Entenda por que os pets não podem comer chocolate

in ,

Descubra os perigos de oferecer chocolate ao seu pet – principalmente em datas comemorativas, como a Páscoa – e garanta o bem-estar do seu melhor amigo!

Às vezes é difícil resistir àquela carinha de pidão que, geralmente, os pets fazem quando veem seus tutores com comida, não é mesmo? Mas, é importante saber que a maioria dos alimentos para humanos pode fazer mal aos pets e, até mesmo, colocar suas vidas em risco.  Um desses alimentos é o tão amado chocolate.

Apenas um pedaço desse delicioso doce pode ser perigoso e, por isso, devemos nos atentar, principalmente, em datas como a Páscoa.

A seguir, você vai descobrir os motivos do chocolate ser proibido para os pets, os cuidados a serem tomados durante a Páscoa, e também o que fazer caso seu cachorro ou seu gato acabe comendo esse alimento.

Perigos do chocolate para os pets

Entenda por que os pets não podem comer chocolate
Foto: Canva

Apesar de extremamente saboroso, o chocolate nunca deve ser oferecido aos pets, pois, em muitos casos, a ingestão desse alimento pode ser fatal!

A responsável por tornar esse alimento um verdadeiro vilão é a teobromina, substância presente no chocolate que é facilmente metabolizada pelo organismo humano, não oferecendo riscos à nossa saúde.

No entanto, o organismo dos cachorros e dos gatos não consegue eliminar esse componente de forma rápida e, por isso, os pets podem acabar intoxicados.

Sintomas apresentados após um pet ingerir chocolate

Os sintomas que podem ser apresentados são reações alérgicas, aumento de pressão, taquicardia, arritmia, tremores pelo corpo e até convulsão. Além disso, em alguns casos essa intoxicação pode levar o pet à morte. Por isso, é preciso estar atento!

Certamente você já viu ou soube de um animalzinho que comeu chocolate e não teve nenhum tipo de reação.

Isso pode acontecer porque cada pet tem um organismo diferente, alguns mais sensíveis, outros mais resistentes – mas não dá para arriscar a vida dos nossos peludos, certo? O ideal é evitar qualquer doce à base de chocolate!

Cuidados durante a Páscoa

Entenda por que os pets não podem comer chocolate
Foto: Canva

Quem tem criança em casa precisa tomar ainda mais cuidado. Explique para os pequenos que os pets podem ficar doentes ao comer chocolate e, por isso, é proibido oferecer a guloseima para eles.

Além disso, é importante evitar deixar os ovos de Páscoa em locais como chão, mesa, cama e sofá – o cheirinho do chocolate pode atiçar os pets e, muitas vezes, eles acabam comendo o doce sem que você perceba.

A recomendação é guardar o chocolate em um local seguro, onde o pet não consiga alcançar, logo após o consumo. Dessa maneira, é possível evitar que os cães ou os gatos ingiram o doce. 

Meu pet comeu chocolate. E agora?

Infelizmente não existe um antídoto para este tipo de intoxicação. A melhor solução é levar seu cachorro ou gato o mais rápido possível para o veterinário, pois se trata de um quadro de emergência.

Até três horas após a ingestão do chocolate, é provável que o médico veterinário tente induzir o vômito para eliminar o alimento. Outra opção é o uso de carvão ativado que ajuda a diminuir a absorção de substâncias tóxicas.

Após três horas da ingestão, pode ser que a lavagem gástrica seja a melhor opção para aliviar os sintomas e eliminar as substâncias nocivas ao organismo.

Chocolate especial para pets

Ovo de Páscoa para pets da Petiko
Ovinho para Cãoelhos – Ovo de Páscoa (sem chocolate) para pets, desenvolvido pela Petiko

Uma deliciosa opção que não faz mal à saúde é o chocolate específico para pets – sim, esse produto existe!

Na realidade, o petisco não é feito com chocolate de verdade (para evitar a presença de açúcar, cafeína, cacau e teobromina), e sim com substitutos naturais que garantem o bem-estar dos peludos.

Nas edições de Páscoa do BOX.Petiko, costumamos enviar alguns petiscos muito saborosos aos pets. Tudo desenvolvido especificamente para os peludos aproveitarem as celebrações junto à família com muito sabor e segurança!

Além disso, você também pode garantir esse delicioso petisco para o seu pet no SHOP.Petiko. Basta clicar aqui e presenteá-lo nesta Páscoa!

Com essas dicas, a Páscoa em família será ainda mais divertida e segura, afinal, seu pet agora tem um chocolate que é só dele e não passará vontade ao ver seus tutores se deliciando com os doces para humanos!

Leia também:
Por que o cachorro lambe o tutor? Descubra agora!
Saiba como escolher petiscos seguros para o seu pet
Comedouro lento para gatos: conheça 5 motivos para usar
Senciência e enriquecimento ambiental: conheça a verdade

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Curiosidades sobre os peixes no oceano

Curiosidades sobre os peixes do oceano

BOX.Petiko: conheça a edição “Páscoa Maluca”

BOX.Petiko: conheça a edição “Páscoa Maluca”