Cuidados com os pets no calor

in , ,

Para proteger a saúde e o bem-estar dos pets, é preciso ter alguns cuidados nos dias de calor. Venha conferir!

Como vocês já sabem, os cães e os gatos não transpiram como a gente. Ao contrário de nós, seres humanos, os pets possuem pouquíssimas glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo.

A maior parte delas fica localizada nas almofadinhas das patas. Uma região pequena, que não é suficiente para controlar a temperatura de todo o corpo dos pets no calor.

Os pets durante os dias quentes não conseguem encontrar uma forma de resfriar o corpo, acabam aumentando a ventilação pulmonar, ou seja, ficam ofegantes. Em certa medida, este processo de troca de calor é normal e funciona.

Cachorro deitado na grama em dia de calor
Foto: Canva

Mas devemos lembrar que esse tipo de respiração é menos eficiente do que a transpiração. Caso o animal continue exposto ao calor excessivo, ele poderá ficar muito ofegante, entrar em “agonia respiratória” e sofrer uma hipertermia.

Os principais sintomas são:

  • Hipersalivação;
  • Respiração ofegante acima do normal;
  • Pele muito quente;
  • Batimento cardíaco acelerado;
  • Cansaço, fraqueza, indisposição.

Durante a hipertermia, a temperatura do animal pode chegar aos 42ºC. Isso pode provocar vômito, coagulação, edema pulmonar, parada cardíaca e, até mesmo, coma e vir a óbito.

Dicas para cuidar dos pets durante o calor

Gato tomando água no bebedouro
Foto: Canva

Durante os dias de calor intenso, lembre-se sempre de adotar os seguintes cuidados com os pets:

  • Ofereça água limpa e fresca sempre à disposição;
  • Mantenha o animal em local com sombra e circulação de ar constante;
  • Nunca deixe o animal sozinho dentro do carro;
  • Não estimule atividades físicas, como passeios, nos horários de maior calor;
  • Dar frutas (sem sementes), congeladas para o seu pet também é uma dica de ouro, eles amam e vão se refrescar e se deliciar muito!

Se atente às queimaduras das patas

Um cuidado fundamental que devemos ter com os pets no calor é evitar que passeios quando o chão estiver muito quente. Imagine caminhar sobre o asfalto, durante altas temperaturas, até sofrer uma queimadura grave na sola dos pés. Ninguém gostaria de passar por isso, não é mesmo?

A  camada de gordura presente nas patinhas dos pets ajuda a isolar a temperatura, mas não é suficiente contra o asfalto e a areia quente do calor. E não podemos esquecer que, ao contrário de nós, os pets não usam sapatos.

Portanto, precisamos evitar a exposição dos pets ao chão quente para evitar dor, traumas e infecção causadas por queimaduras nas patas.

Câncer de pele nos pets

A incidência de câncer de pele em cães e gatos está crescendo, e o risco para os animais no calor é ainda maior, especialmente para os animais com a pele muito clara ou rosada.

  • Evite expor cães e gatos excessivamente ao sol, especialmente nos horários próximos ao meio-dia;
  • Gatos brancos, albinos, cães como o Pitbull ou o Boxer brancos ou claros, que tenham as pontas do nariz, orelhas, o entorno dos olhos e o abdômen despigmentados, fazem parte do grupo de risco.

Converse com o seu veterinário de confiança. Esta doença é agressiva e pode ser evitada com orientação, sombra e com o uso de protetor solar, especialmente no calor. Cuidem de seus pets, eles merecem todo cuidado e amor!

Leia também:
Onde os gatos gostam de receber carinho? Descubra!
Espirro reverso em cães: o que é e como solucionar?
Brinquedos para filhotes de cachorro: confira as opções
Catnip: conheça os benefícios para o seu gato

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro fantasiado para o Halloween

3 receitas temáticas de Halloween para o seu pet

BOX.Petiko

BOX.Petiko: conheça a edição “O Segredo do Pântano”