuir com a qualidade de vida dele!
Leia também:
Saiba como escolher petiscos seguros para o seu pet
Comedouro lento para gatos: conheça 5 motivos para usar
5 brinquedos de enriquecimento ambiental para cães
A importância de limpar os brinquedos do seu pet
Comentários
0 comments