Você já deu osso de couro para seu cachorro, pensando que estava fazendo a escolha certa para mantê-lo entretido? Pois é, muitos tutores já passaram por isso, afinal, esse tipo de brinquedo é muito popular entre os pets shops e os cães.
No entanto, os ossos de couro podem representar sérios riscos à saúde dos nossos cães. Venha entender esses perigos e conhecer alternativas seguras e divertidas que vão deixar seu cachorro feliz e saudável, sem preocupações.
Índice
Perigos do osso de couro para os cães
Engasgo e sufocamento
Imagine a cena: seu cãozinho está animado, mastigando um osso de couro sem nenhuma preocupação. Mas, à medida que a saliva e os fluidos digestivos interagem com o osso, ele pode se transformar em uma massa gelatinosa e pegajosa.
Essa mudança de textura pode representar um perigo sério, pois a gelatina pode se alojar na garganta do cachorro, causando sufocamento. Um verdadeiro pesadelo que nenhum tutor deseja vivenciar, né?
Obstrução intestinal
Os ossos de couro, por mais que sejam aparentemente inofensivos, podem se transformar em um sério problema digestivo para o seu cachorro. Enquanto seu pet se diverte com este brinquedo, pedaços dele podem ser engolidos durante a atividade.
Porém, o material desses ossos não é facilmente digerido pelo organismo canino e pode se alojar no intestino, causando obstrução. É uma situação dolorosa e perigosa que pode levar a complicações sérias se não for tratada a tempo.
Contaminação química
Muitos ossos de couro disponíveis no mercado são tratados com produtos químicos, como Formaldeído, para aumentar sua durabilidade. Essas substâncias, embora invisíveis aos olhos, podem representar um risco real para a saúde do seu cachorro.
Mesmo em pequenas quantidades, esses produtos químicos podem irritar a pele do seu pet e causar danos ao seu sistema respiratório. Além disso, podem até mesmo resultar em uma intoxicação, o que é extremamente perigoso para os pets.
Contaminação bacteriana
Há um risco escondido nos ossos de couro que muitos tutores desconhecem: a presença de bactérias como a salmonela. Mesmo que o osso pareça limpo e inofensivo, ele pode abrigar essas bactérias perigosas, representando uma ameaça para a saúde do seu pet.
A infecção bacteriana pode se manifestar através de diversos sintomas, como febre, apatia, perda de apetite, diarreia, vômito e dores abdominais. Logo, ao perceber esses sinais, é preciso levar o pet ao veterinário para que seja feito um diagnóstico e iniciado um tratamento.
Brinquedos para substituir os ossos de couro
Grande parte dos cães é fã dos ossos de couro devido à necessidade de mastigação. Para eles, essa é uma atividade natural que faz parte do seu instinto.
Por isso, vale a pena substituir os perigosos ossos de couros por brinquedos seguros e benéficos para os pets. E a Petiko pode te ajudar nessa missão!
Confira a lista de brinquedos da Petiko que vão satisfazer o instinto de mastigação de maneira segura e saudável.
Mordedores
Os mordedores da Petiko são projetados para satisfazerem o instinto de mastigação e estimularem o gasto de energia. Feitos de materiais não tóxicos, eles ajudam a manter os dentes do seu cachorro limpos e as gengivas saudáveis.
Além disso, são perfeitos para proporcionar enriquecimento ambiental, diversão e gasto de energia, adequados para cães de todas as idades e tamanhos.
Clique aqui para conferir as opções.
Body parts
Os body parts da Petiko são petiscos e mordedores naturais feitos de partes desidratadas do corpo de animais (como chifres e cascos). Eles são seguros, não contêm químicos nocivos e são ótimos para cães que adoram mastigar.
Além de oferecerem uma alternativa saudável e saborosa, também promovem o enriquecimento ambiental e ajudam no gasto de energia.
Clique aqui para conferir as opções.
Brinquedos de corda
Os brinquedos de corda da Petiko são excelentes para a saúde dental dos cães, ajudando a limpar os dentes enquanto eles mastigam e brincam. Eles são ideais para manter seu pet entretido, proporcionando diversão, enriquecimento ambiental e ajudando no gasto de energia.
Clique aqui para conferir as opções.
Já deu para perceber que, para cuidar da saúde e do bem-estar do seu cachorro, é importante evitar os ossos de couro, não é mesmo? Dê preferência a alternativas seguras, que vão proporcionar todos os benefícios que os brinquedos têm a oferecer para seu pet!
Leia também:
5 dicas para diminuir a ansiedade de separação em cães
Conheça as principais vacinas para cães e gatos
7 benefícios de passear com seu cachorro todos os dias
Tártaro em pets: confira 3 dicas para prevenir
Comentários
0 comments